segunda-feira, 24 de outubro de 2016

EVANGELHO SÃO MATEUS 5,1-12a " SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS" - ANO DA MISERICÓRDIA 2016 -- 1ª leitura: Ap 7,2-4.9-14; Sl 23; 2ª Letura: 1Jo 3,1-3 -- Cor branca


                             SERMÃO DA MONTANHA! Lc 5,1-12

 Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e  sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a  ensiná-los:
 Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus.
 Bem -aventurados os aflitos porque serão consolados.
 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
 Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados.
 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
 Bem-aventurados os puros de coração, poque verão a Deus.
 Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reinos dos Céus!
 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de  mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus".

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!



Queridos irmãozinhos, Igreja povo de Deus! A liturgia de hoje é linda, maravilhosa,  celebramos  a festa de todos os santos. Quem são os santos? São aqueles que apaixonaram pelo Evangelho, seguiram as pegadas de Jesus.

“Estes fieis que hoje celebramos, praticaram heroicamente as virtudes, viveram na fidelidade à graça de Deus; a Igreja reconhece o poder do Espírito de santidade que está em si e sustenta a esperança dos fiéis, propondo-os como modelos de santidade, e intercessores, à Igreja caminhante ”. ( Ver: CIC 828)


 “Mas agora eles,  os bem-aventurados, contemplam a visão celeste  sem mais o pecado, estão em comunhão também conosco. Não os une conosco mais a fé e a esperança, pois estas coisas passaram para eles, une-os, porém a nós, pela  caridade, o amor que nunca cessará”. (1 Cor,13,8)

  O Apocalipse de São João, na liturgia de hoje é fantástica: "Vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, que ninguém podiam contar". Estes são os santos que festejamos hoje, são os que lavaram suas vestes no sangue de Cristo.

Os santos estavam de pé diante do cordeiro, trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. Todos proclamavam com voz forte: "A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao cordeiro!" Eles adoram a Deus sem cessar dizendo: Amém! ( Ap7,9-10) 



Não celebramos hoje a festa de tantos santos juntos; celebramos  sim, algo mais profundo: o mistério da "Comunhão dos Santos". É um artigo que professamos na oração do “Creio”. 

 “Creio na santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na vida eterna amém”. Todos os santos, isto é os redimidos por Cristo, que viveram antes de nós, a partir de Maria a mãe do Senhor.

 Qual é a verdadeira diferença entre nós e os santos que festejamos? Eles são os bem-aventurados, já de posse do Reino dos eleitos, nós Igreja caminhante, somente na esperança: ("spe gaudentes") - alegres na esperança, como diz São Paulo. (Rm 12,12)



 A Igreja triunfante, os santos, formam uma comunhão, uma unidade: são o corpo glorificado de Cristo, Igreja dos bem-aventurados. Quanto a nós embora pecadores, formamos o corpo místico de Cristo ,somos a Igreja peregrina, terrena, a caminhante. (1Cor 12,12-27) 

O Santo sacrifício da Missa que celebramos, faz se unir as três Igrejas de Cristo.  A caminhante que somos nós, a padecente que está no Purgatório, a triunfante que são os santos e os anjos do céu.

 O Evangelho de hoje nos trás o "Sermão da Montanha", Nosso Senhor exorta sua Igreja caminhante, pregando as bem- aventuranças; aos que sofrem, os pobres, os excluídos sedentos de justiça, são para nós caminhos, sinais à conversão, para nossa santificação.

( Igreja padecente - Purgatório: É a condição e processo de purificação, ou castigo temporário em que as almas daqueles que morrem em estado de graça, são preparadas para o Reino dos céus. Esta crença esta associada ao rito Latino da Igreja Católica, as Igrejas Orientais Católicas, as Igreja Ortodoxas, as Angro-Católicas, e no Judaísmo  berço do cristianismo como Geena -  Mt 5,25-26 - CIC Pag. 268  Parag. 1030-1031  )

 As multidões subiram até o sopé do monte para ouvir Nosso Senhor ensina-los e exorta-los. As bem-aventuranças marcam, no Evangelho de Mateus, o início da nova constituição do povo de Deus, a "Nova Aliança". 




 Deus Pai através do sacrifício único de Cristo, inaugurou a "Nova Aliança", com os pobres e os marginalizados do mundo inteiro, revelando que Deus se solidarizou com eles, a ponto de confiar seu Reino.

No sermão da Montanha, os discípulos, as multidões, aproximaram do Mestre, e Deus lhes fala em Jesus - Emanuel - que os ensinou como Mestre que tem autoridade.  "As bem-aventuranças são propostas para nós, de felicidades" para sermos bons cristãos.

 É dirigidas aos pobres, aos que precisam de consolo, aos mansos, aos que tem fome e sede de justiça, aos misericordiosos, aos puros de coração, aos pacíficos, aos perseguidos por causa da justiça e  os caluniados, perseguidos por causa do Evangelho".



Jesus abriu sua santíssima boca e bradou! 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”. 4 “Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados”. 5 “ Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados”.

 6 “Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados”. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”. 8 “ Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus”.



 9 “Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”. 10 “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!” 

11 “Bem-aventurados sois vos quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o tipo de mal contra vós, por causa de mim”. E Jesus conclui sua exortação para a nossa santidade: 12a “Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. 

São João na sua carta aos cristãos primitivos, nos introduz numa verdade mais profunda e consoladora: algo que nos une, em vez de nos separar da condição dos bem-aventurados.

 “Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isso se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é". (1 Jo 3,2-3)



"Felizes os que lavam suas vestes, pois assim poderão dispor da árvore da vida e entrar na cidade pelas portas. Mas ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os libertinos, os assassinos e os idólatras, e todos os que amam a mentira e a praticam". (Ap 22,14-15)

Irmãozinhos! Oremos hoje com esperança e alegria: "Senhor, sois bendito pela vida de santidade que incorpora na Igreja os valores de vosso Reino. Dai-nos sempre de vosso Espírito, para que jamais nos separemos de vós e de nossos irmãos e irmãs. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! 

Jesus é o Senhor!

Texto modificado refeito, do Blog: "JESUS É O SENHOR!" joseinacioh.blogspot.com publicado em 2013 " EVANGELHO SÃO MATEUS" 5,1-12 - "ANO DA FÉ" -  Livro litúrgico: DEUS CONOSCO dia a dia: "EVANGELHO SÃO MATEUS" 5,1-12 - 2016 "ANO DA MISERICÓRDIA" Pag. 110-112 - ROTEIROS HOMILÉTICOS ANO "C" Pag. 784-785 "TODOS OS SANTOS" Pe. José  Bortolini - Usou o contexto: BÍBLIA DO PEREGRINO - CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA.








Nenhum comentário:

Postar um comentário