domingo, 13 de setembro de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 9,30-37 -- 25º DOMINGO TEMPO COMUM ANO "B" 2015 -- Leituras: Sb 2,12.17-20; Sl 53; Liturgia p/20/09/2015 -- ANO DA PAZ.

          SER SERVIDOR É O FUNDAMENTO DO AMOR!    
             
Naquele tempo,30 Jesus atravessava a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso,31 pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: "O Filho do Homem vais ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas três dias após sua morte, ele ressuscitará".32 Os discípulos porém não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar.33 Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes:"O que discutíeis no caminho?"34 Eles, porem, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.35 Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: "Se alguém quiser ser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!"36 Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e abraçando-a, disse:37 "Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou".

Palavra da salvação.
Glória a vos, Senhor!

   
                         
                 

 Queridos irmãos povo de Deus, neste Domingo, junto a sagrada liturgia vamos meditar um tema muito forte: Quem será o primeiro no Reino de Deus? O Senhor se coloca com muito amor no meio de nós, a perguntar-nos sobre as nossas vidas, e anuncia-nos o caminho da pequenez e do serviço da fraternidade. 

'Quem quiser ser o primeiro que seja o último de todos e aquele que serve a todos!" ( Mc 9,35 ) A pergunta para nós é: Como estamos servindo ao Senhor nosso Deus? Atualmente vemos o exemplo profético do Papa Francisco, que nos mostra o caminho de uma igreja serva e a serviço de todos, principalmente dos marginalizados da sociedade.

 No Evangelho de hoje, Jesus está percorrendo a Galileia, ensinando seus discípulos, revelando sua Messianidade, caminhando rumo a Jerusalém. Nosso Senhor, continua instruindo seus discípulos que estão com grande dificuldade de entende-lo. 

 Jesus está se preparando para a sua paixão, pois chegou o tempo de Deus ser glorificado. Os discípulos, estão discutindo uns com os outros, quem dentre eles será o maior, quando Jesus implantar o  seu Reino. ( Mc 9,34 ) 

 Eles vão com ele neste caminho, estão cegos, seus desejos e  seus sonhos, são imanentes. ( Mt 20,20-28 ) Nosso Senhor reage, diante da atitude mundana dos discípulos; e o que ensina esta palavra, para nós hoje, pois o Reino de Deus não é comida e nem bebida. 

Estas coisas terrenas pertence a este mundo, não que não sejam boas, temos o direito de trabalhar e conquista-las, faz parte de nossa existência humana, enquanto estivermos aqui. Os homens querem serem os primeiros, é um desejo natural, inato, primitivo que faz parte de todo o ser humano, na busca da felicidade. 

Um leitor desavisado pode pensar que o Evangelho condena tudo isso, que o esforço feito pelo homem para progredir; o Evangelho o transforma num esforço de recuar, mantendo o ser humano na inercia e numa passividade de acomodação. Não é assim..!

 Deus quer que lutemos pelos nossos direitos e nossas conquistas, enquanto estivermos aqui, é, lícito sermos grandes. Mas também nos ensina, olharmos para o alto, porque estas coisas terrenas pertencem a este mundo e devem ficar por aqui quando formos chamados a comparecer no tribunal do Senhor.

Na tentação do deserto, satanás ofereceu tudo isso a Jesus para desvia-lo do projeto do Reino de Deus,  mas Nosso Senhor foi fiel na sua missão salvífica. Ele não aceitou..! ( Lc 4,1-13 ) O velho Adão deixou ser levado pelo materialismo mundano, mas o "Novo Adão "foi fiel até o fim, à missão salvífica do Reino de Deus.

 A primeira parte do Evangelho deste Domingo contém a "segunda profecia da paixão. A primeira profecia da paixão é aquela que escutamos Domingo passado por ocasião do episódio de Cesareia de Filipe. ( Cesareia de filipe era assim chamada, para distingui-la  da Cesareia do porto do mar. Ficava situada numas das nascentes do Jordão junto o monte Hermon, onde construíram um templo ao deus pagão Pã, E chamada de Cesareia em honra ao imperador Cezar, pelo tetrarca Filipe ) 

A revelação da paixão caminha junto, com a revelação da messianidade de Jesus; conforme Jesus vai se revelando como o Messias esperado. Por onde passa, o Senhor vai curando, libertando, expulsando os demônios, e fazendo grandes sinais. Mas se revela ao mesmo tempo, como o Messias, o servo destinado ao sofrimento, preparando seus discípulos para o "escândalo da cruz." ( Is 53,1-12 )

  Os discípulos "não entendiam estas palavras; e tinham medo de lho perguntar." Tinham medo que a explicação lhes desfizessem  seus sonhos e suas esperanças que os conduziam para uma direção bem diferente. Tinham deixado tudo: Famílias, campos, negócios; tudo por causa da "novidade do Reino", anunciada por Jesus.

