domingo, 3 de novembro de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 20;27-38 -- 32° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C2013 ANO DA FÉ. LITURGIA PARA 10 -11- 2012

                                                                              
                                               A RESSURREIÇÃO

                           
                                                
 Naquele tempo aproximaram de Jesus alguns saduceus que negam a ressurreição, e lhe perguntaram: Mestre, Moisés nos ordenou que se um homem casado morre sem filhos, seu irmão case com a viúva, para dar descendência ao irmão defunto. Pois bem eram sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem deixar filhos. Assim o segundo e o terceiro casaram com ela; e assim os sete, que morreram sem deixar filhos. Depois morreu a mulher. Quando ressuscitarem, de quem a mulher será esposa? Os sete foram maridos dela. Jesus lhes respondeu: Os que vivem neste mundo tomam marido ou mulher. Os que forem dignos da vida futura e da ressurreição da morte não tomarão marido e nem mulher, porque não podem morrer e são como anjos; e, tendo ressuscitado são filhos de Deus. E que os mortos ressuscitam também Moisés o indica, na pássagem da sarça, quando  ao Senhor ele chama Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó. Não é Deus de mortos, mas de vivos, pois para Ele todos vivem.

 Nós estamos diante do Evangelho de São Lucas, e hoje Nosso Senhor revela-nos, como seremos na eternidade.  O tempo litúrgico deste ano está chegando ao fim, e as leituras proféticas tem insistência de falar das realidades ultimas à "Escatalógia, o fim dos tempos". Neste Domingo somos convidados, pela palavra de Deus, à aprofundar a nossa fé, na ressurreição dos mortos. 

O processo de ressurreicão, começa aqui neste mundo, através das nossas escolhas. Se escolhemos o bem, com certeza na eternidade encontraremos o bem, e seremos o que semearmos aqui neste mundo. Por isso, alem da escatalógia está, a teologia da esperança. "A Divina Misericordia!"

 Ao rezarmos o Creio na Santa Missa, após ouvir as leituras, e  as homilias, estamos dizendo a Deus Pai, que cremos em tudo, o que foi proclamado no Evangelho, e cremos e professamos a nossa fé, na ressurreição da carne, e na vida eterna. O Senhor Jesus disse: Tudo é possível à aquele que crê, se Cristo ressuscitou não e vã, a nossa fé. ( 1 Cor 15:14 )

 A bondade, e o poder criador salvador de Deus é tal, que acompanha o homem até depois da morte. A morte marca o limite extremo do ser humano, mas não cessa o poder infinito de Deus, nós seus anjos e nos seus Santos! ( 1 Sm 2:6 ) 

Irmãos..! A vida eterna começa já aqui neste mundo, pois somos predestinados para à glória de Deus Pai, a sermos santos irrepreensível diante do Senhor. Por isso a igreja não cessa de proclamar em cada Santa Missa, que o Senhor Jesus virá, mais uma segunda vez em glória, para julgar os vivos e os mortos.

 A teologia Escatalógica, define esta segunda vinda do Senhor, por Parúsia. Na idade Media quando um rei ia visitar o seu vasto reino, mandava um vassalo a frente da comitiva proclamando a sua chegada, a todas cidades e povoados, que o rei ia passar por ali visitando, o seu  povo, caso houvessem contendas, e justiça a serem feitas entre seus súditos, ele, o rei resolveria os problemas. 

 Os problemas se resolveriam, mesmo fossem extremos os delitos, usaria da sua justiça real, aplicava a pena de morte, por isso as pessoas tratava logo de se reconciliar uns com os outros, para que, quando o rei chegasse, encontrassem tudo na paz. É o que está acontecendo nestes últimos tempos..? 

O Senhor está anunciando que está para chegar, os sinais já são visíveis, e que o mundo se converta, mude de vida, e o povo não estão nem ai, e dão risadas daqueles que leva a serio, as promessas do Senhor. 

 Existe um anti-evangelho que prega o contrário, para que Jesus não seja, "O Senhor!" Faz nos lembrar quando Noé, construía a barca a pedido de Deus, e o povo festejavam, comiam e bebiam, e se davam em casamento, ate que um dia começou o diluvio, e todos pereceram nas águas.

 Sim..! Enquanto o Senhor não vem, e as profecias são atualizadas todos os dias na sagrada mesa da Eucaristia com a promessa do retorno do Rei da glória, estamos indo ao encontro do Senhor..! Irmãos..! Creiamos no Santo Evangelho, porque o Senhor um dia sem menos esperar cumprirá sua promessa, Ele vai chegar, e desta vez é para o juízo!

