domingo, 1 de janeiro de 2017

EVANGELHO SÃO MATEUS 2,1-12 Ano "A" 2017 - EPIFANIA DO SENHOR! - Leituras liturgicas: 1ª Isaías 60,1-6; Sl 71; 2ª Ef 3,2-3a.5-6 -- RESPLANDECEU A GLÓRIA DO SENHOR! -- Cor branca -

                                      OS TRÉS REIS MAGOS!



  
1Tendo Jesus nascido na cidade de Belém, na Judeia no tempo do Rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2 perguntando: Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? "Nós vimos a sua estrela no Oriente e vimos adora-lo". 3 Ao saber disso, o rei Erodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4 Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da lei, perguntavam-lhes onde o Messias deveria nascer. 5 Eles responderam: "Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6 "E tu Belém do, terra de Judá, de modo algum és a menor entre entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo". 7 Então Erodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8 Depois os enviou a Belém dizendo: Ide  E quando encontrardes,e procurai obter informações exatas sobre o menino. E quando encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adora-lo. 9 Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar que estava o menino. 10 Ao verem de novo a estrela, os  magos sentiram uma alegria muito grande. 11 Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12 Avisados em sonhos para  não voltarem a Herodes, retornaram para sua terra, seguindo outro caminho.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


Queridos Irmãozinhos, Igreja povo de Deus, estamos diante do Evangelho de São Mateus, que anúncio  fantástico! A sagrada liturgia deste Domingo nos move, a  olharmos com olhos da fé, para aquele que veio para estar conosco e ficar para sempre. "Nosso Senhor Jesus Cristo!" Teologicamente podemos compreender três vindas de Cristo!

 Na sua primeira vinda, Ele veio até nós, nascido da carne;  agora  ressuscitado, sua presença espiritual, está no meio de nós; presente na Igreja, presente na palavra e na Transubstanciação da Eucaristia. A Igreja aguarda sua segunda vinda gloriosa, qual virá mais uma vez em glória,  arrebatar sua Igreja.

 Hoje nesta festa da Epifania, seria muito importante, que nós cristãos, tivéssemos uma compreensão nova desta festa, partindo daquele adverbio de tempo, que a santa liturgia nos insiste, em proclamar no tempo do Natal, dizendo a palavra "Hoje".



 "Hoje Cristo nasceu"- "Hoje apareceu o salvador!" Não estamos celebrando um fato, que aconteceu a dois mil anos atrás, mas sim algo que continua também "hoje", diante de nossos olhos. Algo que se atualiza sempre para nós: o "Cristo Ressuscitado!"

 "Jesus está vivo no meio de nós como nunca!" Na Eucaristia tudo se atualiza, tudo acontece de novo, mas de forma espiritual. Nela Ele esta por inteiro, com seu corpo sua alma e sua divindade.




 Nós não estamos celebrando a Festa da Epifania do Cristo, que um dia se manifestou à alguns sábios, mediante uma estrela que brilhou sobre a periferia de Belém, mas do Deus que "hoje" se manifesta através de Jesus Cristo, a cada um de nós, e nos chama a fé. 

Epifania quer dizer, revelação; Deus se manifestou a humanidade através do seu Filho Jesus. Os três reis magos, caminharam vindo do Oriente, seguindo a estrela pela fé!


 Hoje ascendendo as luzes dos nossos corações, acolhamos o mistério do amor revelado em Jesus Cristo, todas as nações, raças e línguas. Aquele que se manifesta através da palavra, se fez carne e veio até nós.

 Esta Epifania é sempre em ato na história, Jesus Cristo ainda está presente no mundo; sua ressurreição inaugurou um modo novo de estar entre nós, manifestar-se a nós; não de um modo carnal ou físico, mas espiritual. (Rm 1,3-4) 

Por isso a palavra de Deus pode dizer de Cristo, que era "ontem, mas também é hoje, e sempre será". (Eb 13,8) Esta presença ela é escondida, pois é espiritual, só a vê aqueles que a buscam, com olhos espirituais, olhos da fé. Esta certeza de fé, também é obra atuante do Espírito Santo na Igreja.



 O mundo social e jornalista, do anti-reino, não pode capta-lo e dizer: "Eis aqui está o Cristo! Ou: Ei-lo acolá! (Mt 24,23) Nestes tempos finais, tem insurgidos muitos, se dizendo que são da parte de Cristo, fazendo sinais fantásticos.

 Multidões acorrem a eles por verem os sinais, as propostas de riquezas, quem seguirem suas doutrinas. São João disse na sua carta que tivéssemos cuidados, examinássemos bem os espíritos, para verem se são de Deus ou não.

