1 Naquele tempo disse Jesus: Para inculcar-lhes que é necessário orar sempre sem cansar, contou-lhes uma parábola: 2 Havia numa cidade um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. 3 Na mesma cidade havia uma viúva que recorria a ele para dizer-lhe:Faze-me justiça contra meu rival. 4 Por um tempo ele se negou porém, mais tarde pensou: Embora eu não tema a Deus nem respeite os homens, 5 visto que essa viúva está me importunando, eu lhe farei justiça, para que não me esbofeteie. 6 O Senhor acrescentou: Atenção ao que diz o juiz injusto. 7 E Deus não fará justiça aos seus escolhidos se gritam a Ele dia e noite? 8 Eu vos digo que lhes fará justiça logo. Porém, quando o filho do homem chegar, encontrará essa fé na terra?
-Palavra da salvação
-Glória vós Senhor!
Queridos irmãozinhos povo de Deus! O Evangelho deste Domingo, é, o de Lucas, nos convida a refletirmos sobre a oração insistente, não desanimarmos de pedir e de suplicar. O contexto do Evangelho de hoje fala da insistência de uma pobre viúva, que pedia justiça a um iníquo juiz.
Ha muito ela pedia, que o juiz da comunidade, fizesse justiça em seu favor, contra uma pessoa que a oprimia; talvez receber uma dívida de um credor, ou direitos de uma herança de seu falecido marido, em favor de seus filhos órfãos; mas aquele juiz não se importava em ajuda-la.
E para enriquecer o tema da liturgia de hoje, a Igreja iluminada pelo Espírito Santo em sua sabedoria, coloca na primeira leitura, a maravilhosa intercessão do profeta Moisés, em favor do povo oprimido de Israel.
Ouvimos a leitura, a oração solene e dramática de Moisés, que intercede na montanha de braços erguidos ao Senhor; enquanto o povo de Israel na planície, combatem uma batalha de vida e morte contra os invasores Amalecitas. (Ex 17,8-13)
Ha muito ela pedia, que o juiz da comunidade, fizesse justiça em seu favor, contra uma pessoa que a oprimia; talvez receber uma dívida de um credor, ou direitos de uma herança de seu falecido marido, em favor de seus filhos órfãos; mas aquele juiz não se importava em ajuda-la.
E para enriquecer o tema da liturgia de hoje, a Igreja iluminada pelo Espírito Santo em sua sabedoria, coloca na primeira leitura, a maravilhosa intercessão do profeta Moisés, em favor do povo oprimido de Israel.
Ouvimos a leitura, a oração solene e dramática de Moisés, que intercede na montanha de braços erguidos ao Senhor; enquanto o povo de Israel na planície, combatem uma batalha de vida e morte contra os invasores Amalecitas. (Ex 17,8-13)
Enquanto Moisés mantinha os braços levantado ao céu, Israel vencia; enquanto a mantinha abaixada, Amalec vencia. As mãos levantadas de Moisés significa a oração constante de interseção a Deus.
Aarão e Hur, sustentava os braços dele na oração, um de cada lado. Na oração de intercessão é assim, quando um se cansa, o outro intercessor continua como apoio a oração da suplica designada.
Aarão e Hur, sustentava os braços dele na oração, um de cada lado. Na oração de intercessão é assim, quando um se cansa, o outro intercessor continua como apoio a oração da suplica designada.
Assim sustentaram os braços de Moisés levantados, até o por do sol, e, Deus deu a vitória aos Israelitas, sobre Amalec. O que é uma oração? "É um diálogo íntimo com Deus é um bem supremo, pois ela nos sintoniza, e religa com Deus! ( Êx 17,11-13)
Uma vez os discípulos, vendo como Jesus orava pediram-lhe que lhes ensinassem também orar e Jesus ensinou-lhes a oração do Pai-Nosso. ( Lc 11:1-4) Jesus ensinou-nos a chamarmos Deus de Pai, ensinou como sermos íntimos de Deus, e, que não podemos esmorecer na oração.
A muito tempo a viúva, vinha implorando a um juiz da comunidade, que lhe fizesse justiça contra um opressor, mas por ser pobre sem dinheiro e sem marido para dar lhe apoio, nada de bom lhe acontecia.
Isso faz nos lembrar também, nos tempos de hoje em pleno seculo vinte um, a sociedade representada pela mulher, ainda tem muitas coisas para-se conquistar no âmbito da Sociedade Moderna.
Isso faz nos lembrar também, nos tempos de hoje em pleno seculo vinte um, a sociedade representada pela mulher, ainda tem muitas coisas para-se conquistar no âmbito da Sociedade Moderna.
A parábola contada por Jesus sobre o mau juiz, tem dois personagens: "A viúva e o juiz". De um lado, temos um juiz que não temia a Deus, não tinha consideração para com as pessoas. Do outro uma pobre mulher que não desiste de buscar justiça.
Para o evangelista Lucas, a viúva representa a classe oprimida dos tempos da Bíblia: por ser mulher, ser só, e, sem um marido para sustentar a família.
Esta classe pobre não tinha como pagar suborno aos políticos corruptos, por isso eram marginalizadas, esquecidas. A parábola mostra, que oprimidos e opressores habitam a mesma cidade. .
Os que oprimia os pobres, é representados pelo juiz corrupto (Fariseus doutores da leis, classe elite judaica) que não faz justiça em favor dos pobres. O juiz em questão, não teme a Deus e nem respeita as pessoas.
A viúva também é símbolo, das pessoas mais desprotegidas contra a ganância dos doutores da lei, São as que se dirigia insistentemente ao juiz pedindo justiça contra adversários. ( Mc 12,40; Lc 20,47)
O evangelista no Evangelho, foi atrevido e petulante, em comparar Deus misericordioso, com um juiz injusto, para nos falar do valor da oração insistente.
A intervenção de Jesus visa aplicar a párabola aos ouvintes. Ele chama a atenção, do gesto do juiz injusto que fez justiça para ver livre da amolação.
A viúva também é símbolo, das pessoas mais desprotegidas contra a ganância dos doutores da lei, São as que se dirigia insistentemente ao juiz pedindo justiça contra adversários. ( Mc 12,40; Lc 20,47)
O evangelista no Evangelho, foi atrevido e petulante, em comparar Deus misericordioso, com um juiz injusto, para nos falar do valor da oração insistente.
A intervenção de Jesus visa aplicar a párabola aos ouvintes. Ele chama a atenção, do gesto do juiz injusto que fez justiça para ver livre da amolação.
A conclusão da parábola nos leva a entendermos, se um juiz injusto atendeu o pedido da viúva insistente; porque Deus não fará justiça aos que o invocam insistentes, se Ele e bom e misericordioso. (Ml 3,5)
Faz nos lembrar daquela párabola do vizinho insistente que pede pão emprestado tarde da noite. Jesus disse: "Pedi e vos darão, buscai e encontrareis, batei e vos abrirão; pois quem pede recebe, quem busca encontra, a quem bate lhe abrem!" ( Lc 11,9; Jo 16,24)
Meia noite. "Vizinho me empresta três pães?!" Lc 11, 5-8 |
Faz nos lembrar daquela párabola do vizinho insistente que pede pão emprestado tarde da noite. Jesus disse: "Pedi e vos darão, buscai e encontrareis, batei e vos abrirão; pois quem pede recebe, quem busca encontra, a quem bate lhe abrem!" ( Lc 11,9; Jo 16,24)
Jesus no Evangelho nos ensina não desistir da oração, orar sem cessar, sem desanimar, e esperar as demoras de Deus. Rezar incessantemente não significa ficar continuamente de joelhos, ou de braços e mãos postas.
Mas uma oração interior, um desejo permanente, onde a língua não ora, e nem canta, mas o espírito está constante voltado, sintonizado com o Senhor. A alma cheia de esprança canta por dentro e louva: "O Senhor vai me ajudar! O Senhor vai nos libertar..!"
Cantalamessa diz que precisamos aprender; rezar antes de rezar! Isto é começar a invocar a Deus de longe, antes de dar início do pedido e atrairmos na direção daquele que tudo pode. (RaniereCantalamessa pregador do Papa)
Jesus já havia dito aos discípulos: "Peçam, e lhes será dado! Procurem e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês. (Lc 11,9) Precisamos carregar conosco dentro de nós o nosso oratório, pois somos templos do Espírito Santo.
Cantalamessa diz que precisamos aprender; rezar antes de rezar! Isto é começar a invocar a Deus de longe, antes de dar início do pedido e atrairmos na direção daquele que tudo pode. (RaniereCantalamessa pregador do Papa)
Jesus já havia dito aos discípulos: "Peçam, e lhes será dado! Procurem e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês. (Lc 11,9) Precisamos carregar conosco dentro de nós o nosso oratório, pois somos templos do Espírito Santo.
Santo Agostinho dizia: Quem não "deseja," embora grite quanto quiser, para Deus é mudo! Quem deseja, embora calado Deus que nos sonda, e conhecem nossos pensamentos nos ouve. É preciso desejar!
"O Senhor está atento ao clamor de seu povo, os pobres e os injustiçados, no mundo; Ele escuta o grito do humilde e do desprezado". "O Senhor derrama a sua misericórdia dando-nos até o que não ousamos pedir". (Bento XVI Oração do Ângelus, 28.8,2005)
A palavra diz que a mulher não desistia de rogar, à aquele juiz pedindo justiça, e para deixa-lá em paz, o juiz concedeu-lhe o beneficio que tanto precisava.
Assim também nós temos que ser insistente em nossas orações, e paciente as demoras de Deus. Deus é simples, não precisa de orações de formulas, sejamos simples e verdadeiros, onde quer que estejamos Deus está conosco.
Assim também nós temos que ser insistente em nossas orações, e paciente as demoras de Deus. Deus é simples, não precisa de orações de formulas, sejamos simples e verdadeiros, onde quer que estejamos Deus está conosco.
"O Evangelho nos educa na aliança com Deus, fortalece a comunidade, na esperança e das demoras do Senhor, abre os nossos olhos à realidade que nos cerca". Muitas vezes o que pedimos ao Senhor não é bom para nós!
Só recorre a Deus, com perseverança, quem sente pobre, indefeso, consciente de que só dele provém o socorro. Lembremos do sermão da montanha: 3"Felizes os pobres de coração, porque o reinado de Deus lhe pertence,4 felizes os afrigidos, porque serão consolados". ( Mt 5,3-4)
Pela oração perseverante, vem a fé, a fé produz a esperança, a esperança produz a caridade. A caridade é o maior amor! (Rm 5,3-5) Irmãozinhos! Será o que pedimos a Deus Pai, sempre é bom para nós? O coração que tem fé, confia e suplica. Amém!
Jesus é o Senhor!
TEXTO ELABORADO E MODIFICADO DA PUBLICAÇÃO DO BLOG: "JESUS É O SENHOR!' 2013 - joseinacioh.blogspot.com EVANGELHO SÃO LUCAS 18,1-8 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO"C" ano 2013 - ANO DA FÉ - DEUS CONOSCO dia a dia EVANGELHO SÃO LUCAS 18,1-8 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 ANO DA MISERICÓRDIA - Pg 70-72. Lit "VERBO E FAZ CARNE"- HOMILIA: RANIERO CANTALAMESSA : EVANGELHO SÃO LUCAS 18,1-8 ANO "C" Pg 754-759 - . ROTEIROS HOMILTICOS: Pe JOSÉ BORTOLINE : EVANGELHO SÃO LUCAS 18,1-8 - ANO "C" Pg 696 -700 - "BÍBLIA DO PEREGRINO"
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