 Faz lembrar-nos da parábola das dez virgens, as cinco prudentes e as cinco que não vigiou o óleo das lamparinas. Vigiemo-nos então, para que o Senhor nós encontrem em paz, puros e santos. O Evangelho de hoje, São Lucas descreve o episódio, de Nosso Senhor e os saduceus. Os saduceus não acreditavam na ressurreição. Os saduceus queriam colocar Jesus numa situação embaraçosa, porque desconheciam a novidade da ressurreição.

 Os saduceus eram judeus formados por uma classe aristocrata sacerdotal do templo, e das elites de poder políticos e econômicos em Israel, que tinham influência,  no governo junto, dos conquistadores romanos, no tempo de Jesus. Eles tinham aversão aos costumes dos fariseus, e não aceitavam a doutrina da ressurreição. (At 23:8) Não aceitavam que as escrituras fossem interpretadas, eles eram conservadores fundamentalistas. 

 Eles não queriam a explicação de Jesus, mas queriam fazer um desafio baseado na lei do liverato, que garantia a prole para o falecido. ( Dt 25:5; Gn 38:8; Rt 4 ) A resposta de Jesus é maravilhosa, extraordinária, e não fugiu do terreno escolhido pelos saduceus, e os corrigem, e, dá à fé na ressurreição, sua fundamentação mais profunda e convincente. No céu seremos como os anjos.

 34 Jesus respondeu: "Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento. 35 Mas os que serão julgados dignos do seculo futuro e da ressurreição dos mortos, não terão mulher e nem marido. 36 Ele jamais poderão morrer, porque serão iguais aos anjos, e são filhos de Deus, porque são ressuscitados, e não poderão morrer. ( Lc 20:35-36 )  Muitos dos saduceus exclamaram com admiração. Mestre falastes bem..!

Jesus disse-nos, uma coisa muito seria..! "Os que serão julgados dignos do Reino do céus", os que ouviram a mensagem da Boa Nova e a puserem em pratica..! Isso  quer dizer, os salvos que alcançarem, chegarem a graça da salvação da vida eterna.  E quem somos nós para julgar dignos de dizermos estou salvo, ou pensarmos, quem irá para o céu ou não..!? Irmãos..! Nós conhecemos a palavra, e isso pesa  para nós, a responsabilidade de nos salvar. 

 Mas para aqueles que não tiveram a graça de ser evangelizado, existe a misericórdia de Deus. Pois Deus é amor! Talvez Lucas quando escreveu este texto, as igrejas primitivas, estavam passando por dificuldades de entendimentos espirituais dentro do cristianismo,  devido as mentalidades helenísticas, da imortalidade da alma, trazidos pelos Gregos Romanos que converteram ao cristianismo. ( Pensamento grego, que acreditavam que o corpo era uma cadeia que prendia a alma. Só a morte libertava o espírito )

São João vai dizer: Caríssimos desde agora somos filhos de Deus, mas não manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que quando isso se manifestar seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como Ele é. ( 1 Jo 3:2 )  Todo o homem criado por Deus é destinado a viver em comunhão com Ele. Santo Irineu dizia: O homem foi criado para a glória de Deus. ( Santo Irineu o zelador do testamento de Cristo, contra as heresias, e defensor da Doutrina da Eucaristia, foi discípulo de São Policarpo, que foi discípulo de São João Evangelista. Ano 200 da era cristã, morreu mártir pela fé )

O Evangelho deste Domingo Jesus nós dá duas alternativas radical. Ou temos fé na ressurreição dos mortos ou somos ateus. O pregador do Papa, Cantalamessa diz na sua homilia: As duas coisas juntas, ou ficam em pé, ou caem juntas; não se pode crer num Deus que colocou em movimento, o céu e a terra, para o homem, que para eles sonhou uma grandiosa história de salvação e depois o próprio homem fosse destinado se acabar na sepultura.

 Isso seria Deus reinar um imenso cemitério, seria um Deus de mortos. Se Abrão, Isac, Jacó tem seu Deus vivo, então eles estão vivos, e vivem com Ele. São Cirilo de Jerusalém Dizia: A fé na ressurreição dos mortos é, portanto um grande ensinamento e advertência da Igreja Católica, grande e necessário, negado por muitos, embora privado pela verdade. Irmãos..!  Não fiquemos olhando para o céu, esperando o Filho do Homem, vir nas nuvens, mas sim estar a todo momento com Jesus, Ele está no meio de nos. 

Quem crê na ressurreição cuida do corpo para que não se suje a veste, com a fornicação, e abandona a impureza. Jesus disse: Quem come a minha carne, e bebe o meu sangue, tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no ultimo dia final. ( Jo 6: 54 )  Amém!

Jesus é o Senhor!

Texto elaborado do livro de homilias "O VERBO SE FEZ CARNE" de Raniero Cantalamessa.















                                                                                         

                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário