domingo, 6 de novembro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM ano "C" 2016 "ANO DA MISERICÓRDIA!" Leituras: 1ª Ml 3,19-20a; Sl 97; 2ª 2 Ts 3,7-12 - Cor verde - Liturgia p/13/11/2016




  5  Naquele tempo Jesus e os discípulos   encontravam se no templo e admiravam a arquitetura colossal do edifício. Para alguns que admiravam as formosas pedras do templo e a beleza de sua ornamentação disse: 6 Chegará o dia em que tudo o que contemplais será derrubado, sem deixar pedra sobre pedra.  7 Perguntaram-lhe: Mestre, quando acontecerá isso, e qual é o sinal de que está para acontecer? 8 Respondeu: Atenção! Não vos deixeis enganar. Pois muitos se apresentarão alegando meu título e dizendo: Sou eu; chegou a hora. Não saia atrás dele. 9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não entreis em pânico. Primeiro deverá acontecer tudo isso, mas não será logo o fim.   10 Então lhes disse: Há de se levantar, reino contra reino; 11 haverá grandes terremotos, fome e pestes em diversas regiões, e sinais grandes e terríveis no céu. 12 Mas antes de tudo isso vos prender  ão, perseguirão, levarão às sinagogas e às prisões, conduzirão diante de reis e magistrados por causa do meu nome, 13 dando-vos oportunidade de dar testemunho. 14 Tomai a decisão de não preparar a defesa; 15 eu vos darei uma eloquência e uma prudência as quais nenhum adversário poderá resistir e nem retrucar. 16 Até vossos pais e irmãos, parentes e amigos, vos entregarão e matarão alguns de vos; 17 e todos vos odiarão por causa do meu nome. 18 Contudo, não perdereis nem um fio de cabelo da cabeça.  19 Com vossa constância ganhareis vossas vidas.

 Palavra da salvação.
 Glória vós Senhor!


 Queridos irmãozinhos povo de Deus, estamos diante do belissímo Evangelho de São Lucas;  chegamos ao fim do ano litúrgico do tempo comum ano "C".  Os textos das leituras deste Domingo, fala-nos, dos sinais dos fins dos tempos. 

Jesus alerta seus discípulos, com o famoso discurso escatológico: os dias  finais, os cumprimentos das profecias, as Sagradas Escrituras. E nos cristãos de ultima hora, nestes tempos finais podemos perceber,  apalpar as realidades, os acontecimentos os prenúncios escatológicos. 

O que está escrito nas Escrituras, são palavras do Senhor! Não podemos ignorar as profecias do Senhor, pois se elas não se cumprirem, não acontecerem, não virá a nos, o tão desejado Reino de Deus. Na realidade os prenúncios apocalípticos, ao invés, é um anuncio de paz.

 As desventuras - de acordo com o que o Evangelista Lucas diz à Igreja - continuarão a existir, porque fazem parte integral da história humana; não foi Jesus que as trouxe; o que Jesus trouxe, foi antes a possibilidade de vence-las, mediante a fé em seu nome. 



Nosso Senhor disse:"Entretanto, não se perderá um só fio de cabelo de vossa cabeça. É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação!" (Lc 21,18-19) Deus não abandonou o ser humano a esmo, mas sim, veio ao encontro do homem para salva-lo!

A liturgia deste Domingo, fez bem fazer-nos ouvir, no início da Santa Missa, a palavra de Deus que diz: "Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor". 

Vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes". (Jr 29,11.12.14)  Por isso o Cristão da Igreja caminhante, é aquele que espera, crê! Espera; crê o que? Que Jesus virá em glória, arrebatar sua Igreja: "Vinde Senhor Jesus! (Ap 22,20)

 Nestes Tempos Finais, tem-se insurgidos muitas especulações, com expectativas de desventuras, choque das civilizações, alardes apocalíticos,  que o fim do mundo se aproxima.

 O pluralismo religioso, que põem medo nos fieis, desviando a atenção da meta do Reino dos céus, uma falsa evangelização da não sã doutrina do Evangelho. (Col 2: 4-7;8) 

São Paulo nos alerta, que ninguém nos engane com seus discursos sedutores.  Estai de sobreaviso, para que  ninguém vos engane, com filosofias, vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo.

 O verdadeiro cristão, não se preocupa com estas manifestações, pois coloca-se sua alma e sua vida, nas mãos de Deus e confia. O verdadeiro cristão, sua meta é o Reino dos céus!


 Enquanto Jesus não vem em sua gloria, estamos caminhando, ao encontro Dele a cada dia; a constância é, perseverar na fé. "Quanto mais nos aproximar Dele, e nos deixarmos embalar por seu amor, mais teremos condições, de superar todas as barreiras, que a vida insiste em colocar diante de nós".

