segunda-feira, 27 de maio de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 15:3-7 ANO 2013 ( Não seguiu a CNBB )

                                                          A OVELHA PERDIDA



3 Naquele tempo Jesus respondeu aos fariseus com a seguinte parábola: 4 Se algum de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás da extraviada até encontra-lá?
Sim? Ao encontra-lá a coloca nos ombros contente, 6 vai para casa, chama amigos e vizinhos e lhes-diz: Alegrai comigo porque encontrei a ovelha perdida. Eu vós digo que da mesma forma haverá no céu mais festa por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos, que não precisam arrepender-se.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

  O Evangelho deste Domingo é de Lucas, e trás uma mensagem maravilhosa, da misericórdia do amor de Deus, por sua Igreja. O Evangelho nós conta que Nosso Senhor está falando com os discípulos, e também com os fariseus e escribas. Os fariseus eram pessoas que pregavam a moral, e as leis religiosas judaicas, mas não viviam o que pregavam. Acreditavam serem os únicos com as verdades do Velho Testamento, e autos-suficientes para cobrar as normas, os ritos, e  impor leis que era um fardo para o povo Judeu.

 Esse Grupo de Judeus foram os responsáveis pela perseguição de Jesus, que terminou com sua morte na cruz. Muitas vezes vemos Jesus censurando esse grupo de judeus pela suas hipocrisias, e por estar querendo pó-lo em contradição, para leva-ló ao tribunal para condena-ló. Os escribas eram pessoas que tinham por oficio, registrar as leis e normas, copiarem texto sagrados do Pentateuco, os proféticos e os sapiensais para os fariseus, e as comunidades judaicas.

São Lucas usa da imagem do bom pastor, nesta parabóla para falar do amor e  a misericórdia de Deus. O Senhor é o próprio Pastor que cuida de cada um de nós. A ovelha é um animal que precisa de cuidados e direcionamentos. Qualquer descuido elas podem ficar doentes, machucarem, cair em buracos ou ser presa de predadores.
O senhor nós compara com as ovelhinhas que precisa de cuidados e atenção. Esta ovelha somos cada um de  nós, que muitas vezes com  os nossos pecados, afastamos de Deus.

Isso quer dizer que o nosso Deus se preocupa com os pobres excluídos, marginalizados no caminho?! Esse Evangelho e para encher-nós, de esperanças e fé os nossos corações!
Aos olhos de Deus todos nós somos iguais,  Ele olha para cada um de nós, como pessoas únicas, não importa a condição em que estejamos. Deus é amor!

O pastor verificou que faltava uma ovelha no seu rebanho, e por isso ficou triste, afrito, preocupado, ansioso, pela ausência da ovelhinha, e vai em sua procura, deixa as noventa e nove num lugar deserto e protegido, de  ladrões e predadores, e  busca a fujona. O rebanho só é completo com a volta da ovelhinha perdida!
O pastor da parabóla tem orgulho das suas ovelhas, e coloca em primeiro lugar os cuidados do rebanho. O Reino de Deus só e completo, com a presença de todos os filhos de Deus.

 Jesus revela que somos os valores fundamentais do Reino de Deus! Irmãos a nossa lógica humana é egoísta, e as vezes até desumana. Quantos de nós não deixaria a ovelha marginalizada no caminho perdida, e contentaríamos com as noventa e nove? Não e assim que acontecem muitas vezes na comunidade? Vamos em busca do irmãozinho que se afastou da igreja? Preocupamos se eles estão bem, ou se correm risco de ir para outras pastagens? Os lobos estão lá fora, só esperando para dar o bote!?


Venham pare de sofrer! Você quer prosperar e ficar rico?
Irmãozinhos Peguemos a nossa bíblia e leiamos:" O perigo das riquezas." (Mt 6:19-21)
"Não acumuleis riquezas na terra, onde roem a traça e o caruncho, onde os ladrões arrombam e roubam.
Acumulai riquezas no céu, onde não roem traça nem caruncho, onde ladrões não arrombam e nem roubam. Pois onde está tua riqueza, aí estará teu coração."


Hoje o Senhor está também procurando por discípulos, que esteja disposto a deixar as noventa e nove, na sua comunidade, pois já estão bem alimentadas pela palavra que lá é semeada, e ir em busca de almas que o Evangelho não as encontrou, estão a deriva e perdidas, sequiosas por águas refrescantes do Espirito Santo!
Cada um de nós tem um pouco de pastor, e um pouco de ovelha.
Existem varias formas de pastor e de ovelhas. Precisamos discernir, e tomar muito cuidado! um bom missionário se apega ao Espírito Santo para evangelizar! Que evangelizador seriamos para Jesus sem o Espírito Santo?! 

Cuidado!!! Com os anti-cristo hipócritas, vestidos de lobos! Outros  apriscos realmente são de Deus, pois semeiam e testemunham  sã doutrina nós corações das ovelhinhas do Senhor! E nós ovelhas que já bebemos da água do Espírito, é nosso dever sabermos escolher o aprisco do verdadeiro Pastor, arrebanhar as ovelhas sedentas  para Jesus.

E preciso proclamar o verdadeiro Evangelho, pois o mundo está sequioso das águas do Espírito. Outro dia um pastor protestante de certa denominação, disse que Nosso Senhor Jesus Cristo nas Bodas de Caná, o milagre da transformação da água em vinho, não serviu pra nada, não  converteu ninguém não curou ninguém. Mas se as pessoas viessem na sua igreja, ele iria pregar a conversão com os 318 pastores, e os milagres iriam acontecer. Ovelhas cuidado!!! Esse ai quer ser mais que Jesus.(Mc 9:38-40;At 19:11-20)

E preciso pregar o Evangelho na unção do Espírito. Paulo pregava a palavra com poder do fogo do Espírito Santo, e as pessoas não enxergavam Paulo, mas o Senhor Jesus ressuscitado. E as pessoas era tocadas pelo Evangelho, curadas e libertadas do mal!
Que nós também quando estivermos em missão, sejamos homens e mulheres humildes e cheios do Espírito, que não preguemos a palavra para nós aparecer, porque quem tem de aparecer, e o Senhor Jesus.  O Bom Pastor!

Jesus termina esta parabóla dizendo: que o Pastor foi atrás da ovelha perdida e a encontrou, encontrando-a colocou-a nos ombros, e a trouxe muito contente para casa. E fez uma festa, convidou seus amigos dizendo: Alegrai comigo, porque encontrei a minha ovelhinha perdida. Foi por isso que Deus no seu amor infinito, enviou seu filho único, para nós encontrar e resgatar da morte eterna. Jesus é o nosso Salvador, o bom Pastor!
O Senhor falou também que haverá festa no céu por um só pecador convertido, do que por noventa e nove justos que já goza da graça de Deus. É alegria que sobe ao céu, e festeja no céu o acontecimento!

Jesus é o Bom Pastor! 
Jesus é o Senhor!!!

A ovelha perdida

Eram cem ovelhas que o pastor possuía
Eram cem ovelhas que o pastor levou
Sucedeu uma tarde que ao conta-las todas
Lhe faltava,lhe faltava uma e triste chorou

As noventa e nove deixou no aprisco
É pelas montanhas a busca-la foi
Encontrou-a perdida, tremendo de frio
Curou suas feridas,a pôs em seus ombros
E ao redil voltou

Esta triste estória, volta a repetir-se
A cada nova ovelha, que perdida vai
Sem Deus e sem consolo, sem Deus e sem consolo
Sem o seu perdão

Agnus Dei































Nenhum comentário:

Postar um comentário