 Nosso Senhor disse: que nos fim dos tempos, tomássemos cuidados, pois surgiriam falsos profetas, que enganariam até mesmo os escolhidos, os eleitos.  (Mt 24,23-36; 1 Jo 4,1-10)

 Lembremos irmãozinhos, que Nosso Senhor Jesus Cristo, na tentação do deserto, satanás ofereceu tudo isso a Ele, se o adorassem, mas Nosso Senhor  não aceitou. (Mt 4,1-11)



 O verdadeiro Cristão pode sentir e perceber, a presença de Cristo através da fé, e seus sinais; estes sinais são claros para uns e obscuros para outros.

 Para o mundo anti-deus "hoje", é como a nuvem do Êxodo, tenebrosa, escura para os perseguidores egípcios; luz clara para os Israelitas, iluminados na noite escura, a caminho da libertação. (Êx 13,21-22)

 Assim é a fé do justo, ele enxerga a epifania pela fé: Deus vai na sua frente para nos guiar, ao nosso lado para nos acompanhar, e atrás de nós  para nos proteger.


O mundo paganizado, não podem entender isso, para eles é loucura os seguidores da cruz; até mesmo muitos que se dizem cristãos, não creem, se escandalizam daqueles que fazem a experiência da Epifania.  Cristo está no meio de nós!

Os Reis Magos encontraram e adoraram, o Menino Deus numa estribaria, abrigo de animais. Jesus sendo o Rei do céu e da terra, se fez pequeno, pobre,  marginalizado ao vir a este mundo.

 Os três Reis magos viram a estrela e foram em  busca dela, até encontra-la, para adorar o Menino Jesus, que estava debaixo dela. 

Infelizmente o pecado tem tirado de nós a visão da estrela, até sabemos quem é ela, mas não estamos nem ai para o brilho dela; esta estrela se chama, Nosso Senhor Jesus Cristo!


 O rei Herodes deste tempo são aqueles que buscam apagar o brilho da estrela daqueles que a encontrou, ou daqueles que buscam encontrá-la. Os Herodes deste tempo paganizado não querem que Jesus Cristo seja o Senhor!

O Mundo anti-reino, nos incentiva que busquemos outras estrelas, outras metas; os prazeres do mundo e o poderio. São o mundo das imanências, tudo isso ficarão por aqui, só para esta vida, não serão alicerces para o Reino dos céus.

 Os trés Reis Magos deixaram seu poderios, seus reinos, seus confortos, orientados pela estrela foram em busca dela.  Queridos irmãozinhos! Neste tempo tão bonito da Epifania, o Senhor nos chama, acolhermos seu Evangelho em nossos corações.



 A liturgia deste Domingo é linda, nos leva a descobrirmos o grande mistério da Segunda Pessoa da Trindade, que se manifesta na fragilidade da criança de Belém, numa estribaria, nos braços de sua mãe.

 Essa criança é a verdadeira estrela que indica um "novo caminho", para a humanidade, rumo ao Reino dos céus. Jesus é o Filho de Deus, que está conosco. Nele se inicia nova história, em que os homens que crerem serão salvos. "Jesus é o Deus que salva!"

As comunidades de Mateus, foram inculcadas pela Boa Noticia, a presença do Cristo Filho de Deus, que foi visitado pelo Reis Magos, que deixaram tudo pela fé, seguindo a estrela, para adorar o Rei da glória, "assim se cumpriu o que estava escrito". (Mt 2,15.23)

Mateus chama a sua comunidade cristã de Igreja, e, a considera legítima do Israel histórico. Irmãozinhos!  Como os reis magos do Oriente que lançaram-se em busca da novidade da estrela; permitamos nós também, que o Senhor nos oriente hoje e sempre o nossos passos. 



E que a graça do Deus Menino Salvador, transforme nossos corações, concedendo-nos, a graça de uma profunda conversão. Que o Senhor Jesus seja desde agora acolhido, e amado por todos nós. Salmodiemos hoje nesta Festa da Epifania com muita alegria: "Que as nações de toda a terra hão, de adorar-vos, ó Senhor!" (Sl 71) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO  E CORRIGIDO DA PUBLICAÇÃO "JESUS É O SENHOR! DE 2014 -  joseinacioh.blogspot.com -- EVANGELHO SÃO MATEUS 2,1-12 Ano "A" 2014 - EPIFANIA DO SENHOR! HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: - O VERBO SE FAZ CARNE". Pg 258-262 --- LIVRETO LITÚRGICO "DEUS CONOSCO dia a dia EVANGELHO SÃO MATEUS 2,1-12 Ano "A" 2017 -- Pg 48-50 - BÍBLIA DO PEREGRINO -









Nenhum comentário:

Postar um comentário