domingo, 18 de janeiro de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 1,14-20 - 3° DOMINGO DO TEMPO COMUM - LITURGIA PARA 25/ 01/2015 - Dt 18,14-21 ; Sl 94 ; 1Cor 7, 32-35 .

JESUS LUZ DOS HOMENS

14 Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15 "O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei e crede no Evangelho!" 16 E, passando à beira mar da Galileia, Jesus viu Simão e André seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois erma pescadores. 17 Jesus lhes disse:"Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens."18 E eles deixando imediatamente as redes, seguiram Jesus. 19 Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca concertando as redes; 20 e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguido Jesus.

-Palavra da salvação.
-Glória a vós, Senhor!

 CONVERTEI E CREDES NO EVANGELHO! Mc 1,15

Nós estamos diante do Evangelho de São Marcos e o hoje o Senhor nos fala, da sua misericórdia, e deseja que todos nós convertamos. Essa conversão depende de nosso empenho, do nosso esforço, com nossa mudança de vida pessoal. 

Ele quer que esta conversão, nos torne testemunhas do seu Reino, entre nossos irmãos e irmãs. Por mais que não, achemos dignos, ou capazes, Deus confia em nós e nos convida a sermos mensageiros do Evangelho.

 Ele não escolhe capacitados, mas capacita os escolhidos. A resposta a seu seguimento, só será dada quando mostrarmos capazes de manifestar, essa misericórdia aos que mais  necessitam.

O início do Evangelho de hoje, Nosso Senhor inicia dizendo: "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho." ( Mc 1,15 )

Nesta breve frase, apresenta-se três momentos  ou três situações. A primeira situação não depende do homem, mas o condiciona, alerta-o que o tempo se completou; em Jesus Deus se entrega totalmente. 

Não é  mais tempo de esperar..! O Reino de Deus chegou, está no meio de nós. Este Reino e o amor de Deus, que vem para  provocar conversão, nos corações dos homens. Deus está presente no seu Filho Jesus.  Ele é o Senhor da nossa salvação!

 O Deus da palavra invisível,  tornou-se humano, e habitou entre nós. O segundo momento, Jesus anuncia que o Reino de Deus chegou, está próximo. Jesus é o verdadeiro Reino, no meio de nós!

Deus tomou a decisão de Reinar. A realeza de Deus vai tomando forma através dos atos libertadores de Jesus ao longo do Evangelho.

 Nosso Senhor vai curando e libertando o povo de todos os males e da opressão do maligno. "Jesus é o Senhor!" "Ele é o Deus que salva..!" 

O terceiro momento, Jesus nos fala da conversão: "Convertam e creiam no Evangelho!" A libertação esperada chegou, o céu que se abriu não adiantaria nada, se nós não convertêssemos ao Evangelho, com uma nova adesão de conversão de vida. ( Mc 1,10-11 )

 Para seguir o caminho de Cristo, precisamos abandonar tudo o que passa, para abraçar o que não passa. O tempo é breve e passa rápido as coisas deste mundo. ( 1 Cor 7,29 )

A primeira leitura da liturgia de hoje nos fala da urgência da nossa conversão, porque pode ser amanhã seja tarde demais para mudarmos de vida.

 Estamos vivendo nestes fins de tempos, a espera da Parusia; a segunda vinda do Senhor, ela é iminente, poderá acontecer a qualquer momento, dia ou hora. ( Mt 24,42 )

 Não sabemos quando acontecerá estas coisas, mas sabemos que enquanto o Senhor não vem, estamos indo ao seu encontro, e prestaremos contas por aquilo, que nesta vida fizermos, e também por aquilo que não fizermos. Quanto a essas coisas, Nosso Senhor disse, que só o Pai do céu sabe o dia e a hora. Vigiai..! ( Ap 16,15 )

Se somos realmente cristãos, discípulos de Cristo creiamos  nisso, pois a figura deste mundo passa..! Como o profeta Jonas que foi enviado a cidade de Nínive para pregar conversão àquele povo: "Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída." ( Jn 3,4 )

O povo daquela cidade, arrependeram de seus pecados, fizeram penitencia e foram perdoados por Deus. O Evangelho de hoje narra-nos, que Jesus passando pela beira do mar viu Simão e André, que lançavam a rede ao mar, e Ele disse aqueles rudes pescadores: 

 Segui-me e eu farei de vós pescadores de Homens. Caminhando mais a frente, viu também Tiago e João, que estavam concertando as redes, e os chamou também. Ali estava formando o Colégio Apostólico da Igreja do Senhor! ( Mc 1,17 )

Eles tornaram pescadores de almas, e foram testemunhas oculares do Evangelho; deixaram tudo por causa do Reino, tornaram-se amigos do Senhor, e fizeram mais discípulos, e beberam do seu cálice. 

Hoje ouvindo, a mensagem do convite de Jesus a segui-lo, podemos sentir o peso de situações, que abalam a vidas das pessoas, no seguimento do Cristo.

 Não vamos deixar que estas coisas nos tire a fé, mas pedir que o Espírito Santo nós ilumine, nos capacite e irmos em frente, rumo ao Senhor.

 No chamado de Jesus, ao serviço do seu Reino devem ser excluído de nós, a ambição do triunfo pessoal, e o desejo do esplendor social. Os Apóstolos deixaram tudo, por causa do compromisso do Reino dos céus. "O Reino é compromisso de vida!"

A nossa crença cristã, tão perseguida no mundo pelo anti-cristo, diante dos fatos e acontecimentos, que todos os dias chegam até nós.

 Os nossos irmãozinhos, estão morrendo no mundo, por causa de Jesus, e o seu Evangelho..! Que testemunho e exemplo, destes mártires da fé...!

Vamos orar pelos nossos irmãos que sofrem, por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo. São os "sinais dos últimos tempos," e estas coisas deverão acontecer, para que Jesus ressuscitado venha em glória.

 Cantemos com muita alegria, por pertencermos a Igreja do Cristo, com o salmista: - "Mostrai-me ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza!" ( Sl 24 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO  DA OBRA DE BORTOLINE: "ROTEIROS HOMILÉTICOS 3° DOMINGO DO TEMPO COMUM; JESUS É A LUZ DO MUNDO - Pg 133-136 - ANO "B" -DEUS CONOSCO  dia a dia ANO "B" - JANEIRO 2015 Pg 98-100- BÍBLIA PASTORAL Mc 1, 14-20.



 O REINO DEUS ESTÁ PRÓXIMO !  Mc 1,15










Nenhum comentário:

Postar um comentário