domingo, 28 de dezembro de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 2,1-12 - LITURGIA: EPIFANIA DO SENHOR -- ANO "B" 2015 -- LITURGIA PARA 04/01/2015

                        OS SINAIS DOS TEMPOS!



1 Tendo Jesus nascido na cidade de Belém, na Judeia no tempo do rei Erodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? "Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adora-lo." Ao saber disso, o rei Erodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4 Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da lei, perguntavam-lhes onde o Messias deveria nascer. 5 Eles responderam: "Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6 "E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo."7 Então Erodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a Belém dizendo: Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adora-lo. 9 Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar  sobre o lugar que estava o menino. 10 Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.11 Quando entraram na casa, viram o menino
 com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12 Avisados em sonho para não votarem a Herodes, retornaram para sua terra, seguindo outro caminho.

Palavra da salvação. 
Glória a vós, Senhor!



Nós estamos diante do Evangelho de São Mateus, e hoje a sagrada liturgia nos move a olharmos com os olhos da fé, para aquele que veio para estar sempre conosco: Nosso Senhor Jesus Cristo!

Seria muito importante, que nós cristãos Católicos, tivéssemos uma compreensão nova desta festa, partindo daquele advérbio de tempo, que a santa liturgia nos insiste, em proclamar no tempo de Natal, dizendo a palavra "Hoje": "Hoje Cristo nasceu," "Hoje apareceu o salvador!" 

Não estamos celebrando um fato, que aconteceu, a dois mil anos atrás, mas sim algo que continua também "hoje,"diante de nossos olhos.  Nós não estamos celebrando a Epifania do Cristo, que um dia se manifestou a alguns sábios, mediante uma estrela que brilhou sobre a periferia de Belém, mas do Deus que "hoje" se manifesta através do Cristo, a cada um de nós, e nos chama a fé.

Epifania significa revelação; Deus se manifestou a humanidade através do seu Filho Jesus. Hoje ascendendo as luzes dos nossos corações, acolhamos o mistério do amor de Deus revelado em Jesus Cristo, a todas as Nações raças e línguas. Aquele que se manifestava através da palavra,  se fez carne e veio até nós.

Esta Epifania é sempre em ato na história, Jesus Cristo ainda agora, está presente no mundo; sua ressurreição inaugurou um modo novo de estar entre nós manifestar-se a nós; não de um modo carnal ou físico, mas espiritual. ( Rm 1,3-4 )  Presente no meio de nós espiritualmente, e presente na Sagrada Eucaristia.

Por isso a palavra de Deus, pode dizer de Cristo que era "ontem, mas também é "hoje. ( Hb 13,8 ) Esta presença ela é escondida, pois é espiritual, só a vê aqueles que o buscam, com olhos espirituais através da fé, no poder do Espírito Santo.

 O mundo jornalista do anti-reino, não pode capta-lo e dizer: "Eis aqui está o Cristo..! Ou: Ei-lo acolá..!  ( Mt 24,23 )  Embora que nestes "Fins de Tempos," tem surgidos muitos se dizendo, serem o Cristo e muitos correm atrás deles, por causa dos sinais que operam. São João mandou-nos, que examinássemos os espíritos para ver se eram de Deus ou não. ( Mt 24,23-26 ; 1 Jo 4,1-10 )

 Por isso, só o Cristão pode sentir e perceber, a presença de Cristo, através da fé, e os sinais; estes sinais são claros para uns, e obscuros para outros. Como a nuvem do Êxodo, que era tenebrosa para os egípcios, e luz para os israelitas, que os iluminava de noite. É assim que o verdadeiro cristão enxerga, através da fé: "Deus vai na nossa frente para nos guiar, ao nosso lado para nos acompanhar, e atrás de nós para nos proteger..!"

O mundo paganizado e os que protestam, não podem entender isso, para eles é loucura, e muitos que até se dizem cristãos, se escanda-lizam daqueles que a vêem, e a encontram; o Cristo nas pessoas dos Sacerdotes, dos irmãos mais simples, e o dos mais pobres e marginalizados. 

Os três reis Magos viram a estrela e foram em busca dela até encontra-la, e adorar o menino Jesus, que estava abaixo dela. Nós temos visto esta estrela e até sabemos quem ela é, mas não estamos nem ai para ela, essa estrela se chama "Nosso Senhor Jesus Cristo!" O rei Erodes são aqueles, que buscam tirar o brilho da estrela daqueles que a encontrou, ou que buscam encontra-la.

 O mundo do anti-reino, prega  que busquemos outras estrelas, busquemos as estrelas  das nossas metas, dos nossos prazeres, do ter, e do poder. Os reis magos deixaram seus reinos, seus confortos  e poderios, deixaram-se orientar-se pela nova estrela, e foram em busca dela. Somos também nesta liturgia, chamados à acolher o Evangelho do mistério de Deus, que se manifesta na fragilidade da criança de Belém, nos braços de sua mãe.

 Essa criança é a estrela que indica um novo caminho para a humanidade, no rumo do Reino dos céus. Como os Magos, que deixaram as seguranças e lançaram-se em busca da novidade da estrela, permitamos que o Senhor oriente hoje e sempre nossos passos, transforme nossos corações e conceda-nos a graça da conversão. Que o Senhor Jesus seja desde agora acolhido e amado por todos nós! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: "O VERBO SE FAZ CARNE" --  ANO "B"  EPIFANIA DO SENHOR: Mt 2,1-12 -- Pg 258-262 --  DEUS CONOSCO dia a dia ANO LITÚRGICO "B" JANEIRO 2015 --  Pg 37-38 











Nenhum comentário:

Postar um comentário