domingo, 25 de janeiro de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 1,21-28 --4° DOMINGO DO TEMPO COMUM - COR VERDE - ANO 'B" 2015 - LITURGIA PARA 01/02/2015 -- Dt 18,15-20 ; Sl 94 ; 1 Cor 7,32-35 -


                                 Não endureçais vossos corações!


21 Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22 Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da lei .23 Estavam na sinagoga um homem possuído por um espirito mau. Ele gritou: 24 Que queres de nós, jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és: tu és o Santo de Deus."25  Jesus o intimou: Cala-te e sai dele! 26 Então o espirito mau sacudiu o homem com violência, deu grande grito e saiu. 27 Todos ficaram muitos espantados e perguntavam uns aos outros: "O que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!" 28 E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

Palavra da salvação.
Glória vós,Senhor!


"CALA-TE E SAI DELE!"
   

Nós povo de Deus, estamos neste quarto Domingo do Tempo Comum proclamando o Evangelho de São Marcos capitulo 1,21-28. Ao examinarmos o texto podemos também entrar na dinâmica espiritual com Jesus na sinagoga para a liturgia sinagogal, e podemos testemunhar a expulsão de um espirito imundo, e reconhecermos que Jesus é portador de um ensinamento cheio de autoridade, sinal de fidelidade ao projeto do Pai do céu.

Marcos escreveu o Evangelho, nos anos 60 da era cristã, falando do início da vida pública de Jesus, às comunidades Cristãs, que vieram do paganismo, espalhadas nas províncias do império romano. Marcos quer imprimir no coração do povo cristão, que Jesus é o Senhor e Salvador do mundo. Por isso fala do entusiasmo, da missão marcada pela presença do povo e a aceitação da Boa Nova, que se espalhou por toda a Galiléia com a pregação de Jesus, anunciando a novidade do Reino de Deus. . 

As leituras de hoje, nos apresenta duas figuras muito caras à tradição Cristã: "O profeta" ( Primeira leitura ) e "a virgem" ( segunda leitura ) e também significa dois carismas: "Profecia e virgindade." A Igreja do Senhor Jesus, é formada de homens pecadores, mas Ela é Santa, virgem e profética,  e assistida pelo Espirito Santo,  foi instituída pela vontade do Pai do céu. 

 A primeira leitura do Deuteronômio nos fala da promessa de Deus enviar um "Profeta," ao povo de Deus, um Messias, maior que Moisés. A segunda leitura nos fala dos carismas e da virgindade. O profeta por excelência, pleno do Espirito Santo é nosso Senhor Jesus Cristo. E também "O virgem" por excelência, Nele a profecia foi virginal, e não adulterada: É a virgindade profética, a palavra virgem, o verbo que se fez carne e habitou entre nós!

 Ninguém havia desde Adão, escutado, ouvido tantas coisas lindas e maravilhosas da boca de um ser humano, e agora em Jesus Cristo foi revelados, os mistérios  do Pai do céus. Jesus é Deus, Jesus é a luz do mundo, por onde passava, ia curando, libertando e pregando o Reino dos Céus. E dizia: "O tempo se completou, e o Reino de Deus está próximo. Convertei e crede no Evangelho!" ( Mc 1, 15 ) A palavra do Senhor Jesus, tem poder de libertar o ser humano do espirito mau que aliena e escraviza e mata.

 Ele é bondoso e conhece, cura os corações feridos pelas maldades do mundo, que não conhece Deus. Jesus ressuscitado é o mesmo ontem, hoje e sempre; Ele está vivo e presente no meio de nós! "Onde dois ou mais estiverem reunidos em seu nome; ali Ele está no meio." ( Mt 18,20 ) Jesus nos ama, a primeira coisa que Ele quer curar em nós, é o nosso coração..! A plena autoridade de Jesus se manifesta na sua ressurreição; por isso a cura do Homem possuído pelo espirito mau, é para nós, um sinal de ressurreição. 

