domingo, 25 de maio de 2014

EVANGELHO DE SÃO MATEUS 28:16-20-- 7° DOMINGO da PÁSCOA -- ASCENSÃO DO SENHOR -- ANO "A" 2014



                           ASCENSÃO DO SENHOR JESUS


  Naquele tempo, 16 os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17 Quando viram Jesus, prostraram-se diante Dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18 Então, Jesus aproximou-se e falou: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Portanto ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo 20 e ensinando-os a observar tudo o que vós ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo."

Palavra da salvação.
Glória a vós, o Senhor

 Nós povo de Deus, Igreja Católica Apostólica Romana, neste tempo estamos celebrando a Acensão do Senhor Jesus, com a toda as solenidades litúrgicas. O Senhor Jesus subiu  ao céu, com seu próprio poder. Nosso Senhor concluiu sua missão salvífica, e despede dos seus sem abandona-los, dizendo:" Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo."

 Ao subir para a direita do Pai, nos deixa a missão que Ele iniciou. "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura, quem crer e for batizado será salvo, e os milagres acompanharão os que aceitarem a palavra." ( Mt 28: 19-20; Mc 16:12-20) Este evangelho é fantástico, maravilhoso, pois fala do nosso futuro, como seremos na eternidade.

 O Senhor Jesus tem um corpo de glória, pode estar onde quiser, atravessar paredes, e ter a aparência que quiser. "Nas aparições Jesus ressuscitado estabelece com seus discípulos relações diretas, em que estes o apalpam e com Ele comem." 

 "Convida-os, com isso, a reconhecer que Ele não é um espírito, mas sobretudo a constatar que o corpo ressuscitado com o qual Ele se apresenta a eles é o mesmo que foi martirizado e crucificado, pois ainda traz as marcas de sua paixão." ( CIC 645 )

 "Contudo, este corpo autentico e real possui, ao mesmo tempo, as propriedades novas de um corpo glorioso: não está mais situado no espaço e no tempo, mas pode tornar-se presente a seu modo, onde e quando quiser, pois sua humanidade não pode mais ficar preza à terra, mas já pertence exclusivamente ao domínio do Pai."(CIC 645) 

 Este é o sonho que Deus Pai, tem sonhado para cada um de nós desde a constituição do  mundo...! Quem é o homem para que dele se lembre e o visites..? ( Eb 2:5-8 ; Sl 8:4 ) Na primeira leitura ouvimos a narração Lucana da Ascensão do Senhor, às comunidades, das igrejas primitivas.

 Jesus ressuscitado acabou o seu viver terreno e a missão salvífica do Reino, e ascende ao céu, entrando em outra dimensão, rompendo o muro da morte. Agora existe um corpo humano glorificado no céu, e transcendente por natureza divina, Jesus Homem Deus..!

 Ele esta  a direita do Pai, impassível, sereno, intercedendo por cada um de nós.  "Cristo morreu e reviveu glorioso, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos." ( Rm 14:9 )  

 O evangelista quer imprimir este fato, solene e histórico da inauguração da igreja nos corações dos cristãos que acreditam na ressurreição, e também naqueles  que duvidam da ressurreição do Senhor Jesus, conforme a narração no versículo dezessete deste evangelho. ( Mt 28:17 ) 

Com a ascensão, o Cristo inaugurou o tempo da igreja, que  é compreendido em dois eventos: A subida de Jesus a direita do Pai; e seu retorno no fim dos tempos. Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu disse o anjo aos discípulos que ficaram a olhar o Cristo que se ascendeu. ( At 11:1 )

"O corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi glorificado desde o instante de sua ressurreição, mas este corpo está escondido, velado, pela humanidade comum." Por isso durante os quarenta dias que ficou na terra pode se manifestar aos apóstolos com um corpo humano, que pode ser tocado, pode fazer refeições com os discípulos, e instruí-los sobre o Reino.

 O corpo glorioso do Senhor Jesus, é um mistério para nós, más  nos indica o nosso destino e o sonho de Deus Pai ao nos criar."Façamos o homem nossa imagem e Semelhança." (Gn 1:26) Deus  criou nos, seres humanos e nos colocou-o no topo da criação terrestre, mesmo com o pecado da desobediência, Ele ainda  aposta em cada um de nós, e espera de nós verdadeiros adoradores, em "Espírito e Verdade." ( Jo 4:23 ) 

Por isso o Ressuscitado vai dizer a Maria Madalena com uma palavra misteriosa: " Não me retenhas, porque ainda não subi ao meu Pai." Mas vai dizer aos meus irmãos e dize-lhes: Eu subo para o meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus." ( Jo 20:17 ) ( CIC 659-667 )

 Na segunda leitura, São Paulo nos exorta, à abrirmos o nossos corações à luz do Espírito para que sejamos iluminados na fé , na esperança da gloria eterna dos santos. Jesus ressuscitou dos mortos e vive para sempre na unidade com o Pai e o Espírito Santo. 

Todo o poder, toda a autoridade, potência, soberania, neste mundo e no outro que virá está com o Senhor Jesus. Por isso que temos que proclamar sem cessar, o poderoso nome do Senhor Jesus; digamos sempre: "Jesus é o Senhor da nossa salvação..! Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida..! Jesus Cristo é o Senhor da nossa família..! Jesus é o Senhor da minha igreja..! [...!] 

Deus Pai, entregou ao seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, todo poder e toda a autoridade. Ele é a cabeça da sua igreja que foi fundada e alicerçada com seu sangue redentor, no qual "os mártires da fé tem regado os alicerces com seus sangue ao imitar o Cristo ressuscitado." ( CIC 2473 )

 Por isso Nosso Senhor disse: "Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo." Fim do mundo pode se tratar dos lugares mais remotos do planeta, onde ainda não chegou a Boa Noticia do evangelho, esses lugares precisa se completar no coração de Deus. 

Muitos cristãos são martirizados, e serão martirizados por causa do nome de Jesus e seu evangelho. Mas para que o Cristo venha pela segunda vez, é necessário que o evangelho seja anunciado no mundo inteiro, e depois vir o fim. 

A Ascensão não é uma festa de despedida do Senhor Jesus deste mundo, ou uma festa da sua permanência cá na terra. Com efeito Ele não deixou este nosso Universo. Não abandonou o céu quando de lá desceu até nós, e nem afastou de nós quando novamente quando subiu ao céu.

 Como dizia Santo Agostinho: "Cristo está ainda presente e comprometido com este mundo com todo seu corpo que é a Igreja." ( St Agost. Sermo Mai 98 ) Ele é exaltado acima dos céus, acima de todos os nomes ." Pra que ao nome de Jesus se dobre  todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a gloria de Deus Pai, Que Jesus é o Senhor." ( Fl 2:10-11) Ele está no meio de nós..! Amém! 

Jesus é o Senhor!

OBS: TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA: "O VERBO SE FAZ CARNE Pg 90-92; 7° DOMINGO DA PASCOA E O LIVRETO: LITURGIA DIÁRIA Pg 17-18 ASCENSÃO DO SENHOR-- BIBLÍA AVE MARIA-- CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA CONFORME OS PARÁGRAFOS CITADOS EM PARÊNTESES. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário