domingo, 7 de dezembro de 2014

EVANGELHO DE SÃO JOÃO 1,6-8.19-19 - 3° DOMINGO DO ADVENTO - ANO "B"- DEZEMBRO 2014 -- LITURGIA PARA 14/12/2014 -

                          A SALVAÇÃO CRISTÃ !
O TESTEMUNHO DE JOÃO Jo 1,19
6 Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio dar testemunho da luz. 19 Esse foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: "Quem es tu?" 20 João confessou e não negou. Confessou: "Não sou o Messias."21 Eles perguntaram: Quem és então? És tu Elias?" João respondeu: "Não sou." Eles perguntaram: "És profeta?" Ele respondeu: "Não."22 Perguntaram então: Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles nos enviaram. O que dizes de ti mesmo? 23 João declarou: "Eu sou uma voz que grita no deserto: Aplainai o caminho do Senhor"- conforme disse o profeta Isaías. 24 Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25 e perguntaram: "Porque andas então batizando,se não és o Messias, nem Elias, nem profeta?" 26 João respondeu: Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27 e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias. 28 Isto aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


Neste tempo nós povo de Deus estamos gestando a cada dia, cada semana através da liturgia do Advento, a preparação do Natal, caminhando ao encontro daquele que vem. Quem vem..? " Nosso Senhor Jesus Cristo"..! 

Esta liturgia nos oferece a oportunidade de completarmos, o conhecimento,"daquele que deve vir,"que iniciou Domingo passado com os títulos de: "Cristo"e de, filho de Deus.  O evangelista Marcos referiu também o nome completo  de "Jesus Cristo, o Filho de Deus e Salvador." Era desta maneira que os primeiros cristãos gostavam de chamar Jesus Cristo.

E é, desta maneira que temos de ler e entender, quem é Jesus Cristo. Nas Sagradas Escrituras, todos os textos do "Velho Testamento" é uma preparação para a Boa Nova do Reino de Deus. Quem é a Boa Nova..? É a Boa Noticia do Evangelho: Nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Salvador! 

O tema da salvação é insistente, em todas leituras Dominicais do Advento, mas neste Domingo o Senhor, nos eleva num cantante hino, de modo particular no da primeira leitura, do profeta Isaías: "Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus. ( Is 61,10 ) 

Na sabedoria do Espírito Santo a igreja salmodia ecoando no Magnificat de Maria: Meu Espírito exulta de Alegria em Deus meu Salvador. ( Lc 1,47 ) Isaías e Maria ao cantar este hino, está falando em nome de Sião e da Igreja; é a humanidade redimida, ou da esperança da redenção, à salvação que vem de Deus.

O trecho evangélico nos diz, que "João Batista veio como testemunha da luz," isto é como anunciador da salvação: "É tu menino, serás chamado profeta do altíssimo , porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, para dar ao seu povo conhecer  a salvação, pelo perdão dos pecados." ( Lc 1,76 )

"Jesus vem instaurar a paz e a alegria, entre todos os homens de boa vontade. São os pobres, e humildes, os primeiros a reconhecerem a ação de Deus, no meio dos homens, e como igreja testemunharem a justiça e o amor de Deus." Deus veio até nós..!

Todos nós cristãos povo de Deus, somos chamados a sermos testemunhas de salvação, como João Batista foi. Pois os profetas que antecederam João, desejaram conhecer a salvação e saborear a sua graça e todas as riquezas cuja fonte é: "Nosso Senhor Jesus Cristo." 

O nome de Jesus tem poder: Ele cura, liberta, ressuscita, transforma e dá vida." "Ao seu nome, todos os joelhos se dobram, no céu, na terra e nos infernos, e toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor!" ( Fl 2,10-11 )

 Jesus Cristo é o nosso Salvador, o nosso intercessor diante de Deus Pai; só Ele pode nos salvar..! Existe duas maneiras possíveis de falar da salvação eterna: Uma vem do amor infinito de Deus, isto é da proposta da salvação gratuita que desce do alto dos céus, em direção aos homens de boa vontade. 

A outra salvação é a do homem contrito, que espera o Advento último da misericórdia, tem o desejo de ser salvo, seu clamor sobe da terra, ao céus. Foi por isso que os anjos cantaram naquela noite maravilhosa em Belém:"Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens que ele ama! ( Objetos da benevolência - divina entre os homens.") ( Lc 2,14 )

O Advento é um tempo para nós, de alegria, de esperança e não daquela espera, só para esta vida, como os pagãos festejam, insensivelmente, sem o verdadeiro Espírito Natalino. Mas com toda a certeza, nós teremos neste ano, um Santo Natal com nossas famílias, aquela certeza cheia de esperança, daquela que  o Senhor virá em glória, um dia para nos levar para o céu. ( 2 Pd 3,1-13 )

 Nós cristãos, devemos sempre buscar e desejar, a partir da primeira salvação, daquela que Deus veio ao nosso encontro sem exceção de raça, cor ou credo. Ele veio ao nosso encontro porque nos amou primeiro. O plano de amor de Deus Pai, continuará, até que se complete em seu coração todos os  homens salvos, então virá o dia glorioso do Filho do Homem.

 São Paulo na Carta aos Corintios nos exorta que quanto aquele dia, será o dia mais lindo e maravilhoso de toda as existências, pois excederá toda a expectativa da humanidade. " É algo que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração  humano imaginou. ( 1 Cor 2,9 ) Por isso, a todos os momentos, devemos proclamar o Senhorio de Jesus na nossa vida, rezando sempre: "Jesus é o Senhor da minha vida..! 

Cabe a cada um de nós cristãos, imitar o profeta João Batista, preparar os caminhos do Senhor, buscando anunciar sua luz ao mundo, que ainda não conhece o Senhor Jesus. Deus não esquece de nós, mesmo com nossos pecados, nossas misérias, está sempre nos enviando mensageiros para nos lembrar, que Ele é amor, esperança e misericórdia.

"Deles é o Reino dos céus..!" Nós igreja, como se fossemos um outro João, à aplainar os caminhos, preparar os corações humanos, para um novo nascimento de um novo tempo, apesar das dificuldades, destes "Fins dos Tempos," onde o anti-cristo, quer fazer que Nosso Senhor Jesus Cristo, não seja o Senhor, e nós percamos a salvação da vida eterna.

A Igreja se alegra neste tempo do Advento, por estar revestida das vestes da salvação, e envolvida do manto da justiça. Mas isso não é suficiente; ela deve fazer brotar, germinar a salvação diante de todos os povos, "como um canteiro de uma horta, faz germinar as sementes semeadas. Nestes "Fins de Tempos," quase todos os dias, chega-nós noticias, de cristãos perseguidos, expulsos de suas pátrias, sendo mortos por serem fieis, a Nosso Senhor Jesus Cristo. 

 A Igreja é Santa porque foi desejada por Deus, veio da vontade do Pai do céu, quem a fundou foi Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela foi regada nos seus alicerces pelo sangue de Cristo, e testemunhada pelos sangue dos mártires da fé. Jesus amou-a e deu sua vida por ela, e o Espírito Santo santifica-a sem cessar. Por isso amemo-nos uns aos outros como Jesus nos pediu. ( Jo 15,11-13 )

 Como bons cristãos, devemos estar sempre alegres, e em oração, em todas as circunstâncias, darmos graças, porque essa é a vontade de Deus. ao nosso respeito, em Cristo Jesus. ( 1Ts 5,15.17-18 )  Com alegria salmodiemos-nos: "A minha alma se alegra no meu Deus ..!" Amém!

Jesus é o Senhor! 

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA DE SUA OBRA:"O VERBO SE FAZ CARNE" - ANO B - 3°  DOMINGO DO ADVENTO - Pg 236-239 -- DEUS CONOSCO dia a dia - ANO LITÚRGICO B 2014



NO MEIO DE VÓS ESTÁ AQUELE QUE VOS BATIZARÁ COM O ESPÍRITO SANTO..!

Nenhum comentário:

Postar um comentário