domingo, 20 de novembro de 2016

EVANGELHO SÃO MATEUS 24,37-44 1º DOMINGO DO ADVENTO 2016 COR ROXA !ª Leitura Is 2,1-5; Sl 121; 2ª Leitura: Rm 13,11-14a 2016 Tema: "PREPARAR-SE PARA ACOLHER O SENHOR!"


           PREPARA PARA  ACOLHER O SENHOR!



37 Naquele tempo disse o Senhor Jesus: Como em tempos de Noé, assim será a chegada do Filho do Homem. 38 Nos dias de dilúvio, as pessoas comiam, bebiam e se casavam, até que Noé entrou na arca 39 Eles não perceberam, até que veio o dilúvio e levou a todos. Assim será a chegada do Filho do homem. 40 Dois homens estarão num campo: Um será levado e o outro será deixado; 41 duas mulheres estarão moendo: Uma será levada e outra deixada. 42 Assim, pois, vigiai, porque não sabeis o dia que chegará o vosso Senhor.43 E sabeis que, se o dono da casa soubesse a que hora da noite vai chegar o ladrão, estaria vigiando para que não abram um buraco na parede. 44 Portanto, estais preparados, porque este homem chegará quando menos pensardes.

 Palavra da salvação!
 Glória a vós Senhor.



Querida Igreja do Senhor, iniciamos um novo tempo litúrgico para 2017,  marcando seu início  neste 1º Domingo do Advento. A igreja nos convida a refazermos nossa opção por Cristo, e prontos para acolhe-lo como único salvador, e redentor da nossa salvação.

 As leituras deste primeiro Domingo do Advento são lindas, maravilhosas. O Advento que vamos celebrar até a grande festa do Natal, serão quatros semanas,  que piedosamente iremos gestar em nossos corações o Espírito do verdadeiro Natal. 

Advento significa: vinda, chegada. E quem vem nessa vinda que esperamos? Quem vem é Nosso Senhor Jesus Cristo Menino. Por isso esse tempo litúrgico do Advento, é um tempo de alegria para nós cristãos.


 Segundo a palavra de Deus nas Escrituras, Deus através do anjo Gabriel apareceu a virgem Maria numa visão, a saudou solenemente: “Ave cheia de graça, o Senhor é contigo!” (Lc 1,28) 

Disse que em breve ela daria à luz a um menino, ela seria a mãe do Filho de Deus, que viria para trazer luz ao mundo.

 Esse tempo de espera é caracterizado pela liturgia da Igreja como Advento. Serão expostos quatros círios nas nossas liturgias, que representarão as quatros semanas do Advento.

 E a cada semana  acende-se um dos círios, enfeitados por coroas. Sua forma circular representa a eternidade, e suas cores remetem para a esperança e vida.

Existe uma fita vermelha que simboliza o amor de Deus pela humanidade, o amor das pessoas que esperam o nascimento de Jesus.

 Despertemos irmãozinhos! É um tempo de graça! As leituras deste primeiro Domingo do Advento nos chama a conversão e a alegria.


 Na primeira leitura de hoje, Isaias profetiza um tempo de paz, que surgirá quando a humanidade deixarem serem guiadas pelo Espírito Santo, luz e santificação do Senhor! Se as profecias do Advento final, não se cumpriu ainda, é sinal que ainda as nações estão caminhando nas trevas.

 As leituras deste Domingo, da abertura ao novo ano litúrgico 2017, e predominam dois temas: "A vinda do Senhor Jesus e o tema da vigilância". São dois “movimentos”.

 “O Senhor que vem, e nós que vamos ao seu encontro, e Deus que vem ao encontro dos pecadores; mas só se encontra o Cristo quem se coloca ao encontro dele; quem “está pronto”. ( Mt 25, 6)

 O primeiro movimento é sempre de Deus: aquele que vem! A história da salvação  que a liturgia inicia, e começa a percorrer, é essencialmente história de Iniciativa de Deus.

