domingo, 23 de novembro de 2014

"EVANGELHO SÃO MARCOS" 13,33-37 - 1° DOMINGO DO ADVENTO - "ANO B" - LITURGIA PARA: 30/11/2014 -

                                                                                                                                      "A ESPERA E A GRAÇA

Naquele tempo, disse jesus a seus discípulos: 33 "Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34 É como o um homem que ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar de vigiando. 35 Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36 Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37 O que vos digo, digo a todos: Vigiai!"

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

VIGIAI! PORQUE NÃO SABEIS QUANDO O DONO DONO DA CASA VEM! Mc 13,35
 Um novo ano litúrgico, tem início neste Domingo, na Igreja Católica, é o ano "B," estaremos durante este ano litúrgico de 2015 que se inicia com as leituras do advento, examinando as Sagradas Escrituras, e proclamando o Evangelho de São Marcos. "Marcos é o sobrenome de João, primo de Barnabé, do qual se fala no livro de Atos dos Apóstolos. ( At 12,12 )

É um discípulo de Pedro e companheiro de Paulo, em sua primeira viajem missionária. Seu evangelho representa um apanhado dos ensinamentos de Pedro em Roma, pouco antes dos anos 64 da era cristã. As minúcias de alguns detalhes nos garante, que há nele um testemunho direto da vida, e da atividade de Jesus.

 O Evangelho de Marcos para os exegetas é o primeiro livro dos sinóticos, que foi escrito para as comunidades cristãs. Comunidades Petrinas e Paulinas, para reavivar a fé da igreja. Os textos dos Evangelhos, foram escritos e chegando às comunidades, para o povo de Deus, que celebravam a palavra e a fração do pão. ( Eucaristia )

 Os exegetas acreditam, que o jovem, que seguia o cortejo da prisão de Jesus no horto das Oliveiras é o próprio Marcos, o autor do Evangelho, que, quando tentaram prende-lo escapou, deixando o lençol de linho, nas mãos dos soldados, fugindo despido daquele lugar do Jardim das Oliveiras. ( Mc 14,51-52 )

 Entendem-se a tradução da Sagrada escrituras, que, João Marcos o autor do Evangelho, quando jovem, conheceu pessoalmente Nosso Senhor Jesus Cristo, os Apóstolos e demais discípulos. Acreditam, que foi na casa do pai de João Marcos, que Jesus despediu dos discípulos as vésperas de sua paixão, celebrou a pascoa com os seus amigos, e instituiu a sagrada Eucaristia. ( Mc 14, 22-25 )

 O Evangelho continua o tema escatológico, o fim dos tempos e seus sinais; é preciso vigiar e ficar atento, pois não sabemos quando o Senhor vai chegar. A igreja não cessa de lembrar os fieis, a todos os momentos nas celebrações da "Sagrada Eucaristia,"que Nosso Senhor Jesus Cristo virá outra vez, para instaurar o seu Reino definitivamente, porque esta e a vontade de Deus, o seu projeto de amor. 

Nós estamos celebrando neste tempo, a liturgia do Advento, como preparação da festa de Natal, o menino Deus que vem ao nosso meio, revelar o rosto amoroso de Deus Pai. O que é o Advento..? É a liturgia da igreja que espera. O que a igreja espera..? Que Jesus venha em glória..! O profeta Isaías viveu 700 anos antes da primeira vinda de Jesus, ele orava e acreditava, na vinda do Senhor. Messias é o ungido de Deus, o Cristo libertador e salvador de toda a humanidade.

 "Sois vós, Senhor, o nosso pai, nosso Redentor; eterno é teu nome [...]", voltai, por amor de vossos servos e das tribos de vossa herança! ( Is 63,16b-17.19b; 64,2b-7 ) A lembrança da bondade de Deus nos faz descobrir a tristeza da situação presente, mas nos leva a esperar, para o futuro, uma nova intervenção divina." Esta espera ressoa da boca de Jesus no texto evangélico, a solene palavra chave: "Vigiai!

Esta palavra de Jesus, não só  convocou os Apóstolos e todos os cristãos a serem discípulos e defensores do evangelho, e das coisas do Reino. É uma missão que foi lhes confiada, pelo próprio Jesus, e que eles mesmo deviam e devemos concretizar, mesmo em condições adversas.

