domingo, 19 de maio de 2013

Evangelho de São João 16: 12-15 ano c 2013

  SANTÍSSIMA TRINDADE



Naquele tempo disse o Senhor Jesus:12 Muitas coisas me restam para vós dizer, mas por enquanto não podeis com elas.13 Quando Ele vier, o Espírito da verdade, vós guiará para a verdade plena.
Pois não falará por sua conta, mas dirá o que ouve, e vós anunciará o futuro.14 Ele me dará glória porque receberá do meu e o explicará.
15Tudo o que o Pai tem é meu, por isso vós disse que receberá do meu e vó-lo explicará.               


Palavra da salvação!  
Glória a vós, Senhor.


Na festa da Santíssima Trindade somos convidados a contemplar o amor de Deus, que nunca desistiu de nós, mesmo quando estávamos nas trevas impiamente. Após primeiro pecado original, do homem no paraíso, imediatamente a Santíssima Trindade usou da sua infinita misericórdia para conosco, enviando a sua Segunda Pessoa, para redimir nossas misérias, e salvar nós da morte eterna.( Cat.396) O Espirito Santo realizador de santidade cuidou-se, preparar o caminho do Verbo de Deus,  tornando-o  humano como nós, menos  no pecado, e a palavra se fez carne e habitou no meio de nós, através do santíssimo seio da virgem Maria, à escolhida entre todas as mulheres veio á nós a salvação.( Gn 3:15 ) O Deus de amor veio ao nosso encontro, diferente de outras crenças, onde e o ser humano que vai ao encontro de Deus. Exultemos irmãos, demos glória ao nosso Deus!


O amor de Deus é gratuito e infinito, nós não merecemos esse amor, mas Deus nós dá como dom. Ele não cessa de chamar-nós e atrair-nós em sua direção, seu desejo que nós convertamos ao seu amor.(Cat.27 ) O egoismo, o orgulho, foi o pecado que nós separou de Deus, no paraíso. A vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, expressa o amor de Deus que não esqueceu de nós.(Cat.50) Em Cristo fomos adqueridos, novamente como filhos adotivos de Deus, por isso a importância do Batismo em Cristo, morremos com Jesus para uma nova vida de ressurreição, Jesus tirou nós das trevas e trouxe-nós à luz. ( Cat.1110) E neste processo do Espirito que chegaremos no novo homem  "imagem e semelhança de Deus", cujo protótipo glorioso é o Cristo Jesus! ( Cat.355-358 )

O tema fundamental deste Evangelho, e percebermos o Espirito Santo atuando sem cessar, na missão da Igreja, neste derramar de Pentecostes, como nunca se viu antes, nestes tempos tão difíceis para o cristianismo, onde o inimigo de Deus joeira tantas falsas doutrinas.(Cat.687-688) Jesus disse: A muitas coisas que vocês não podem entender, mas o Paráclito da verdade, vós esclarecerá e vós dará o discernimento. "Não é que o Espirito traga novas revelações, mas vai conduzindo, no interior da revelação de Jesus, para a compreensão sempre mais atualizada e crescente".( Rodapé do capitulo 16:13 na Bíblia do Peregrino )

Estes tempos modernos muitos se dizem cristão, mas estão mergulhados no pluralismo relativista da Nova Era, que contamina, os homens que se perdem a fé e o temor de Deus, tornando se auto-suficientes, orgulhosos, empiristas, soberbos, no esquema do anti-cristo que oferece as mundanices. O maligno trabalha sem cessar para que Jesus  não seja Senhor! (Cat.2112-2114) "Irmãos sejamos sóbrios, vigiai, pois vosso adversário, o diabo, como leão rugindo, dá voltas buscando a quem devorar. Resisti-lhe firme na fé, sabendo que vossos irmãos no mundo sofrem as mesmas penas." ( 1Pd 5:8-9)

O Evangelho nós dá entender, que Jesus não revelou, tudo que tinha de se revelar, e que sua proposta acerca do caminho do Reino dos céus está incompleta, inclui salvação e libertação! Nós chamados à sermos discípulos, devemos continuar a missão do Cristo, com o auxilio do Espirito Santo! O Espirito Santo no nosso meio é atuante, e sua missão é convencer-nós que Deus é mais que nós, e que somos infinitamente dependentes do seu amor, e como cristão continuar-nós a obra de Cristo. (Cat.1108) Anunciar a Boa Noticia! Jesus é o caminho, a verdade e a vida! 

Tudo aquilo que preenche a vida do cristão, e que dá sentido de vida é dom de Deus, que através de Jesus com seu sacrifício único e perfeito conquistou para nós os carismas do Espirito Santo.(Cat.1112)
O amor de Deus por nós faz parte do projeto de amor da Trindade.
Existe uma comunhão entre o Pai, o Filho e o Espirito Santo!
Por isso Deus é amor! 

ORAÇÃO FINAL

Ò DEUS, NOSSO PAI SANTIFICADOR ENVIANDO AO MUNDO A PALAVRA DA VERDADE E O ESPIRITO SANTIFICADOR, REVELASTES O VOSSO INEFÁVEL MISTÉRIO.
FAZEI QUE, PROFESSANDO A VERDADEIRA FÉ, RECONHEÇAMOS A GLÓRIA DA TRINDADE E ADOREMOS A UNIDADE ONIPOTENTE. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPIRITO SANTO. AMEM!


Jesus é o Senhor!!!

Texto do Evangelho:  bíblia do peregrino




Nenhum comentário:

Postar um comentário