 Jesus está no meio de nós, presente em nossos semelhantes, presente no Evangelho, e  na Sagrada Eucaristia. Irmãozinhos! Aqui e agora, celebrando a Eucaristia, reconheçamos a divindade de Nosso Senhor e renovemos nossa fé, naquele que é a razão de toda a nossa vida!" Jesus!

Jesus deixou claro que, para-se cumprir  as profecias últimas do seu retorno glorioso, deverão acontecer muitas perseguições e  muitas dificuldades, à aqueles que o seguirem. Quanto aquele dia só o Pai do céu o sabe. (Mt 24,36)

  Pois segundo as Escrituras, antes do Advento de Cristo, a provação derradeira, a Igreja deverá, passar pelo crisol de provações que abalará a fé de muitos crentes. ( CIC 675)

São Paulo nos fala, que até a natureza, aguarda com ansiedade e expectativas as manifestações dos filhos de Deus. (Rm 8: 18-27) "O Senhor virá julgar a terra inteira; com justiça julgará!" (Sl 97)



Nestes finais de tempos, a humanidade tem se  contaminado com falsas doutrinas da "Nova Era", fazem-se um aprendizado espiritual, averso ao Reino de Deus; estes sistema maligno está personificado no meio do povo.

 E por não conhecerem ou aceitarem a Boa Noticia do Evangelho, aceitam qualquer coisa que a pluralidade lhes impõem,  acreditam-se como verdades espirituais. (1Tm 1: 3-11; 4:1-2) 

O próprio Jesus disse que estas coisas, deveriam acontecer, e muitos iriam viver em seu nome, e até diriam serem o Cristo, aqui e acolá.  São Pedro na sua carta, disse que nos últimos dias surgiriam muitas fábulas que poriam em duvida os filhos de Deus.

Mas pelo que o Senhor disse, não é o fim, mas somente o começo das dores, para nossas libertação. O Senhor disse: Quando vires estas coisas  acontecerem, alegrai-vos, porque está perto as vossas recompensas,  a vossa redenção. ( Mt 24:29-29-44; Mc 13:24-37


 Pois o amor de Deus,  nos salvou da morte eterna, e nos adentrará no seu "Reino Bendito". Aquele que perseverar em Jesus Cristo crucificado, e ressuscitado, será salvo..!

 Quando o Senhor vier, naquele "Dia" lindo para os dignos do Reino, e terrível para os não salvos, os Bem Aventurados, o  verão o acolherão com alegria, pois o conhecerão tal como Ele é! (Mt 5,8)

 Quanto  este dia só o Pai celeste sabe, o dia, e a hora que deve acontecer o julgamento dos homens, nem mesmo os anjos do céu que já foram julgados,  conhecem quando se dará estas coisas. Eis que estou a porta e bato, se alguém abrir, entrarei e cearei com ele. 



Irmãozinhos..! Invés de  ficarmos esquentando a cabeça com as profecias escatológicas, vamos olhar com olhos de esperança no Cristo Ressuscitado, que tem promessas da vida eterna; e nas nossas orações, sempre dizermos: Vêm Senhor Jesus, não  vós demoreis..! (Ap 20,20)

 Quem dá testemunho do Cristo Crucificado, sofrerá perseguições do mundo do anti-cristo, mas não ficará desamparado, pois é assistido pelo Espírito Santo de Deus. 

O testemunho dos que seguem Jesus, incomoda os descrentes, e por isso serão perseguidos, mas não perderão um só fio de cabelo da cabeça, porque os estão, contados pelo Senhor da misericórdia. 



 São Pedro na sua carta nos diz: "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura e de interpretação pessoal. "Deus não abandonará os seus escolhidos, mas nos dará forças, para sustentar a nossa fé, se possível até mesmo diante da morte. Aquele que se perseverar até o fim, será salvo!"

 "Eis que virá o dia abrasador como fornalha, em que todos os soberbos e ímpios serão como palha; e esse dia vindouro haverá de queimá-los, diz o Senhor do exercito, tal que não lhes deixará raiz nem ramo. Para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas. (Ml 3,19-20a)

  Irmãos..! No final de tudo isso, a Misericórdia de Deus vencerá o mundo. Nosso Senhor Jesus Cristo deu sua vida morrendo na cruz por cada um de nós, para que tivéssemos a vida eterna. O Senhor Jesus ressuscitado é nossa esperança, Ele disse: Coragem eu venci o mundo..! Amém..!

Jesus e o Senhor!

BLOG "JESUS É O SENHOR" joseinacioh.blogspot.com 2013 ANO "C" - ANO DA FÉ - ATUALIZADO CORRIGIDO E MODIFICADO PARA 2016: EVANGELHO SÃO LUCAS 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" - "DEUS CONOSCO dia a dia - EVANGELHO SÃO LUCAS 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 "ANO DA MISERICÓRDIA". Pg 63-65 - CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA - BÍBLIA DO PEREGRINO


Nenhum comentário:

Postar um comentário