domingo, 13 de novembro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 23,35-43 - "FESTA DE CRISTO REI DO UNIVERSO!" Encerramento do Ano da Misericórdia - Leituras : 1ª 2 Sm 5, 1-3; Sl 121; 2ª Cl 1,12-20 cor branca - Liturgia p/20/11/2016

       
           JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO!



Naquele tempo,35 os chefes zombavam de Jesus dizendo:"A outro ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato é o Cristo de Deus, o escolhido". 36 Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre,37 e diziam: "Se és o rei dos judeus, salva a ti mesmo!"38 Acima dele havia um letreiro: "Este é o rei dos judeus".39 Um dos malfeitores crucificados o insultava , dizendo "Tu não és o Cristo? Salva a ti mesmo e a nós!"40 Mas o outro o repreendeu dizendo: "Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação?41 Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal". 42 E acrescentou: "Jesus lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado".43 Jesus lhe respondeu: "Em verdade eu te digo: "Ainda hoje estarás comigo no paraíso".

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!




QUE FAREI ENTÃO DE JESUS QUE É CHAMADO DE CRISTO? TODOS RESPONDERAM: SEJA CRUCIFICADO! Mt 27,22
Querida Igreja, povo de Deus, a liturgia deste Domingo é,  profunda e maravilhosa, celebramos  a Festa de Cristo Rei, Senhor do Universo! Neste tempo litúrgico, encerramos o ano "C" e adentramos no novo tempo litúrgico para 2017, o ano "A"  "Evangelho de São Mateus". Encerramos também o Ano da Misericórdia!" "Cristo ressuscitado é o Senhor do céu e da terra".

 A partir da Festa de Cristo Rei, entramos em cheio no tempo litúrgico do Advento. O que é o advento para nós Igreja?  São quatros semanas, que nós  Católicos iremos gestar espiritualmente, preparar a cada semana, a chegada do Menino Jesus que celebraremos seu nascimento neste Natal. 

 Sem contar nossas Novenas de Natal que faremos com muita alegria e devoção nas casas de famílias, em nossas comunidades. Advento quer dizer: "Vinda, chegada à aquele que vem!" Quem e que vem? Quem vem e o Menino Jesus! "Nosso Senhor Jesus Cristo!"


ADVENTO!
Hoje na festa de Cristo, Rei do Universo, o Evangelho nos fala do Reino de Deus! Nas aclamações do Evangelho em nossas liturgias, muitas vezes se dá o tema do dia;  e cantamos: "E o Reino que vem, seja bendito!" 

A antifona inicial desta Santa Missa oramos: "Tu és o Rei dos Reis" O Deus do céu deu-te o Reino, força e glória! E entregou nas tuas mãos a nossa história: Tu és Rei e o amor é tua lei!"

 Quantas vezes ao longo do ano litúrgico que hoje encerramos ouvimos proclamar, esta realidade do Reino de Deus. Jesus dizendo nas suas maravilhosas párabolas. 






"O Reino de Deus é semelhante a uma semente de mostarda; uma lavoura; um tesouro escondido; um banquete; ou o Reino de Deus está próximo; ou, o Reino de Deus está no meio de vós!"

 O Evangelho de São Mateus, que iremos proclamar ao longo do ano 2017, encontraremos a expressão, "Reino dos céus", mas é a mesma realidade: "Reino de Deus" nos sinóticos. 

Mateus para escrever à Igreja proveniente do judaísmo, evita pronunciar o nome de Deus, como fazia os Hebreus para não pronunciar o nome do Senhor, usa a perífrase: "céus".


JESUS  CRISTO REI !


  "O Reino dos céus", não significa algo que existe só no céu, isto é, fora ou depois deste mundo, mas algo que já começou e está presente aqui entre nós. 

Ele está no mundo mas não é deste mundo! (Jo 17,15-17) Vejam que beleza encontramos na segunda leitura de hoje uma terceira expressão: "Reino de Cristo". (Cl 1,13-14)  Lc 23,42)

No Evangelho, um dos crucificados lhe diz: "Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reinado". Nosso Senhor promete ao ladrão redimido, que está crucificado junto Dele, que tem o mesmo destino; morte de cruz. "Em verdade te digo, ainda hoje estarás comigo no Paraíso..! (Lc 2342-43)

 Jesus deu sua vida, pela nossa salvação, morrendo na cruz  tomando sobre si os nossos pecados. (Is 53, 1­-12) Deus arrancou nos, do poder das trevas, e nos transferiu para o Reino do seu amado Filho. 
AINDA HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO!


 Existe no mistério do Reino, três vindas do Senhor Jesus, para refletirmos: Na primeira reflexão, a "Segunda Pessoa da Santíssima Trindade," "o Filho de Deus", encarnou-se no seio da virgem Maria veio ao mundo, ao nosso encontro. Ele sendo Deus mas por amor e obdiência ao Pai, abdicou de sua realeza, para nos salvar da morte eterna,  realizar o Reino de amor do Pai.