 O porteiro é o discípulo, como um bom pastor, que luta para que a Boa Noticia, seja proclamada, ele tem uma responsabilidade especial na comunidade cristã. A missão é impedir que a comunidade cristã seja invadida, por valores estranhos, que não sejam aptos ao evangelho e ao Reino de Deus. 

Todos os porteiros, são os servos obedientes do Senhor, que dão testemunhos, proclamam a paz e a justiça, promovem o perdão e a fraternidade, estão alertas, e vigilantes com os compromissos do Reino. O porteiro da parábola do Evangelho de hoje, pode ser cada um de nós, empenhados na construção do Reino, e de um mundo melhor.

 O texto do evangelho deste domingo, nós traz, uma das parábolas, mais modernas do evangelho; mais atual, lembra  nós, os porteiros dos prédios modernos, e suas tarefas de vigiar e deixar entrar, somente aqueles qualificados, a entrar ou sair do edifício. Cuidar para que não haja invasão de ladrões; enfim, vigiar sempre.

 Vigiar o que..? Vigiar que nós, não nos deixemos ser enganados, pelas falsas doutrinas, pois o inimigo é sutil, quer que abramos brechas, na nossa fé e vocação, e acreditemos nas coisas do anti-reino. O que esta em jogo é a salvação da nossa alma - cuidado...vigiemos!

Existem aqueles cristãos, que estão na oposição da vigilância,  que estão no "desespero," sem perspectivas do futuro, que desistiu de crer e esperar, vivem na indignação, na raiva, e na preguiça." São também aqueles tíbios, mornos que querem se salvar sem méritos, não tem caridade, e arrependimento. ( Ap 3,16 )

São Paulo nos fala na segunda leitura: O "Dia do Senhor, isto é da espera, daquele que virá; e de sua presença: "Assim, enquanto aguardais a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo, não vos falta dom algum [...]. Fiel é Deus, porque fostes chamados à comunhão de seu filho Jesus Cristo, nosso Senhor." ( 1 Cor 1,3-9 )

Os dons espirituais, são as ferramentas dos porteiros para que possam viver a vigilância da graça em constante vigília. Nos séculos passados, a Graça era uma palavra comum do linguajar dos cristãos fervorosos. " A graça de Deus, Crescer em graça, perder a graça, viver em graça, morrer em graça." 

A graça era tudo, mas de uns tempos para cá, ela tornou-se uma das palavras cristãs que entraram em crise. As ideologias, com seus pluralismos religiosos, o relativismo, o egocentrismo tornaram os homens auto-suficientes, frios, sem fé e dizem: Porque vigiar, porque tomar cuidado..? Sim..! Todas as religiões são boas, vamos gozar a vida, Jesus já nos salvou..! Será..?! "O Senhor mandou nos vigiar como o porteiro que vigia sua casa."

 O que é a graça..?  A graça é justificação, fé, paz, esperança, glória. Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo.  Por ele é, que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nós gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus.( Rm ,1- 1-5 ) 

A característica principal da graça é ser um dom gratuito de Deus. Sem a graça dos dons do Espírito Santo, seria impossível para o cristão ser um porteiro no Reino de Deus. Ela e algo do qual não podemos dispor, mas ela dispõem de nós, transforma-nos dando uma nova identidade, que se exprime nos títulos de filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristo, templo do Espírito Santo. 

A graça é a "presença" da salvação, ela é o advento sempre em ato, que não se estende no tempo, mas na alma, porque o advento significa visita: "Deus visita o homem." Todo aquele que põe em Cristo o sentido de sua vida, acolhe a graça divina, e participa da redenção trazida por ele.

Nós cristão, não estamos caminhando ao encontro de nada, mas caminhando na certeza da vida eterna, na direção do Senhor que vem. É nesta alegria, que esperamos entrar na vida eterna, esperamos alcançar tudo, que Jesus nos prometeu, apesar de nossa miséria, mas pelo seu coração misericórdioso como que, por uma porta aberta entraremos no Reino dos céus. 

O Advento é o tempo da espera do Senhor. O verdadeiro Cristão é aquele que espera na certeza da fé. Com alegria salmodiemos: "Iluminai a vossa face sobre nós,/ convertei-nos, para que sejamos salvos!" Vinde Senhor Jesus..! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA, "O VERBO SE FAZ CARNE," Pg227-230  1° DOMINGO DO ADVENTO ANO "B" - DEUS CONOSCO dia a dia - ANO "A" Pg 117-119 - NOVEMBRO 2014 - BÍBLIA AVE MARIA. 


Adicionar legenda













                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário