segunda-feira, 24 de outubro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 19,1-10 31º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" ANO DA MISERICÓRDIA! -- Leituras: 1ª Sb 11,22-12,2 ; Sl 144; 2ª 2 Ts 111-22 - Cor verde -- Liturgia p/30/10/2016


     
       Desce depressa Zaqueu vou na sua casa hoje!


 Naquele tempo,1 Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade.2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.3 Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, mas por causa da multidão, poi era muito baixo.4 Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar ali.5 Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: "Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa".6 Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.7 Ao ver isso todos começaram a murmurar, dizendo: "Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!"8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais". 9Jesus lhe disse: "Hoje a salvação entrou nessa casa, porque também este homem é um filho de Abraão.10 Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido".

 Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!


                     A BUSCA DOS DESGARRADOS!  LC 19,1-10
Hoje a salvação chegou a esta casa!
Queridos irmãozinhos, igreja povo de Deus, o Evangelho deste Domingo é lindo maravilhoso só se encontra nos textos de Lucas. Vejamos o que o Senhor quer nos falar, através deste lindo Evangelho.

 Jesus trás a mensagem do Deus amoroso, que veio ao encontro de todos os seres humanos; Nosso Senhor quer arrebanhar, a todos os desgarrados redimidos, ao seu redil. 

O redil do Senhor, nosso Bom Pastor é a Igreja, que tem sacramentos, caminhos de vida eterna; causa qual, Cristo veio a este mundo, dando sua vida em remissão de nossos pecados. O nosso Deus de amor e de infinita misericordia, fecha os olhos aos pecados dos homens, contritos para que se arrependam. ( Sb 11,23.12)

 Esta é, sempre a lógica e o desejo de Deus, sempre esperando que convertamos, acolhamos sua palavra em nossos corações. Por isso nos corrige com carinho, quando caímos, lembrando os nossos pecados, para que afastemos do mal, e creiamos sempre Nele.

 A belissíma história de Zaqueu, nos lembra, que muitas vezes somos como Zaqueu, estamos de galho em galho, só para ver o Senhor passar; não nos animamos descer dos nossos comodismos e mudarmos de vida; ouvir e receber o Divino Mestre, que se convida a todos instantes,  uma visita à nossa casa.


Seja bem vindo Senhor, fica sempre conosco Jesus! 
 A casa que Deus quer visitar é o nosso coração; basta que abramos uma frestinha da porta da nossa vida cotidiana, para o divino visitante entrar.  Foi o que Zaqueu fez, desceu depressa, e levou Jesus para sua casa, sua família.

O primeiro milagre que o Senhor quer fazer em nós é curar o nosso coração; que deixemos a vida velha de pecado e experimentemos uma vida nova, no poder do Espírito Santo.

 Jesus está caminhando e passando por Jericó. No caminho, Ele vai curando os cegos, ressuscitando os mortos, libertando os oprimidos e fazendo discípulos. Ele é o itinerante do amor vai falando do amor do Pai do céu, revelando os segredos do Reino dos Céus. ( Mc 10,46-52; Mt 20,29-34)

 Jesus é maravilhoso! A missão salvífica de Jesus é buscar, resgatar os filhos de Deus, desgarrados pelo egoísmo do pecado. Como o Bom Pastor,  sua missão e reconduzir os filhos pecadores ao Pai, reuni-los pelos laços do verdadeiro amor e do carinho. 




O acontecimento narrado por Lucas serve para nos revelar a atenção de Nosso Senhor para com os pobres e os pecadores.  Imaginemos a maravilhosa cena, Jesus para bem debaixo do sicômoro e levantando seus olhos santíssimos, viu Zaqueu nos galhos da árvore, sorrindo disse-lhe: 

“Zaqueu, desce logo desta árvore; porque convém que hoje eu fique em sua casa!" Qual não foi a surpresa de Zaqueu, susto, emoção e alegria, receber tão ilustre, Mestre divino em sua casa. 

 Zaqueu desceu rápido e recebeu Jesus com alegria; quanto a muitos murmuravam: “O rabi vai se hospedar na casa de um homem pecador?”. (Os presentes se escandalizam, pois o fato provoca uma reação contrastada em triângulo: Os presentes, Zaqueu e Jesus; para os judeus o importante é observar as normas da lei, a pureza legal - Jesus quebra as regras, Ele veio resgatar os pecadores)

 O que Jesus viu de extraordinário neste homem? Não viu nada, simplesmente, viu um homem corrupto, misturado com o povo que o odiava, como o pior dos pecadores. Jesus leu esse gesto em profundidade, como ponto de partida de mudanças. 