  Na segunda vinda, o Cristo está no meio de nós..! Presente em cada um de nós, que o testemunhamos­ pela fé e boas obras; o Espírito Santo, confirma­ o Senhorio de Jesus ressuscitado, no meio de nós. 

Ele está presente na palavra do Santo Evangelho, quando o ouvimos­, com a  alma  e  com o  coração,  praticamos sobriamente seus ensinamentos e vigilantes permanecemos no seu caminho. 



 E na terceira vinda Ele "o Senhor," virá em glória para julgar os vivos e os mortos, conforme rezamos na oração do Creio. Cristo Rei virá  implantar definitivamente, o seu Reino de amor, um Novo Céu e uma Nova Terra, para os gloriosos,  dignos do Reino do  céu.

 Por isso "Jesus Cristo é o Senhor," Ele tem um Reino..! O Reino do céu, preparado para cada um de nós, desde a constituição do mundo. Jeremias nos diz: Deus tem nos amado desde de toda a eternidade, porque Ele é amor..!  ( Jr 31:3 )

  Lucas no Evangelho da liturgia de hoje, descreve a cena tétrica, dos último momentos dolorosos o Filho de Deus, que morre na cruz prometendo o paraíso ao ladrão arrependido. "Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no paraíso!" (Lc23,43)


 No rito do Velho Testamento, era oferecido sacrifícios de animais, em expiação dos pecados através do sangue dos animais imolados; mas estes sacrifícios de sangue, não aplacava a irá do Senhor Deus, que abominou o pecado original, dos nossos primeiros Pais. 

Mas Deus  no seu infinito amor, enviou ao mundo seu filho único, para  espiar os nossos pecados. São João nos diz maravilhosamente: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único em resgate de nossos pecados!"  (Jo.3:16 )

 Irmãozinhos..!  O nome de Jesus tem que ter sabor de mel em nossos lábios, temos que proclamar sempre o Senhorio de Jesus nosso Rei e Senhor; Senhor da nossa casa, da nossa família, do nosso trabalho, da nossa Igreja e  Senhor da nossa salvação..!

 Mas Jesus ressuscitado derrotou satanás através de seu sacrifício único, doando sua vida em remissão de nossos pecados. Ele agora esta vivo, glorioso, eterno, não morre mais!




 O Evangelho de Lucas, deste Domingo e um convite a todos nos a comprometermos com as propostas de Jesus. Jesus disse: Buscai primeiro o Reino dos céus, e tudo mais vós será acrescentado.

 Até hoje o mundo paganizado não entende a dinâmica da salvação de Cristo na Cruz, porque o seu Reino não e deste mundo, pois a Cruz  é loucura para o mundo. 




 Jesus não prometeu ao ladrão arrependido, o Reino dos céus para um dia no futuro, Ele prometeu ao pecador condenado, que aderiu o Reino, salvação eterna imediata. "Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso".

 O Reino dos céus,  é, o próprio Deus..!  "O reino dos céus, o Paraíso"; e uma imagem de uma vida feliz, após a morte, na qual o Cristo Rei exercera seu reinado. Satanás o divisor, o acusador, foi vencido pela fidelidade de Cristo ao Pai dos céus. 

Agora o ressuscitado que venceu a morte eterna, o Filho de Deus, possui o poder de prometer, com segurança e generosidade de Rei, o Reino de Deus Pai, a todos aqueles que aderirem o caminho do Reino dos céus.





 "Jesus e o caminho a verdade e a vida!"  Ele e o único que tem propostas de vida eterna, a todos aqueles que o aderirem como seu Senhor e salvador. Basta que creiamos Nele, o aceitemos como nosso salvador único pessoal, incondicional da nossa vida.

 Ele reconciliou todo o Universo com o Pai por meio de seu sangue redentor. A missão não é facíl, mas Jesus nos ensinou, que o amor nos encoraja a sermos construtores e colaboradores de seu Reino.

 A Ele toda  honra e toda gloria, por todos os séculos dos séculos Amem! Proclamemos-o! Viva Jesus Ressuscitado; viva o meu Senhor  Rei da Glória..! Amém! Aleluia, glória a Deus!

Jesus e o Senhor!

 O BLOG JESUS É O SENHOR! joseinacioh.blogspot.com EVANGELHO SÃO LUCAS 23,35-43 - ANO "C" "ANO DA FÉ"  FOI PUBLICADO EM 2013 POR OCASIÃO DA FESTA DE CRISTO REI, AGORA PUBLICADO NOVAMENTE, CORRIGIDO E MODIFICADO PARA 2016. FOLHETO LITURGICO: DEUS CONOSCO dia a dia EVANGELHO SÃO LUCAS 23,35-43 ANO "C" Pg. 85-87 - ROTEIROS HOMILETICOS: O VERBO SE FAZ CARNE: RANIERO CANTALAMESSA: EVANGELHO SÃO LUCAS 23,35-43 ANO "C" Pg.790-795 - BÍBLIA AVE MARIA. LITURGIA P/20/11/2016






   


Nenhum comentário:

Postar um comentário