domingo, 4 de maio de 2014

EVANGELHO SÃO JOÃO 10:1-10 -- 4° DOMINGO DA PÁSCOA -- ANO A -- 2014


                                          JESUS O BOM PASTOR



Naquele tempo, disse Jesus: 1 "Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2 Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4 E, depois de fazer  sair todas as que são suas, caminha á sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos." Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que queria dizer. 7 Então Jesus continuou: "Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutam. 9 Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10 O ladrão só vem para roubar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

Nós estamos diante do maravilhoso evangelho de São João, hoje o Senhor; "O bom pastor" nós convida a estar atento a sua voz. Ele mesmo disse: Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim. ( Jo 10:14 ) Nosso Senhor Jesus Cristo é o Bom pastor; só diante Dele,  nossos joelhos  devem-se dobrar, e o nosso coração espiritual escuta-lo. Escutar o bom Jesus, é identificar-se como ovelha do seu aprisco, querendo ser conduzida por Ele, ao caminho do Reino dos céus.

 Os falsos pastores estão a serviço do anti-cristo no mundo; querem que as ovelhas confundidas pelas mentiras, do pluralismo religioso mundano, ajoelhem-se, e os aceitem, e os honrem. Hoje como sempre, se repete as mesma situação, desde a aurora da igreja primitiva, eles agem-se como lobos, e suas alcateias. Esses assaltantes de almas vêm a porta do redil, e batem nos corações dos homens, pedindo sua confiança. 

  O evangelho de São João, foi escrito nos anos noventa, após a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, neste tempo  as igrejas joaninas, lutavam contra as investidas desses falsos discípulos, que queriam impor falsas doutrinas [gnoses] origem pagãs, nas comunidades cristãs primitivas. Hoje se repetem as mesmas investidas dos lobos da "Nova Era." Vão fundando os seus apriscos, e suas instituições religiosas, aqui e acolá, para tirar proveitos em prol de si mesmos. 

 Quantos vem aos portões de nossas casas, distribuir panfletos e revistas de conteúdos escatalógicos do fim dos tempos, e  materias científicas, e pregam que Jesus Cristo não é Deus, e o Espirito Santo não existe, só uma força, ou energia. Eles são literais e radicais nas sagradas Escrituras, enquanto se intretem com eles no portão, corre-se o risco do arroz da mamãe se queimar  na panela da manhã domingueira. Cada pseudo tem suas propostas pessoais, baseados nos versículos da biblía, com pastagens diferentes, e ai os rebanhos, ficam divididos e desorientado,  fácil para a tosquia.


 Cada pseudo-pastor diz: Vinde a mim; ouçam-me, que sua vida vai prosperar, você está pobre porque não tem a benção e a justiça. Se Deus não me atender o meu pedido, vou rasgar a biblía, vou joga-lá na parede porque está escrito. Se o Senhor Jesus Cristo, passasse neste tempo por aqui, passaria vergonha com eles, diante dos milagres que operam. Esquecem que Jesus disse na tentação do deserto, a satanás: "Não só de Pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." ( Dt 8:3; Mt 4:1-11 )

 Venham..! Desafio a fazer uma oferta..! Vamos fazer a corrente dos empresários, Deus vai te dar carros, empresas, e dinheiro. Compre o lenço do suor do pastor, o chapéu, a meia abençoada, etc e tal. [...] São estes os ladrões e mercenários, que Nosso Senhor Jesus Cristo fala no evangelho de hoje; consciente ou inconscientemente querem se fazer apascentar pelas ovelhas e não apascentar; mas engordar-se a custo delas, serem poderosos na mídia, em números e somas. Nosso Senhor deixa bem claro quando diz: "Quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador." ( Jo 10:1-5 )

 O profeta Zacarias vai dizer na sua profecia: "Ai do mau pastor que abandona o seu rebanho. Que a espada fira o seu braço e seu olho direito! Que seque o seu braço e seja coberto de trevas o seu olho direito!" ( Zc 11:15-17 ) "A humanidade é um rebanho de ovelhas, mas infelizmente o rebanho é um objeto de disputa e de conquistas, por forças opostas dos lobos vorazes, pelas ovelhas do Bom Pastor, e sempre sujeito a diversos apelos. "O blog "Jesus é o Senhor," é um texto católico,  escrito por leigo,  para proclamar o evangelho e denunciar as falsas doutrinas. "Jesus precisa ser o Senhor da nossa vida e da nossa salvação..!"

