domingo, 2 de novembro de 2014

EVANGELHO SÃO JOÃO 2,13-22 - 32° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2014 - LITURGIA P/ 09/11/2014

         
                         SOMOS  TEMPLOS  DO  SENHOR!
DESTRUÍ  ESTE TEMPLO, E EM TRÊS DIAS O LEVANTAREI!
13 Estava próximo a páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém.  14 No templo encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15 Fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16 E disse aos que vendiam pombas: "Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comercio! 17 Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, o que a Escritura diz: "O zelo por tua casa me consumirá." 18 Então os judeus perguntaram a Jesus:"Que sinal nos mostra para agir assim?" 19 Ele respondeu: "Destruí este templo, e em três dias o levantarei." 20 Os judeus disseram:"Quarenta e seis anos foram precisos para construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?" 21 Mas Jesus estava falando do templo do seu corpo. 22 Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.


Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


Queridos irmãos povo de Deus, o ano "A" litúrgico, esta chegando ao seu fim, e a palavra de Deus nos convida, a dirigir o olhar da nossa fé, às coisas últimas, os acontecimentos; as perseguições contra a igreja, que no mundo sofre. Irmãos, coragem..! Não assustemo-nos, com os acontecimentos e as noticias negativas, permaneçamos firmes inabaláveis, na fé; são os fins dos últimos tempos. Pois estas coisas são necessárias que aconteçam, para que Cristo venha..! Os homens destes tempos últimos, com  o avanço da ciência, e o anti-cristo, fazem-os esquecer de Deus, vivendo esta vida, como se ela fosse a única, e nada mais.

O evangelho de Domingo passado, de certo modo, deixou perguntas para cada um de nós. Onde pretendemos passar a nossa eternidade..? Se for no céu, vamos mudar de vida, vamos nos converter ao amor de Deus, que não cansa de nos chamar a si. O senhor disse: Eu sou a ressurreição e a vida, "crês isto"..? Irmãozinhos..! Jesus tem que ser o Senhor da nossa vida, e da nossa Salvação, fora Dele não à outro nome dado neste mundo. ( At 4,12 )  Só Jesus tem palavras de vida eterna..! 

 Lembra que cada um de nós, compareceremos no tribunal do Senhor, e seremos julgados por aquilo, que fizermos e não fizermos, aos nossos semelhantes. O Senhor Jesus disse: Amai vós uns aos outros, como eu vos tenho amado! Estas são as condições para pertencermos ao Reino. Acodem-nos à mente as palavras de Jesus pronunciadas pelo fim da vida: "Levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação. ( Lc 21,28 ) 

 São João demorou 60 anos para escrever o evangelho, e fez questão de descrever com detalhes, o episódio dos vendilhões do templo. Porque será que Jesus agiu daquele jeito..? O Jesus que conhecemos é bondoso, caridoso; e agora está diferente do jeito que estamos acostumados a enxergar..? Tem que ser por uma causa muito séria, a atitude do Cristo agir daquele jeito..?! O lugar mais importante para o povo judeu era o templo.

  Dias atrás, havia subido ao templo de Jerusalém, passando por lá com os discípulos e viu tudo; que o templo era uma casa de negócios, e não, um lugar de oração. ( Mc 11,11 )  Ali encontrou gente que vendia, urrava e contratava, como acontece em geral nas feiras livres. Então, indignou-se, e conscientemente, fez um chicote de cordas, com as suas próprias mãos, não sabemos de que material, e decididamente, começou a derrubar pelo chão, as mesas de câmbios, os bancos,  as gaiolas com animais. Poderosamente gritou: "Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes. ( Jo 2,16 )

" A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações." ( Mc 11,17 ) A purificação do templo por Jesus é um gesto Messiânico. São João ao escrever às comunidades Joaninas o acontecimento no templo quer indicar nos o início do tempo novo, e escatológico em que são oferecidas finalmente a Deus as ofertas que convém ( Ml 3,3 ) e se adora Deus em Espírito e verdade. ( Jo 4,23 ) 

A expulsão dos vendilhões, nos fala também de nossa cura interior; precisamos deixar que o Senhor, entre na nossa casa e faça uma limpeza no nosso coração, expulse de nós todo o orgulho, a vaidade, o egoismo, a prepotência, a falta de perdão e a falta de fé, para que o nosso corpo seja templo do Espírito Santo. A expulsão dos vendilhões também nos lembra, o lugar onde nós igreja reunimos,  deve ser um lugar de respeito, para adorar a Deus e agradecer à Ele, por todas as coisas que Ele faz por nós."O zelo por tua casa me consumirá."( Sl 68, 10; Jo 2,17 )

Na discussão que segue com os judeus, Jesus define em que consiste este culto novo e qual  é o centro e lugar: "Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias. Ele está falando do templo de seu corpo. Cristo ressuscitado é o templo do novo culto. À cada "Ação de graça" que participamos, são ofertas a Deus, cujo mediador é Ele mesmo; o Cristo que celebra, o mesmo que se oferece ao Pai, como vitima expiatória, por cada um de nós, e Ele mesmo que nos alimenta, com seu corpo, sua alma e sua divindade, cujo culto espiritual é vivo, Santo é agradável a Deus. ( Rm 12,1 )  Jesus é o Senhor, e nosso salvador..!

"Lembremos-nos de que o Cristo é o templo vivo e sempre presente no meio de nós." Jesus veio a este mundo para remir nossos pecados, fazendo se carne tomou sobre si todas as nossas misérias, e revelou o rosto amoroso do Pai. Fazendo se humano como nós, armou sua tenda entre nós, ressuscitado e glorioso permanece conosco para sempre. O corpo mistico de Cristo, é também o templo do Espírito Santo, onde Deus quer morar. Cabe agora a cada um de nós, a cada dia que convertamos, cada vez mais ao evangelho, pondo-o em prática na nossa vida.

 A prática do amor fraterno pelo nosso próximo deve ser sempre a marca do Cristo no meio de nós. Assim como Jesus expulsou os vendilhões do templo, os nossos corações também precisa ser limpos dos pecados, para que Deus possa habitar em nós. Quais os pecados que Jesus precisa expulsar da casa do nosso coração..? E nós como vivemos nossa fé..? Jesus revoltou-se com a exploração que havia nos sacrifícios do templo, principalmente a dos mais pobres que queriam achegar a Deus.

 São Paulo nos exorta na segunda leitura: "Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo e vós sois esse santuário. ( 1Cor 3,16-17 ) Busquemos-nos pois, com esforço, abandonando os pecados, deixando que o Senhor Jesus faça uma limpeza no nosso coração, para que sejamos realmente, templos vivos do Espírito Santo, e possamos celebrar com alegria nossa páscoa, em cada Eucaristia, rumo a Páscoa definitiva do Senhor. Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA; "O VERVO SE FAZ CARNE" Pg 278 -280 -- "DEUS CONOSCO" dia a dia Pg 43-55 ANO "A" N° 155  NOVEMBRO 2014.









Nenhum comentário:

Postar um comentário