domingo, 11 de maio de 2014

EVANGELHO SÃO JOÃO 14:1-12 -- 5° DOMINGO DA PÁSCOA --ANO A -- 2014


                        JESUS É O SENHOR!


 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1 "Não se perturbe  o vosso coração. Tendes fé em Deus, tendes fé em mim também.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3 e, quando eu tiver ido preparar- vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, afim de que onde u estiver estejais também vós. 4 E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho." 5 Tomé disse a Jesus: "Senhor, nos não sabemos para ondes vais. Como podemos conhecer o caminho?"  Jesus respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7 Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes." 8 Disse Felipe: "Senhor, mostra nós o Pai, isso nos basta!" 9 Jesus respondeu:  "Ha tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: Mostra-nos o Pai?" 10 Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11 Acreditai-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12 Em verdade, em verdade vos digo, que acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois vou para o Pai."

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!

  Nós estamos diante do evangelho de São João, e hoje o Senhor nos fala com todo amor: "Não perturbeis o vosso coração." ( Mt 24:6 ) O que é um coração perturbado? E quando se perde a esperança e a confiança, e não consegue enxergar mais a vida, e o amor nos outros. 

 São quando nossas vidas, são invadidas por infortúnios; dificuldades financeiras, uma perda de um ente querido, uma enfermidade, ou uma depressão profunda. Ou até mesmo uma tentação espiritual. Coisas ruins  tornam tempestades na nossa vida, parece que não temos mais fé, e  os problemas aumentam de tamanho. 

A dor, os fracassos e as desilusões fazem parte da vida humana, experimentaremo-as até o ultimo dia das nossas vidas; o próprio Jesus Cristo experimentou os sofrimentos do homem com seu corpo santo.  Mas Ele disse: "Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas coragem: Eu venci o mundo!"  (Jo 16:33)

O homem estará sempre, diante da dor e sofrimentos, devido a causa do pecado original. Quanto mais esforçarmos na santidade e adentrarmos no terreno espiritual, mais seremos provados na fé. Os santos místicos foram provados na fidelidade para com Deus. Nas provações vem as aridez espirituais; eu que dava conselhos  aos irmãos, animando-os na fé, agora é eu, que estou passando por provações.

 E agora, o que fazer com a noite escura da minha fé? Nosso Senhor neste evangelho, nos dá o ânimo e o consolo: "Não se perturbe vossos coração." É uma palavra de ordem para nós: "Crede em Deus e também em mim." Jesus está sempre conosco, mesmo nos momentos que parecer se fechar tudo ao nosso redor.

 E ai que entra a nossa fé, com sua centelha de esperança, abrindo nossos olhos para que enxerguemos, que existem o bem, e que ele está ao nosso redor, e é, mais forte que o mal. Nosso Senhor venceu o pecado origem da morte, por isso o bem triunfará gloriosamente no final. "O bem" é o próprio amor de Deus!"

Uma irmãzinha católica, conta uma experiência maravilhosa que teve com Nosso Senhor. Estava Ela na UTI de um hospital em Arapongas, a beira do leito de sua mãezinha toda entubada, sem perspetiva mais de vida, então ela começou a orar no Espírito, e conversar com  sua mãe, falando de Nosso Senhor Jesus Cristo, que Ele estava ali naquele lugar. 

Dizia com  fé: Mãe...! Agora eu sei onde Jesus fica! Ele fica aqui na UTI...Ele está aqui na UTI...! Quando acabou de dizer essas palavras, manifestou se a presença de Jesus todo risonho, que inclinava-se sobre a cama de sua mãe. Estava vestido de uma túnica alva e maravilhosa,  tinha incomparavelmente o sorriso mais lindo, de todos os homens. 

 Ela queria gritar para que todos que estavam ali, soubessem o que estava acontecendo com ela naquele lugar. Mas as lagrimas e a alegria daquela experiência maravilhosa, embargavam sua voz, não conseguia nem balbuciar, ficou muda diante da visão radiante do Senhor. 

Irmãos..! Realmente Jesus está onde menos pensamos e esperamos, Ele está na dor, na tribulação, nos irmãos, na alegria, na paz e até mesmo quando somos tentados, porque Ele é Misericórdia e amor. Mesmo nos momentos difíceis, podemos experienciar coisas do alto, basta que tenhamos fé. Deus está conosco, caminhando junto das nossas dificuldades, sempre ao nosso lado.

 Jesus é o caminho, a verdade e a vida; só Ele tem palavras de vida eterna."Não perturbeis vossos corações!" Lembremo-nos da promessa de Jesus, ao bom ladrão na cruz, quando lhe disse: "Senhor lembra de mim quando tiveres entrado no seu Reino!" E Jesus respondeu no meio das dores de seu martírio. "Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no paraíso." ( Lc 23:43 ) 

Ele não prometeu para algum dia no futuro, ou talvez um dia,  más de imediato, um lugar no céu. São Paulo na segunda carta a Timóteo diz: Na glória do Senhor, os sofrimentos vividos farão parte da nossa coroa, serão os seus adornos." ( 2Tm 2:5 ) Por isso o evangelho de hoje, Jesus fala-nos do céu. "Na casa de meu Pai há muitas moradas.

 Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver, estejais também vós." Esta é a esperança do verdadeiro cristão, a vida eterna. Jesus veio a este mundo nos salvar da morte eterna, porque o Pai do céu nos ama com eterno amor, e não quer perder nenhum filho seu.  

 O cristão que faz do Cristo modelo servo sofredor,  centro de sua vida, não tem dificuldades para vencer os sofrimentos ao longo da vida, quando se olha para o Cristo crucificado. A pergunta que podemos fazer diante de um sofrimento ou uma tentação. Porque Jesus teve que sofrer tanto, e dar a sua vida por mim..?! 

 Mas aqueles que infelizmente de alguma forma, se perturbam com os infortúnios do mundo, e não se encontraram com o amor do Cristo da cruz, sentirão desesperados, porque não tem o consolo espiritual. Pois não abriram seus corações para o Espírito Consolador. A nossa vida neste mundo é passageira, somos temporais, por isso somos sujeitos as alegrias e também tristezas. 

São nestas horas que descobrimos o quanto somos frágeis e dependente de Deus, então caem de nós o nosso orgulho e as prepotências, e queremos o alivio. O Catecismo da Igreja Católica diz: "O período que estamos vivendo é o tempo do Espírito Santo e do testemunho, mas é também um tempo ainda marcado pela tristeza e pela provação do mal que não poupa a Igreja. Esse período antecede os combates dos últimos dias."

 E deve ser vivido na expectativa, em vigilância e na oração de petição para que o Senhor venha. ( cf. CIC 672 ) Na grande oração sacerdotal de Jesus ao Pai, Ele rogou por nós. "Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim." ( Jo 17:20-26 ) 

 Ser um verdadeiro cristão, é descobrir em cada dia da nossa existência neste vale de lagrimas, a verdade do Pai, que nos revelou, seu amor por nós, e aceitar o seu amor misericordioso. Nós estamos no mundo mas não somos do mundo, fomos criados para a vida eterna, o Céu. Amém!

Jesus é o Senhor!

NÃO PERTURBEIS VOSSOS CORAÇÕES
JO 14:1


TEXTO ELABORADO COM O AUXILIO DO LIVRO DE LITURGIA DEUS CONOSCO dia a dia ano A n°149- MAIO 2014-
pg 76.









Nenhum comentário:

Postar um comentário