domingo, 11 de janeiro de 2015

EVANGELHO DE SÃO JOÃO 1,35-42 -- 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM -- LITURGIA PARA 18/01/2015 -- 1° leitura:1 Sm 3,3b - 10.19 ; Sl 39 ; 2° leitura: 1 Cor 6,13c - 15a. 17-20 --


                                     "ONDE MORAS SENHOR?"

Naquele tempo, João estava de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar disse:"Eis o Cordeiro de Deus!" Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. Voltando para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: "O que estais procurando?" Eles disseram: "Rabi ( que quer dizer: mestre ) onde moras?" Jesus respondeu: "Vinde ver." Foram pois ver onde ele morava e, neste dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram a palavra de João e seguiram Jesus. Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: "Encontramos o Messias." ( O Cristo ) Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: "Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado; tu será chamado Cefas." ( Que quer dizer: pedra )

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!





Nós estamos diante do Evangelho de São João, o discípulo amado do Senhor. Ele foi um dos discípulos mais íntimos de Jesus, a quem o Senhor confiou o cuidado de sua mãe, no momento de sua morte, no alto da cruz. 

João escreveu o Evangelho nos anos 95 da era cristã, ( DC ) para as pequenas comunidades espalhadas pelo império romano, os cristãos convertidos e perseguidos, que vieram do paganismo. Os escritos do Apóstolo é, para defender a fé Apostólica, contra as doutrinas estranhas, que ameaçava a igreja. 

 João através do Evangelho, quer que, as comunidades cristãs cresçam no conhecimento de Jesus, e seja reconhecido, como o Cordeiro de Deus, que veio tirar os pecados do mundo..! Ele quer mostrar ao povo de Deus, que Jesus é Deus, que Jesus é o Senhor, que Deus manifestou aos homens na pessoa humana e divina, de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Quer mostrar o Filho de Deus, o servo sofredor e glorificado. Apresenta-o como: "A água da vida eterna"- "O Pão vivo descido do céu"- "A luz do Mundo" -" O Bom Pastor" -" Caminho verdade e a vida" -"A Vida Eterna" - "O Cordeiro de Deus."

O Evangelho deste Domingo parece-nos destituído de fatos importantes e de maiores ensinamentos. Mas trás-nos nomes dos primeiros discípulos, chamados por Jesus! João Batista disse aos dois discípulos; João e André: "Eis o cordeiro de Deus..!"( Jo 1,35-36 )

 E foi tão marcante este encontro, dos dois discípulos com Jesus, que Evangelista João, nunca esqueceu a hora: "Era por volta das quatro da tarde." Os dois discípulos puseram a seguir Jesus, e Ele perguntou: "O que estais procurando..?" Eles disseram: "Mestre ondes moras..?" O Senhor respondeu: "Venham, e vocês verão."

 E nesse dia, permaneceram o resto da tarde com Ele. Eles foram com Jesus e viram onde Jesus morava. "João Batista ao chamar Jesus de cordeiro, mostra que Jesus é o Messias que vem tirar a humanidade da escravidão, em que se encontra, para conduzi-la a uma vida nova na liberdade." ( Jo 1,35-42 - Contexto 29-34 pastoral ) 

Prosseguindo a nossa leitura temos os primeiros discípulos, João, Tiago, André, Pedro, Felipe e Natanael. São pescadores, homens rudes, que apostam todo os dias, suas sobre-vivência nas redes que lançam ao mar.

 Como foi simples aquele primeiro encontro, do qual deveria nascer o Colégio Apostólico e a Igreja: Mestre onde moras? "Vinde e vede." Permaneceram com Ele aquele dia. o que disseram não sabemos; sabemos porém que decidiram ficar com Ele para sempre.

 E não se contentaram em ficar com Ele sozinhos, André corre para comunicar a descoberta a Simão seu Irmão, Filipe encontra Natanael e lhe diz: Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e que os profetas anunciaram. João correu também para anunciar o Messias a seu irmão Tiago. 

Eles fizeram a experiência  e a descoberta, do encontro com Nosso Senhor, por isso partilharam e multiplicaram discípulos. Nosso Senhor passou pela praia, nos dias seguintes e disse aos pescadores: "Sigam-me e farei de vocês pescadores de homens, eles deixaram imediatamente as redes e seguiram o Senhor!" ( Mt 4,19-20 )

 Estes homens deixaram tudo, e seguiram Jesus por toda a vida, e beberam do cálice do Senhor, e se tornaram seus amigos Todos os Apóstolos do Senhor, morreram martirizados por causa da fé em Jesus Cristo. 

Não só eles, mas também os discípulos e seus amigos que continuaram a missão dos Apóstolos, os cristãos da igreja primitiva deram testemunhos supremos com suas vidas, no sofrimento e martírio, por causa do Senhor Jesus do Evangelho. São comoventes algumas vozes dos mártires cristãos. 

São Estevão foi o primeiro martír da fé, que morreu por causa do Evangelho, ao morrer apedrejado  dizia cheio do Espirito Santo: "Eis que vejo os céus abertos e o filho do Homem, de pé a direita de Deus." "Senhor recebe o meu espirito." De joelhos clamou em alta voz: "Senhor não leves em conta este pecado." A estas palavras expirou.  ( At 7,54-60 )  

 O governador romano exortava, o patrístico São Policarpo, que foi discípulo de São João, a renegar Jesus Cristo, se o fizesse seria libertado e poupado da morte cruel. Respondeu Policarpo: "Faz oitenta e seis anos que o sirvo e nunca me fez mal algum, como poderia blasfemar o meu rei e salvador?