Se fosse em nossos dias atuais, todos nos pensaríamos como o povo pensou de Zaqueu? Esta é a ponta da novidade do Evangelho de hoje; Nosso Senhor ao visita-lo, nos mostra a possibilidade real de mudança de vida. "Para Deus nada é impossível", se depender Dele todos serão salvos! (Lc 18,27;Lc 1,37)

 Basta que abramos, o nosso coração à Deus, acolhamos desejosos de reconciliação, já não seremos mais os mesmos. A palavra de hoje revela o desejo de Deus Pai: Ele quer salvar, cada um de nós. Esta salvação de vida eterna, é, dom de graça, depende de cada um de nós, arrependermos de nossos pecados e mudarmos de vida.



O desejo que Zaqueu tinha de ver Jesus, era um bom sinal de reconciliação. Jesus soube aproveita-lo, e conquistou-o para o Reino. Foi isso que aconteceu com Zaqueu e sua família, toda a sua casa. ( At 16,31) 

O Evangelho deste Domingo nos dá a entender, o interesse e o carinho de Jesus, para com os pecadores naquele tempo, os marginalizados por um sistema religioso cruel e desumano, vítimas  de uma lei ultrapassada, de um juízo inclemente. Jesus quebra o tabu da lei,  porque "Deus é amor e misericórdia!"


 Os habitantes de Jericó desprezava Zaqueu, porque praticava injustiças como coletor de impostos, gozava do poder, recolhendo tributo dos pobres, para os conquistadores romanos.

 Por isso era odiado, desprezado por todos, mas Jesus não o deixou fora das propostas do Reino dos céus. Jesus veio salvar a todos os pecadores, que abrirem a porta de seus corações.

 Zaqueu era um homem de muitas posses, porque era ladrão; mas naquele dia sabendo que Jesus iria passar pertinho de sua casa, e por saber da fama do mestre, suas pregações, seus milagres despertou em seu coração,  vontade de ver Jesus. 

  Por ser de baixa estatura, subiu naquele sicômoro para vê-lo passar. O Senhor parou bem debaixo da árvore e olhou nos olhos de Zaqueu: "Desce depressa porque convém que hoje eu fique em sua casa.



 Jesus se convidou estar em sua casa; que alegria que honra, ele tão pecador, odiado pelo povo, iria receber em sua casa Nosso Senhor! Jesus foi a casa de Zaqueu, não falou de seu pecado, mas sua presença divina, tocou o coração daquele pecador: Zaqueu de pé arrependido de seus pecados, disse diante da sua família:

 “Vê Senhor; dou a metade de meus bens aos pobres, e a quem defraudei restituo quatro vezes mais". Em outras palavras, eu quero mudar de vida, quero ser uma pessoa melhor, não vou mais roubar à ninguém!


 Jesus disse emocionado: “Hoje a salvação chegou a esta casa, pois também ele é filho de Abraão. (Também é filho de Deus)  “O Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. ( Lc 19,10)

  Jesus é o Bom Pastor que visitou-o deixando as noventa e nove ovelhas, para ir em busca da centésima; a partir desse encontro, abriu seu coração, a casa e a vida de Zaqueu mudou.

 Oremos hoje com alegria: "Colocai Senhor, em nosso coração a mesma necessidade de Zaqueu, de vós encontrar, e fazei-nos aberto à graça e a conversão nos vos pedimos - Em vosso amor, ouvi, Senhor, o nosso clamor!" "Quando Jesus passar, eu quero estar no meu lugar!" Amém!

Jesus é o Senhor!

O TEXTO ELABORADO FOI CORRIGIDO E  MODIFICADO DA PUBLICAÇÃO DO BLOG "JESUS É O SENHOR!" 2013 ANO "C" joseinacioh.blogspot.com . Lit: DEUS CONOSCO dia a dia EVANGELHO SÃO LUCAS 19,1-10 ANO "C" 2016 - Pg 110-112. BÍBLIA DO PEREGRINO. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário