domingo, 26 de outubro de 2014

EVANGELHO SÃO JOÃO 11,17-27 -- "COMEMORAÇÃO DOS FIEIS DEFUNTOS" -- ANO "A" 2014 - LITURGIA PARA 02/11/2014


         "EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA!"
"QUEM CRÊ EM MIM, MESMO QUE MORRA VIVERÁ. E TODO AQUELE QUE VIVE EM MIM NÃO MORRERÁ JAMAIS. CRÊS ISTO?"
 17 Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 18 Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19 Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20 Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21 Então Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesse estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22  Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá." 23  Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão ressuscitará." 24 Disse Marta: "Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição,no último dia." 25 Então Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26 E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?" 27 Respondeu ela: "Sim Senhor, eu creio firmemente que és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


Queridos irmãos e irmãs, no Cristo Ressuscitado..! Jesus é a nossa esperança de vida eterna. Pois sem Ele, aonde iremos..? Só Jesus tem palavras, de vida eterna..?! No evangelho Ele nos diz: " Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais." "Crês isto..?" Esta pergunta o Senhor fez, à dois mil anos atrás, a sua discípula Marta, irmã de Lázaro, e  atualiza todos os dias para nós, no seu corpo mistico, através da sagrada Eucaristia.

 O justo vive pela fé..! ( Hb 10,38 ) Essa é a nossa fé Cristã, pois já dizia São Paulo na carta aos Corintios: Se a nossa esperança, for só para esta vida, somos então, os mais infelizes dos homens. ( 1 Cor 15, 12-19 ) O dia que hoje celebramos, é dominado pela saudade afetuosa, das pessoas falecidas, que nós amávamos quando vivas. Todos nós sem exceção, temos em nossas mentes, recordações, saudades e prantos, pelos nossos, que estão na eternidade.

 O choro as lembranças, pelos entes queridos, fazem parte do ser humano, porque somos assim; temos sentimentos! Como o Senhor Jesus falou: "Estão no mundo, mas não são do mundo." Nós não somos deste mundo, estamos de passagem; somos cidadãos do céu, e é, para lá que iremos."( Jo 17,16 ) Jesus também chorou, a ausência de Lazaro, quando chegou em Betânia, e como chorou lágrimas de sangue, sobre a própria morte, lá no horto das Oliveiras. ( Mt 26,37-38 )

Quando morremos, deixamos esta condição física, e continuamos como pessoas, pois nossa alma espiritual, volta para junto de Deus. É justo que neste dia de finados, demos espaço para estas pessoas queridas, para que possam, reviver em nosso piedoso afeto, e em nossas orações. As flores, as homenagens, as velas  que acendemos, são para Deus, em agradecimentos, pelas pessoas que passaram por nossas vidas, e agora acreditamos que estão na glória de Deus, no gozo bem-aventurado.

Nós cristãos cremos que, os nossos mortos vivem num sentido, bem mais verdadeiro e pleno: Estão na eternidade;  estão "em  Deus."A morte não é o final de uma caminhada aqui na terra, mas é um começo de uma vida eterna, Nosso Senhor nos garantiu a vida eterna, dando sua vida para derrotar a morte eterna. Por isso  com fé salmodiemos com alegria: "O Senhor é a minha luz e salvação..!" ( Sl 26 )

Por isso, nós cristãos, esperançosos da vida eterna, não falamos dessa morte, mas falamos do outro rosto dela: Daquele que somente a palavra de Deus pode nos revelar. O rosto da morte que perdeu seu aguilhão e foi engolido pela vitória da ressurreição de Cristo, e não ameaça mais nosso ser espiritual da destruição total. Por isso devemos sem cessar proclamar que Jesus Cristo é o Senhor, da nossa salvação. ( 1 Cor 15,54 ) 

O Catecismo da Igreja Católica nos diz: "Para ressuscitar com Cristo é preciso morrer com Cristo, é preciso "deixar a mansão deste corpo para ir morar junto do Senhor" ( Cor 5,8 ). Nesta partida que é a morte, a alma é separada do corpo. Ela será reunida a seu corpo no dia da ressurreição dos mortos." ( CIC 1005) 

 " A morte é o fim da peregrinação terrestre do homem, do tempo e da graça e da misericórdia que Deus lhe oferece para realizar sua vida terrestre segundo o projeto divino e para decidir seu destino último."  "Assim como Cristo ressuscitou e vive para sempre, todos nós ressuscitaremos no último dia. Nós cristãos católicos, "cremos na verdadeira ressurreição desta carne que possuímos agora. Contudo, semeia-se no túmulo um corpo corruptível, ele ressuscita um corpo incorruptível, um corpo espiritual." ( 1 Cor 15,44 )  ( CIC 1017 ) 

Então não haverá mais lagrimas, dor, tristeza... porque, no fim de tudo, Deus ressuscitará seus filhos e filhas queridos, como ressuscitou Jesus Cristo do vale da morte. Essa é a nossa fé, e nossa esperança...! São Paulo na segunda leitura de hoje nos encoraja: "Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte, fomos sepultados com Ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova." ( Rm 6,3-4 ) 

Esta vida nova se chama "Vida Eterna," que Nosso Senhor Jesus Cristo conquistou para cada um de nós. "Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele. Para entender o mistério da morte, precisamos da fé, devemos crer que ela foi vencida, uma vez por todas, no momento em que Jesus passou por ela, extraindo-lhe todo veneno, e glorioso ressuscitou. "Eu sei que meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne verei a Deus." ( Jó 19,25-27 ) Aleluia..! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA "O VERBO SE FAZ CARNE; Pg 857- 859; DEUS CONOSCO dia a dia Pg 31-33 - ANO "A" NOVEMBRO 2014 - CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA - BÍBLIA AVE MARIA.

Um comentário:

  1. EVANGELHO do dia 29 de julho de 2015

    (JO 11,19-27)

    — O Senhor esteja convosco.

    — Ele está no meio de nós.

    — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

    — Glória a vós, Senhor.

    Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.

    21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.

    25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

    — Palavra da Salvação.

    — Glória a vós, Senhor.

    ResponderExcluir