 [...] enganas-te se pensas que vou jurar sobre a sorte de César; se finges não saber quem eu seja, ouve, portanto, aquilo que eu te digo com franqueza: Sou discípulo de Cristo."

 Um arauto atravessa o estadio do circo romano gritando três vezes: "Policarpo confirmou ser discípulo de Cristo..!" Pouco depois morria, o bispo de Esmirna, na fogueira com esta oração nos lábios: "Senhor, Deus onipotente, bendigo-te porque me tornaste digno de ser contado no número das testemunhas e de partilhar o cálice do teu Cristo. ( Martírio de São Policarpo ) 

 Entre os mártires de Lyon no ano 177 da era cristã, havia um cristão santo, os carrascos o torturava para arrancar-lhe alguma frase comprometedora que fosse anti-cristo, mas não conseguiam sequer fazer que dissesse seu nome, nem da sua nação ou cidade, nem se era escravo ou livre.

 Escreve o cronista da época: "A todas as perguntas respondia em latim: " Sou discípulo de Cristo. ( Chistianus sum ) Este era o seu nome, sua cidade, sua raça o seu tudo. ( Eusébio, Storia ecclesiastica v,1,-2 ) Os cristãos da igreja primitiva, imitavam o Cristo, essas eram suas características; o "seguimento do Mestre."

 O mártir Santo Inácio de Antioquia, discípulo de São Pedro e amigo de São Policarpo formulou seu mártirio num desejo de servir o Senhor dando sua vida pela Igreja, indo ao encontro de Cristo. Sem medo da morte o fiel discípulo  bispo de Antioquia ( Siria ) foi condenado a morrer nos dentes das feras no Coliseu romano, mas no percurso do caminho foi escrevendo cartas as Igrejas Exortando-as a permanecerem na fé, e na defesa da Eucaristia.

( Ficam longe da Eucaristia e da oração, porque não querem reconhecer que a "EUCARISTIA É A CARNE DO NOSSO SALVADOR, JESUS CRISTO", a qual padeceu pelo nossos pecados, e a qual o Pai, na sua bondade, ressuscitou. Estes que negam o dom de Deus, encontram a morte na mesma "constestação" deles.--SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA - ANO 69-107 CARTA AOS ESMINIOTAS  Cap 4,1 )

Ele dizia: "Como é lindo descambar em Deus, para encontrar com Cristo." Perdoai-me irmãos: eu sei o que me convém, agora começo a ser um verdadeiro discípulo de Cristo, coisa alguma visível ou invisível me impeça de alcançar Jesus Cristo.

 "O fogo, a cruz, as feras e as torturas, as feridas, as lacerações, o deslocamento de ossos, as mutilações, a trituração de todo o corpo, os tormentos mais cruéis do demônio caiam sobre mim, desde que eu consiga chegar a Cristo. Eu procuro aquele que morreu por nós, é a Ele que eu quero, Ele que ressuscitou por nós." ( Carta aos romanos, 5 ) "Serei trigo de Cristo nos dentes das feras," dizia o Santo.

Também hoje ser discípulo de Jesus, significa essencialmente duas coisas: Primeiro imitar a Cristo, no sentido entendido pelo Evangelho, isto é, colocar-se em seu seguimento e aprender dele como verdadeiro discípulo fazer a vontade do Pai, testemunhar Cristo, dizer ao mundo quem é Jesus, quem foi Ele, e quem é Ele para nós, e tornar outros discípulos.

 Irmãozinhos..! Vamos orar pelos nossos irmãos cristãos, perseguidos de morte no Iraque, expulsos de sua Pátria, refugiados nos campos do Oriente Médio, que estão dando testemunho pessoal de Cristo, e até condenados a morte por professar Nosso Jesus Cristo. É a Igreja de Jesus Cristo que sofre nestes "Tempo Finais..!"

A pergunta para cada um de nós que se diz cristão: Quem é o discípulo..? "É aquele que viu, ouviu, experimentou, anuncia e dá testemunho da verdade!" ( 1 Jo 1,1-4 ) Na liturgia deste Domingo o Senhor nos convida a fazermos uma reflexão sobre a nossa vocação como cristãos comprometidos com o Reino de Deus.

 Deus nos chama e conta com o nosso testemunho  pessoal de discípulo. Através de João Batista, os discípulos André, João seguiram Jesus; "Mestre onde moras?" Refritamos:"Através de quem ou de que fomos chamados?" Estamos correspondendo ao chamado do Senhor no nosso batismo..? Temos mostrado o Cristo para as pessoas..? Elas tem visto o Cristo em nós..? 
Amém!

Jesus é o Senhor!

RESUMO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA,  SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" 2° DOMINGO DO TEMPO COMUM: ANO "B" - DISCÍPULOS DE JESUS DE NAZARÉ. Pg 338-341 --  DEUS CONOSCO dia a dia ANO "B" JANEIRO 2015 - Pg 78-80 - ACHEI CONVENIENTE COPIAR FIELMENTE, QUASE TODO O TEXTO DA HOMILIA, DO PREGADOR DO PAPA,  PELA BELEZA DA MENSAGEM QUE É DIRIGIDA Á IGREJA , POR ISSO O TEXTO FICOU LONGO. JESUS É O SENHOR!































Nenhum comentário:

Postar um comentário