Há pastores de igrejas cristãs protestantes, com doutrinas sérias, homens de Deus e santos, que amam Nosso Senhor Jesus Cristo, que reúnem ovelhas ao seu redor, formam um círculo, um grupo ou um partido, porque acreditam que tem algo a dizer-lhes, e dar a suas ovelhas a palavra de Deus, mostrando o caminho do céu. Eles Merecem todo nosso respeito, pois Jesus falou: Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. ( Ez 34:23-31 ) 

Nosso Senhor falou: "Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram [ antes de mim ] foram ladrões e salteadores [...]. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem. [...]. Eu vim para que [...]. tenham vida." ( Jo 10:1-14 ) O evangelho  e sua liturgia neste Domingo, nos convida diante da voz do Bom Pastor, a olhar de novo, para a luz da vitória do Cristo na sua ressurreição sobre a morte, sua páscoa. 

Deus na sua infinita Misericórdia, abdicou-se de sua realeza, e veio ao encontro do homem pecador, para salva-lo da morte eterna por meio de seu Filho Jesus Cristo. Como é maravilhoso o nosso Deus..?!  Na primeira leitura deste Domingo São Pedro no seu discurso no dia de Pentecostes, dirigindo a multidão dos judeus que ainda não se tinham convertidos, explica-lhes o sentido da morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Prepara-os para a fé e a conversão.

 O velho pescador da Galiléia faz sua primeira experiência como pescador de almas, pelo poder do Espírito Santo. Naquele dia se uniram à igreja de Cristo mais de três mil pessoas. E eles perguntavam a Pedro e os outros apóstolos: Irmãos o que devemos fazer? Eles respondiam: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." Na segunda leitura é ainda o apóstolo Pedro que fala às comunidades cristãs, que são os que estão a mais tempo na igreja. " Cristo padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as suas pegadas." 

 O apóstolo Pedro, em seu ministério pastoral, chama a comunidade igreja, ao arrependimento e conversão. Arrependei-vos..! Então o evangelho nos dá a direção; que seguir as pegadas de Jesus, e o mesmo que seguir o Bom Pastor, por excelência. " Eu sou o Bom Pastor, o bom pastor dá sua vida pelas suas ovelhas. ( Jo 10:11; Ap 3: 15-20 )Irmãos Jesus está falando conosco, discípulos de hoje..! Ele é o nosso Bom Pastor, é, a única porta pela qual passaremos e encontraremos a felicidade eterna. Não se trata de seguirmos o partido de Cristo ou da igreja, mas o próprio Cristo. 

 "Nós Cristãos devemos saber distinguir entre mil vozes que perpassam os ares a voz que, como disse Nosso Senhor, as ovelhas reconhecem a minha voz." Hoje depende de cada um de nós, e da abertura do nosso coração para ouvi-lo e segui-lo. Na segunda leitura Pedro nos diz: "Andavam como ovelhas desgarradas, mas agora tens um Pastor que e o guarda da vossa vida." Este guarda se chama Nosso Senhor Jesus Cristo, "Caminho verdade e vida." (  Pd 2: 24-25; Is 53:1-12 ) E assim com toda esperança, Jesus, o bom Pastor, será a porta do Reino dos céus pela qual passaremos e entraremos no gozo eterno. Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO LABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA; "O VERBO SE FAZ CARNE" 4° DOMINGO DA PÁSCOA Pg 78-81- ANO LITURGICO ANO "A" DEUS CONOSCO dia a dia MAIO 2014 N° 149


EIS QUE ESTOU Á PORTA E BATO: SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ME ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREMOS, EU COM ELE E ELE COMIGO. AP 3:20








Nenhum comentário:

Postar um comentário