domingo, 20 de setembro de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 9,38-43.45.47-48 -- 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" -- LEITURAS: Nm 11,25-29;18 ; Tg 5,1-6 -- LITURGIA P/27/09/2015 - COR VERDE -- ANO DA PAZ !



                  QUEM É O PROFETA?
                                
NÃO O PROIBAIS!
Naquele tempo,38 João disse a Jesus: Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nos o proibimos, porque ele não nos segue.39 Jesus disse: "Não o proibais", pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim.40 Quem não é contra nós e a nosso favor.41 Em verdade eu vos digo: Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.42 E se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem , melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.43 Se tua mão te leva a pecar, corta-a! é melhor entrar na vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.45 Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na vida sem um dos pés, do que tendo os dois, ser jogado no inferno.47 Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo dois, ser jogado no inferno,48 onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga."


Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!



Queridos irmãozinhos povo de Deus, o Evangelho deste Domingo, nos leva a reflexão: Nosso Senhor está indo para Jerusalém, mesmo contra a vontade de seus discípulos, mas estão seguindo com Ele, e recebendo suas instruções acerca do Reino de Deus. 

O caminho de Jesus para Jerusalém é uma sucessão de ensinamentos, e recomendações. Jesus nota que os Apóstolos são fechados, aos que são diferente deles, aos grupos religiosos que adoram a Deus de modo diferente. 

A leitura do Evangelho de Marcos, nos oferece duas possibilidades de reflexão: Uma a respeito da atitude a ser assumida com aqueles que não são "dos nossos;" outra sobre o escândalo. A liturgia parece inclinar-se para o tema, que concorda a primeira leitura, e a do Evangelho. 

Vejamos na primeira leitura..! Alguém correu para dizer a Moisés, que dois israelitas no acampamento estavam profetizando, sob ação do poder do Espírito de Deus. Moisés, Moisés... meu Senhor..! 

 Disse o jovem, manda que eles  se calem! Moisés disse ao seu  jovem ajudante. "Tens ciume de mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse um espírito!" ( Nm 11,29 ) 

No Evangelho também Jesus disse aos discípulos, para não proibir aqueles que profetizavam em seu nome: "Não o proibais [...] quem não é contra nós é a nosso favor."A exortação para nós hoje é: Deus quer salvar a todos; Ele está presente em todos os povos, culturas, e religiões.

 Deus age na Igreja e também fora dela, espalhando deixando os seus sinais de sua presença. a liturgia de hoje é um convite para o ecumenismo, o diálogo, a colaboração com todos os que procuram o bem, a justiça, a paz, um mundo mais fraterno e mais humano.

O que o Senhor quer nos dizer nestes dois episódios tão parecidos?Que o Espírito Santo sopra onde quer; ( Jo 3,8 ) e que não devemos encarar as coisas da fé, com uma espécie de estrelismo ou torcida. 

Jesus disse também: Tenho também outras ovelhas que não são deste curral. Também a elas eu devo conduzir; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. ( Jo 10,16 )

Ninguém pode, monopolizar o Espírito Santo, pois a lei do Senhor é perfeita, uma alegria ao coração. Não podemos esquecer que o cristão só deve agir na caridade. 

A disponibilidade para a cruz, passa pelo serviço, de servir ao nosso próximo, através do amor fraterno e o respeito mútuo. Os primeiros  cristão eram assim na Igreja primitiva. (At 2,42-47)

 (Tertuliano no seculo II da era cristã escreveu à Igreja: "Vejam como eles se amam..?" Tertuliano autor cristão; sua famosa obra "Apologia", lutou contra as heresias do gnosticismo, no segundo seculo da era cristã. Foi um dos primeiros a chamar os "Fieis do Caminho" de "Cristãos" e escrever uma obra cristã em latim: "Corpus") ( Fontes: wikpedia a Inciclopédia Livre )

"Deus escolheu, tanto no Antigo como no Novo Testamento, instrumentos para se manifestar e se revelar. Ele quis instituições que fosse lugar de encontro, para ouvir sua palavra, louva-lo e ama-lo.

 "A Igreja é o lugar de encontro" e da ação privilegiada de seu Espírito, Mas não amarrou a eles, não concedeu em monopólio e em contrato seu Espírito a ninguém, por isso Ele sopra onde quer. ( Para nós católicos, eles são pelo poder do Espírito Santo: A  palavra do Senhor que é a Bíblia Sagrada,  a tradição Apóstolica, a Igreja que somos todos nós, os Sacramentos dispensados por Ela,  e a Hierarquia Eclesial à serviço da Igreja de Cristo ) 

"Mesmo porque a liberdade de Deus é tal que nenhuma realidade criada a pode expressar inteiramente ou gerenciar. Isto impõe também hoje aos discípulos de Jesus grande respeito e tolerância: devemos olhar com alegria nossos irmãos em Cristo. 

Não com ciúmes, não aqueles que, embora não sendo dos nossos, profetizam e expulsam demônios, isto é, trabalham para uma autentica promoção do homem." As palavras de Jesus vale para nós e para os de fora: "Quem não é contra nós é a nosso favor." ( Mc 9,40 )

 No Evangelho de hoje, Nosso Senhor nos chama atenção também, para o segundo ensinamento: "Não escandalizar os pequeninos," mostra-nos que a falta de harmonia, de coerência em seu seguimento induz ao descrédito a sua proposta, e afasta os pequenos da adesão ao Reino de Deus. 

"Escândalizar um destes pequeninos", significa pôr-lhes algum tropeço, ser para ele ocasião de pecado. "Se teu olhar te escândalizar", significa: se te impede de entrar no Reino. Na linguagem bíblica tem dois significados fundamentais: "tropeço" e "obstáculo".

 No primeiro significado, indica algo que faz cair, que desvia do caminho, que leva a geena. ( Morte eterna ) No segundo significado indica algo que impede e fecha o acesso, um muro mais que de pedra; na linguagem de Jesus o que impede a vinda da fé, a graça, e a entrada no Reino de Deus. 

Nestes Tempos Finais, neste seculo, os homens acostumaram com a graça de Deus, (Relativismo religioso) surgiram muitas alternativas religiosas, muitos correm, ao imediatismo religioso, muitas vezes falsos profetas pregam um evangelho anti-cristo, e anti reino.

 São João è aquele discípulo, que o Senhor repreendeu-o, no Evangelho por fazer calar aqueles que profetizavam em nome de Jesus. ( Jo 9,38-40 ) Mais tarde vai dizer as comunidades Joaninas, tentadas pelo gnosticismo: Examinai se os espíritos, são de Deus ou não ! Jo 4,1-6 )

Os homens tornaram-se insensíveis ao amor, não tem fé verdadeira, de um modo farisaicos, perderam o respeito para com Deus e zombam Dele, dizendo: Que é feito de suas promessas de sua vinda gloriosa..? ( 2 Pd 3,1-16 ) 

 No terceiro ensinamento de Jesus do Evangelho de hoje, nos ensina a cortar pela raiz todos os desejos e sentimentos, que nos afasta de seu seguimento e sua proposta. Para isso é necessário ter clareza da missão e das exigências necessárias, e respeito para uma vivência fraterna  Ecumênica, à transmissão da Boa Nova.

 Encontraremos pessoas que talvez não crêem e combaterão nossa fé, pelo nosso mau exemplo, do que gente que não crêem por preguiça ou maldade. "Ai do mundo pelos escândalos" deve-se acrescentar: "Ai dos maus cristãos pelo escândalo!"

 Hoje nós Igreja celebramos o dia da Bíblia. Queremos dar o devido valor a essa palavra, que será proclamada em todos os lugares do mundo. Onde cristãos estiverem reunidos em nome do Senhor Jesus. "Ao nome de Jesus todos os joelhos se dobrem no céu, no inferno e na terra. ( Fl 2,10 ) "Jesus é o Senhor!"

Onde as centelhas do Espírito Santo serão derramadas, sobre  o nosso cálice na sagrada mesa da Eucaristia. Onde diremos com alegria; que o pão e o vinho é o Sangue e a Carne, do Senhor Jesus. "Mandai vosso Espirito Santo!" ( Oração Eucaristica V - Missal, Pg 495 )


A palavra escrita, nos revela muitas coisas para o nosso bem viver e nos traz, de modo muito especial, para sermos profetas. Salmodiemos com alegria esta liturgia neste Domingo: "A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração!" Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA " O EVANGELHO SÃO MARCOS 9,38-43.45.47-48 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B" SUA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE Pg 440-443. TEMA: "SOBRE O ESCÂNDALO" -- FOLHETO DOMINICAL "DEUS CONOSCO dia a dia" Pg 106 108.122-123.-- BÍBLIA AVE MARIA.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário