domingo, 30 de novembro de 2014

EVANGELHO SÃO MARCOS 1,1-8 -- 2° DOMINGO DO ADVENTO -- ANO "B" 2014 -- LITURGIA PARA O DIA 07/12/2014


           PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR!

PREGAÇÃO DE JOÃO BATISTA
1 Início do do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2 Está escrito no livro do profeta Isaías: Eis que envio o meu mensageiro `tua frente, para preparar o teu caminho.3 Esta é a voz daquele que grita no deserto: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai sua estradas!" 4 Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam seus pecados e João os batizava no Jordão. João vestia uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. E pregava dizendo: "Depois de mim virá alguém mais forte que eu. Eu nem sou digno de abaixar para desamarrar suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!



Nós estamos diante do Evangelho de São Marcos, Segundo Domingo do Advento. Marcos era de Jerusalém,  era jovem quando Nosso Senhor Jesus Cristo foi morto. Foi discípulo de São Paulo; nos Atos dos Apóstolos o designaram como João Marcos. 
Seguiu Paulo até certo ponto, e depois ficou com Pedro, recebendo de viva voz o testemunho, enquanto estava com ele em Roma , entre os anos 60 e 70 depois de Cristo.

 O seu Evangelho é o mais antigo dos quatro, portanto é fonte verídica, para nós conhecermos a história de Jesus. Paulo na prisão em Roma, escreveu a Timóteo, pedindo lhe, trazer sua capa que esta em Trôade, os livros, e os pergaminhos, e com ele o evangelista Marcos.

 Paulo está só, com seu discípulo Lucas em Roma, o discípulo João Marcos  será muito útil ao ministério de evangelização, as comunidades cristãs romanas; elas são assíduas ao Evangelho, por isso a necessidade de mais discípulos para evangelizar. Vemos então  o  zelo Apostólico de Paulo,  sua preocupação pastoral com a igreja. ( 2Tm 2,11 ) 

O Evangelho de Marcos é maravilhoso, escrito para os romanos revela com simplicidade  solene, o desejo apostólico de proclamar que "Jesus é  o Senhor é salvador de toda a humanidade:" A liturgia deste Tempo, nós povo de Deus  proclamamos: "O Início" da Boa-nova, "o Cristo, o ungido de Deus, o Filho de Deus," conforme as profecias do profeta Isaías, como o havia anunciado. ( Is 40,1-5.9-11 )

Vou enviar um anjo na frente, para que cuide de seu caminho. ( Mc 1,2; Êx 23,20 ) A voz que grita no "deserto," o lugar do caminho de volta para Deus. João é o precursor de todos os profetas, aquele que viu e ouviu o Cristo, e o arauto que anuncia, Jesus  Messias, o novo caminho, que vai introduzir o povo numa nova realidade. João dizia: Eu batizo com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo..! ( Mc 1,8 )

 A liturgia deste Domingo nos traz, João Batista, pregando um batismo de conversão para a remissão dos pecados. É aquele que vai a frente como mensageiro, de alguém mais importante, como profeta preparar o caminho do Senhor. O tempo  já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo; crede no Evangelho. "Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!" ( Mc 1,3. Mc 1,15 )

Para nós; as leituras, as preparações litúrgicas deste Tempo do Advento, devem nos introduzir-nos no conhecimento, daquele que deve vir," e fazer ,um de nós cristão, permanecermos no Espírito do Advento, para a grande noite,  em que poderemos cantar com grande alegria, com nossas famílias: "O Menino Deus que vem." Oh..! Noite feliz..!"

 A palavra "início," teologicamente significa o início histórico do Evangelho, que  começou nos anos seguintes, logo após a ressurreição de Jesus, de modo oral era lembrado pelos Apóstolos, e seus discípulos, os "seguidores de Cristo," as reuniões de orações, e na "fração do pão". Eucaristia )

 Como Nosso Senhor fez as vésperas de sua paixão, tomou o pão partiu deu graças, abençoou, depois do mesmo modo tomou o cálice abençoou e deu-lhes dizendo: Tomai, e comei, todos vós, isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei  isto em minha memória, do mesmo modo também o cálice dizendo: Este cálice é a Nova Aliança, em meu sangue que é derramado por vós ( Lc 22,19-20 )

 Com o tempo, a igreja viu a necessidade, que fossem registrados a vida pública de Jesus, deu-se então o  início literário, resgatando todos os acontecimentos históricos, e foram  formando os escritos do Evangelho de Jesus.