 Esta situação dos discípulos, nos introduz na segunda parte do Evangelho, em que Nosso Senhor dissipa este equívoco, que persistia na mente dos discípulos, a seu respeito. É um dos pontos mais elevado do Evangelho, trata-se de uma virada importante na vida de Jesus. 

O Evangelista Marcos diz que à pergunta de Jesus aos discípulos, que discutiam animadamente pelo caminho, a questão do poder, quem seria o maior, calaram-se os seus ânimos, diante da pergunta do Rabi: " O que discutíeis pelo caminho?"

O Evangelista Mateus também escreveu, no seu Evangelho esse comportamento meio estranho dos Apóstolos: "Quem é maior no Reino dos céus!" (Mt 18,1 ) Basta recordarmos o episódio da mãe dos filhos de Zebedeu, pedindo a Jesus, honrarias a seus filhos, Tiago e João.

 Os discípulos pensam racionalmente, a implantação do Reino de Deus, um reino terreno com cargos e honorificências, por isso  eles começaram a se candidatar aos melhores posto.22 Jesus disse aos discípulos: "Vocês não sabem o que estão pedindo. 

Por acaso, vocês podem beber o cálice que eu vou beber?" Eles não tinham noção do que estavam dizendo e disseram unanimante: "Podermos!" (Mt 20,20-24 ) 

Chegando em casa onde Jesus e seus discípulos estavam hospedados havia uma criança. Jesus a chama junto de si e a toma nos braços e prossegue falando: "Todo o que recebe um desses meninos em meu nome, a mim que recebe." ( Mc 9,37 ) 

Estas frases pronunciadas por Jesus naquela ocasião, certamente não foi a única; pois a necessidade de ter sido presente em todos os outros sinóticos. O objetivo da Boa Noticia, é abrir a mente das comunidades ao amor, que no Reino de Deus, somos todos pequenos e iguais.

Mateus por exemplo, refere outra frase de Jesus ainda mais forte no seu Evangelho em outra ocasião: "Em verdade vos declaro: Se não transformardes e vós tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos Céus..!"

 É como a nós dizer - que perda de tempo, se preocuparmos quem irá ocupar a mais alta posição..? Poucas cenas evangélicas são mais simples do que esta, e mais carregadas de tensão e de luz; os pensamentos dos homens se chocam com o pensamento e a lógica de Deus. 

Os Apóstolos não foram libertados definitivamente dos sonhos terrenos, e voltarão ao assunto mais vezes; ( Mc 10,35; Lc 22,24 )  mas certamente no olhar do mestre naquele dia eles perceberam a distância que separava Dele e quanta estrada deviam ainda percorrer para aproximar da meta que Jesus lhes propunha.

Somente depois de Pentecostes, que tudo lhes tornou claro e seus pensamentos conformaram com o de Jesus. Então um por um, beberam do cálice do Senhor através da coroa do martírio.

A mensagem do Evangelho de hoje, nos trás uma proposta: Fazermos da nossa vida, um dom de amor-serviço ao nosso próximo, principalmente aos pequenos, aos pobres, aos excluídos e marginalizados de nossa sociedade.

 A pergunta para nós é: Quem nossa comunidade deveria por, hoje, no centro de nossa celebração? A quem deveríamos dar hoje nosso abraço para comprometermos como verdadeiros discípulos de Jesus? "Porque há divisões em nossa comunidade?" Onde está a raiz de tudo isso..?!

A proposta divina é levar-nos do imanente, para o manente à vida plena e eterna, o Reino dos Céus. O "Transcendente". Quem quiser ser o primeiro seja o último, e servo de todos. As trevas do desejo de poder, de ocupar o primeiro lugar, opõem-se ao Evangelho que nos ensina o caminho do serviço, como o caminho do Reino da santidade e da paz. Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: 25º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" Mc 9,29-36 -- Pg 435-439 TEMA: QUEM É O MAIOR NO REINO DOS CÉUS. SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE." FOLHETO LITÚRGICO: DEUS CONOSCO dia a dia, Pg 87-89 e 122.

                                                   

                                                                       







                                             









Nenhum comentário:

Postar um comentário