domingo, 29 de janeiro de 2017

EVANGELHO SÃO MATEUS 5,13-16 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2017 -- Leituras litúrgicas 1ª Is 58,7-10; Sl 111; 2ª 1 Cor 2,1-5 -- Cor verde -- VÓS SOI A LUZ DO MUNDO! Litúrgia p/05/02/2017

                      VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO!

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 13 Vos sois o sal da terra. Ora se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisoteado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15 Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos os que estão na casa. 16 Asim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.

Palavra da salvação.
Glória a vós Senhor!



Queridos irmãozinhos povo de Deus, estamos no quinto Domingo do tempo comum, ano litúrgico: "A". O Evangelho deste Domingo é lindo, maravilhoso, nos leva a refletirmos.

 Jesus exortou a sua igreja dizendo: "Vós sois o Sal da terra; vós sois a luz do mundo! 

 O chamado do Senhor a cada um de nós é incontestável; Jesus nós dá a responsabilidade, sermos sua testemunha, anunciar o seu Reino. 

Já dizia São João Paulo II, somente em Deus o ser humano poderá encontrar a verdadeira felicidade, isto è, quando aprendermos a observar  os ensinamentos das bem-aventuranças. (Mt 5,1-12a)

Jesus disse: Vós sois sal da terra, e  luz do mundo..! É, é isso mesmo que Nosso Senhor está nos dizendo; pelo nosso batismo somos luz e sal no mundo, filhos de Deus, coerdeiros de Cristo; um outro Cristo, à anunciar o Cristo ressuscitado!



Quando participamos ativamente do corpo místico de Cristo, somos: "profetas, sacerdotes e reis". (CIC 783)

Por isso cada um de nós somos chamados, a sermos missionários, um outro Cristo onde estivermos.

 Quem brilha realmente, não somos nós, mas o Cristo ressuscitado, que caminha conosco.

 A luz do Cristo brilha, quando o cristão reparte o pão, com os famintos, acolhe os pobres, os peregrinos, e deixa ser revestido de misericórdia. (Is 58,7-8)

Mas para para que possamos cumprir esta missão profética, como verdadeiros cristãos, primeiramente precisamos ser este sal e esta luz qual o Senhor nos fala. 



Sabemos que por nós mesmo, não temos nada a oferecer espiritualmente a ninguém, pobres pecadores que somos.

 Quem ama o Senhor, escuta a sua palavra com fervor, se torna dócil e amável, piedoso e misericordioso.

Por nós mesmo, somos somente vasos de barros, mas o Senhor em sua infinita bondade, nos ama, nos capacita e derrama seu Espírito Santo sobre seu corpo místico.

 Na nossa caminhada de fé temos sempre que pedir ao divino Espírito Santo, que nos ilumine, tire de nós  todo o egoismo espiritual.

 Muitas vezes pensamos que estamos indo bem, mas as nossas falas, nossas atitudes, não tem luz, não tem sabor. 

Jesus é o verdadeiro sal da terra, pois sem ele o mundo cristão é insonso, insípido, não tem sabor do Reino dos Céus! 



Vamos refletir as palavras do Evangelho. Que tipo de cristão evangelizador somos nós? Somos caminho de céu para as pessoas? Ou somos insonsos, omissos ao Evangelho, para que ninguém seja iluminado?

Jesus foi claro naquela passagem: "Ninguém ascende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas num lugar visível para que todos sejam iluminados. (Mt 5,14-16)

 Como bons cristãos sejamos então, no poder do Espírito de Deus, pessoas iluminadas, diante da comunidade, para que todos vejam as boas obras e louvem a Deus, que está no Céus! (Mt 5,16)

Todos aquele Cristão que predispuserem anunciar o Reino de Deus, são sal da terra e luz no mundo. Mas é preciso renunciarmos radicalmente os pecados, para dar realmente nosso testemunho pessoal, que "Jesus Cristo é o Senhor!".



 Esse testemunho é o que vai brilhar, e  muitos aceitarão o Cristo libertador. Dirão, se a vida do meu irmão mudou, minha vida também vai mudar, desejo,quero isso também para mim. (1Cor 2,3-4)

Quantos viviam uma vida desregrada, um dia ouvindo a palavra  de Deus poderosamente testemunhada, sobre o amor de Deus, deixaram suas vidas pecaminosas, de vícios e aceitaram o Senhor Jesus, nunca mais foram os mesmo. 

A luz do ressuscitado resplandeceu neles, hoje são testemunhas eficazes do Cristo Ressuscitado. São novas luzes no mundo, descobriram o caminho da felicidade. 

Irmãozinhos! Se somos sal e luz no mundo, vamos então proclamar sem cessar o Evangelho; mostra-lo à aqueles que estão caminhando nas trevas, pelo poder do Espírito Santo, trazê-los a luz. Amém!

Jesus é o Senhor!


TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA , EVANGELHO SÃO MATEUS 5,13-16  5º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" TEMA: "VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO!" Pg 118-120 - "O VERBO SE FAZ CARNE - Reflexão sobre a palavra de Deus. ano "A" --  DEUS CONOSCO EVANGELHO SÃO MATEUS 5,13-16  5º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2017 - Pg 47-49 -- Texto recondicionado da publicação "JESUS É O  SENHOR!"   ano "A" 2014. -- proprietário joseinacioh.blogspot.com --










Nenhum comentário:

Postar um comentário