 É a memória que recordamos, de tantas suas “vindas” ao homem, que reunidas formam o grande Advento, que estendem desde a criação à parusia, Advento final. (Ap 22,6.12-14.17-20)


Em outras doutrinas não cristãs, é o ser humano que luta,  esforça-se reagem, para chegar até Deus. Na maravilhosa doutrina cristã, é Deus que se aproxima de nós seu povo, e, espera que respondamos a seu amor. Pois quem ama quer estar sempre próximo.

 Nosso Senhor em sua encarnação, sua vinda ao mundo, vem nos revelar esse misterioso encontro entre Deus e cada ser humano, homem ou mulher. Se nós dispormos a ir ao encontro dele, ele se deixará encontrar e nos acolherá em sua misericórdia.

 O Evangelho deste Domingo, nos fala da segunda vinda do Senhor, e esta vinda gloriosa de Jesus poderá pegar de surpresa aqueles que são rebeldes, são contra o Reino dos céus. O Reino dos céus ainda está por vir, em muitos sentidos, neste mundo em que habitamos.

A vinda do Messias glórioso depende a todo o momento da história, do reconhecimento Dele por todo Israel. Uma parte desse Israel  se "endureceu" na "incredulidade" para com Jesus.(Rm 11,25; Rm 11,20) 

Um dos sinais escatálógicos é: quando o povo da promessa reconhecerem Jesus como o verdadeiro Messias, então o Senhor virá. (At 3,19-21) (CIC parag 674)


 Se salvarão, os que perseverarem no caminho do Reino. Nestes finais de tempo, o Sentido moral e histórico, as  instituições humanas, e muitos estão longe de fazerem a vontade de Deus, de irem ao seu encontro, pois o mundo que ai está, lhes bastam.

O mundo egocêntrico e veloz, são sistemas, são terrenos anti-cristo, que se opõem ao anuncio do Reino dos céus, não crêem, por isso serão opositores ao Advento do Cristo, que virá em glória arrebatar sua Igreja. ( 1Ts 4,16-18)

 O Evangelho deste Domingo,  nos faz pensar nas profecias do Senhor, na parusia, como devemos nos preparar, não só para este Natal, mas sempre em busca do grande Advento final; Nosso Jesus Cristo que virá para a Ressurreição da carne, a vida eterna. Pois enquanto o Senhor não vem, estamos indo ao seu encontro.


 A segunda vinda do Senhor se espera pela fé e confiança, por isso devemos como bons cristãos da grande espera, anunciar o Evangelho com alegria. (EVANGELII GAUDIUM) Hoje a palavra de Deus nos chama para o projeto divino que transforma a vida, a sociedade e cada um de nós.

 É impossível encontrar a paz e o Reino dos céus longe do Evangelho de Jesus. Por isso fiquemos atento que o Senhor virá a qualquer momento. A partir da Ascensão, o Advento de Cristo na glória é iminente, embora não nos "caiba conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua autoridade". (At 1,7 ; CIC parag 673)

 "O desejo de Deus está inscrito no coração do Homem, já que o homem foi criado por Deus e para Deus. Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há  de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar". (CIC parag 27)   Amém!

Jesus é o Senhor!

O TEXTO COMENTÁRIO DO EVANGELHO SÃO MATEUS 24,37-44 PARA O BLOG "JESUS É O SENHOR!" joseinacioh.blogspot.com  p/27/11/2016  FOI ELABORADO DO LIVRETO DE LITURGIA "DEUS CONOSCO dia a dia" EVANGELHO SÃO MATEUS 24,37-44 - 1º DOMINGO DO ADVENTO ANO "A" 2016,´Pg 105-107.122  - ROTEIRO HOMILETICO DE RANIERO CANTALAMESSA,: "O VERBO SE FAZ CARNE Pg 17-19: EVANGELHO  SÃO  MATEUS 24,37- 44 1º DOMINGO DO ADVENTO .- BÍBLIA AVE MARIA - CIC:Parag 27.50






Nenhum comentário:

Postar um comentário