 Antes de subir para o Pai, Ele deu ordens ao seus Apóstolos:"Vão pelo mundo, e anuncie a Boa Noticia, para toda a humanidade. [...] "Os sinais são que acompanharão aqueles que acreditarem são estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem cobras ou beberem algum veneno não sofrerão nenhum mal; quando colocarem as mãos sobre os doentes estes ficarão curados." ( Mc 16,16-18 )


O Evangelho de hoje nos garante, que Deus não desistiu de nós e Ele não se conforma, com o fato da humanidade, trilharem caminhos de escravidão, que afastam dele. Ele quer, e insiste em nos oferecer a vida plena, a vida eterna. Cada um de nós cristãos somos chamados pelo nosso batismo, a sermos seus discípulos e testemunhas do Evangelho do Senhor, e de sua proposta libertadora. O discípulo do Senhor é aquele que vai continuar a missão de Jesus, contra os demônios, que roubam a vida e a liberdade do homem, e lutar por um mundo mais justo, fraterno e solidário. 

O que está em jogo neste Evangelho, não é a existência dos demônios, mas a necessidade de lutar e vencer tudo aquilo que divide e oprime o ser humano, "imagem e semelhança de Deus." Foi para sermos livres que Cristo nos libertou, e esta é sua missão. "Por isso que Jesus tem que ser o Senhor: Senhor da nossa vida, Senhor da nossa família, Senhor do nosso trabalho, Senhor da Igreja, e Senhor da nossa salvação..!"

 O homem de espirito impuro representa todos os homens, e mulheres, de todas as épocas que são controlados pelos esquemas do sistema anti-deus, o egoismo, o orgulho, a ambição, auto -suficiência, o medo, a violência e o pecado. E neste "Finais de Tempos" o inimigo da nossa salvação tem trabalhado incansavelmente, persona-lizado nos homens, para que Jesus Cristo não seja o Senhor..!

O Evangelho de hoje nos diz, que Jesus ensinava com autoridade, a nova doutrina, que veio do céu. A palavra de Deus renova e transforma, os corações dos Homens, e o mal não resiste a sua força. Mas para que a palavra de Deus nos cure e nos transforme, é preciso que abramos o nosso coração ao Espírito Santo. Irmãos..! Só Jesus tem palavras de vida eterna, a onde iremos..? ( Jo 6,68 ) Jesus disse: "Eis que vos dou um novo mandamento: Amai vós uns aos outros como eu vos amei!" ( Jo 13,34 )

Fica aqui algumas perguntas para nós, que dizemos Cristãos: Quem é o profeta..? O que fazem os espíritos maus, persona-lizados nos homens, diante de nossas práticas de pecados..? Sentem a nossa ruína, nos incentiva mais para continuar no pecado..? O demônio usa os meios sociais, as revistas a internet, as falsas doutrinas, tudo[...] para que Jesus Cristo não seja o Senhor! E  e riem a nossa custas quando deveriámos ser um cristão de exemplo aos nossos irmãos deixamos ser levados pelas propostas do anti-cristo.

 Então O que seria para nós um ensinamento novo, dado com autoridade..? "Se os espíritos maus sabem quem é Jesus..! E nós..? Sabemos quem é Jesus para nós..? Neste Domingo sagrado que a celebração da Palavra e a Eucaristia seja para nós um veiculo de encontro pessoal com Nosso Senhor Jesus Cristo. Cantemos o salmo com toda a alegria de alguém que encontrou com Deus: "Mostrai-me ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza!" Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO COM OS "ROTEIROS HOMILÉTICOS" DE BORTOLINE, ANO ""B" Pg 357360 - DEUS CONOSCO dia a dia" - ANO "B" JANEIRO 2015 - "O VERBO SE FAZ CARNE" DE CANTALAMESSA - Pg 346 - ANO "B"

JESUS É O SENHOR!








Nenhum comentário:

Postar um comentário