 As testemunhas oculares ainda vivas, que conheceram e estiveram com o Senhor, que viram os milagres, viram   morrer na cruz,  viram Jesus ressuscitado, e fizeram a grande experiência de Pentecostes. 

 O Evangelho nos coloca de imediato, no "início," em que Jesus começou  sua vida pública, pregando o Evangelho, curando libertando os oprimidos do mal. "Evangelho de Jesus Cristo" significa: Boa-noticia,  Boa-nova e tem como objetivo, anunciar, e proclamar Nosso Senhor Jesus Cristo, e o Reino de Deus.

 O Evangelho não nos mostra, quem é o sujeito que divulga o anúncio sobre Jesus Cristo, mas entende-se que não é Marcos, nem Pedro ou Paulo, missionários da Boa-noticia, mas é a comunidade viva, é a Igreja viva, que abraçou o Evangelho, e foi transformada, e agora anuncia ao mundo que Jesus ressuscitado é o Senhor. 

 "Cristo não é passado. Ele é o Senhor da história, e cabe a nos povo de Deus estarmos atentos aos sinais de sua presença é de sua infinita misericórdia. Preparar o caminho do Senhor é descobrir nos sinais dos tempos sua presença salvadora." 

 O advento é esta preparação, para a espera do Senhor que vem. A igreja espera sem cessar esse dia, a vinda última do Senhor, dia que somente o Pai conhece. A esperança desse dia vai chegar, está na confiança do Senhor que vem e inaugurará a justiça divina no meio da humanidade. 

O autor da segunda carta de São Pedro anima a igreja que é possível apressar, a segunda vinda do Senhor. " Aguardarmos, o dia do Senhor com grande confiança e esforço, para sermos encontrados puros e santos. O mais importante disso tudo, não é o modo como o dia do Senhor vai acontecer, mas a trans-formação de tudo em: "Novos Céus e Nova Terra onde habitará  a justiça." ( 2 Pd 3,13 )

"A vinda do filho de Deus à terra é um acontecimento de tal imensidão que Deus quis prepara-lo durante seculos. Ritos e sacrifícios, figuras e símbolos da "Primeira Aliança," tudo ele faz convergir para Cristo; anuncia-o pela boca dos profetas que se sucedem em Israel. Desperta, além disso, no coração dos pagãos a obscura expectativa desta vinda."(  CIC 522 )

Fica para nós algumas perguntas para refletirmos neste 2° Domingo do Advento: Será que nós estamos realmente disposto a encontrar com o Senhor..? Estamos dispostos realmente a buscarmos com esforço a nossa conversão..? 

"Ao celebrarmos cada ano a liturgia do Advento, a igreja atualiza esta espera do Messias: comungando com a longa preparação da primeira vinda do salvador, os fieis renovam o ardente desejo de sua segunda vinda." ( CIC 524 )

 Trazemos dentro de nós a sede de justiça e paz..? O batismo de João, para nós é sinal de conversão e adesão ao Evangelho, então neste Advento vamos fazer uma boa preparação espiritual. Nós católicos vamos buscar um confessor, e fazer uma santa confissão para podermos cantar solenemente neste Natal. Noite feliz..! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA; "SUA OBRA "o VERBO SE FAZ CARNE,"  2° DOMINGO DO ADVENTO Mc 1, 1-8, Pg 231 -235, "DEUS CONOSCO" dia a dia "ANO B" Pg 36-39, "ROTEIROS HOMILÉTICOS," "ANO B" - PG 276 - BORTOLINI -  "CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA" PG. 147 Parag 522-523 - BÍBLIA AVE MARIA
























Nenhum comentário:

Postar um comentário