domingo, 27 de outubro de 2013

EVANGELHO SÃO MATEUS 5: 1-12 - SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS


                                 

                              AS BEM AVENTURANÇAS


    Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: "Bem aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus. Bem aventurados os aflitos porque serão consolados. Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! Bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegra-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus." 

Palavra da salvação.
Glória vós Senhor!

 Nós estamos diante do Evangelho de São Mateus, e  hoje estamos celebrando a festa de todos os Santos. Naquele tempo, torna se hoje este mesmo tempo para nós, e o Senhor Jesus neste tempo, fala conosco das Bem-aventuranças do seu Reino.  Ele é o mesmo Cristo de ontem, e o mesmo de hoje. Jesus é Deus! Nosso Senhor subiu ao monte e sentou-se, e começou seu discurso de exortação dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o Reino dos céus. ( Subir quer dizer: Estar num nível elevado próximo de Deus, estar ungido na oração , na intimidade  com o alto. Sentar-se: Estar a vontade na oração com Deus, tem autoridade no que diz, está firme naquilo que sabe, e  que quer falar, para exortar.)


 Quando se fala das nove Bem-aventuranças, sempre se lembra desta primeira, porque nela estão contidas, em certo sentido, todas as demais exortações. "Mansos, humildes e pacíficos," são os pobres, aqueles que não tem meios, os injustiçados, com sede de justiça, ou sem vontade de lutar por justiça, e se sentem-se sozinhos e desamparados, não confiam nas coisas mundanas, que o mundo oferece, mas graças a Deus confiam naquele que tem as promessas: "O Reino Eterno do céu." ( Sl 19:8 )

 As Bem-aventuranças proclamada por Jesus, funcionam como direção, à, aqueles, que estão empenhados no caminho do Reino. São aqueles que não se apegam as riquezas materialistas deste mundo, não são egoístas e partilham, e tem um coração humilde, voltado só para a lógica do Reino de Deus. 

Neste tempo existe duas Bem-aventuranças que se tornaram extremamente atuais no mundo de hoje, que são: "Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! A outra e Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados Filhos de Deus! 

 Estas Bem-aventuranças pouco se falam delas, porque elas não se combinam com certo clima de conflitos, dentro da sociedade, mesmo com ajuda e apoio, das Pastorais cristãs, que lutam pelos direitos dos pobres e marginalizados. Muitos missionários leigos,  e religiosos Católicos tem dado suas vidas,  em favor  dos pobres marginalizados; são os mártires deste tempo, neste século.

 Volta e meia ouve-se noticia que assassinaram mais um irmão, que defendia os direitos humanos, que lutavam pelo pão de cada dia, pelo seu teto, ou por um pedaço de chão, num país tão imenso e rico, como o nosso.

 O cristão suporta tudo com alegria, por causa de Jesus. Mesmo na perseguição, na dor, ou na aflição, se alegram por causa do Evangelho proclamado, e lutam pelos pequenos e desvalidos, sente-se acolhidos onde estiverem, e alegres no caminho Reino de Deus! 

Faz lembrar os Apóstolos, que sentiram alegres, quando foram presos e maltratados, por causa de Jesus ressuscitado! ( At 4:1-31) Jesus exaltou a mansidão: "Bem-aventurados os mansos e humildes de coração." Jesus é o protótipo dos mansos, a ponto de dizer: Tomai o meu jugo sobre vós, e recebei minha doutrina, porque sou manso, e humilde de coração. ( Mt 11:29 )

 Bem-aventurados sereis quando vos caluniares, quando vos perseguirem e disserem falsos testemunhos contra vós, por causa de mim. Jesus é pacifista, mas não quer que o povo de Deus, fiquem inerte diante das injustiças, no caminho do Reino, a mercê dos poderosos. Jesus é o caminho a verdade, e a vida. Quem o segue não anda nas trevas!

 Existem tentativas de alguns estudiosos, de colocar Jesus como um revolucionário de seu tempo, mas as exegeses mostra que não tem fundamento; Jesus recusa total a violência. Nosso Senhor só usou a arma do amor, mesmo quando expulsou os vendilhões do templo, foi por causa do zelo, pela casa de Deus. Não façais a casa  de meu Pai, uma casa de negócios. ( Jo 2:17 )

 São Mateus escreve o Evangelho, as comunidades das igrejas primitivas formadas de judeus e pagãos, que estavam passando por dificuldades espirituais, e perseguição à fé. 

Cristo enviou seus discípulos, como cordeiros no meio de lobos, e as vezes são tentados a se tornarem lobos, contra lobos. E diante desta luta espiritual que precisamos das Bem -aventuranças, para lutar contra o inimigo da nossa salvação, que se opõe ao Reino de Cristo.

 Diante desta luta física e espiritual, no caminho do Reino, não devemos desanimar, ou vacilar na fé, pois  o projeto do Reino é exigente. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus! A terra que Jesus promete aos mansos, não é a terra material, mas a terra prometida; o Reino dos céus. O Reino dos céus é o próprio Deus, que nos espera de braços abertos, no seu amor.

 As promessas das Bem-aventuranças tem que ser instauradas em nosso coração, a partir do nosso encontro pessoal  com Cristo. À um chamado missionário de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois o Reino de Deus começa aqui, e termina no céu.

 Contudo, o Senhor das Bem-aventuranças, concede o seu Espírito Santo, que nos dá ânimo e força para que sejamos sinceros e fieis, no caminho do céu. Alegremo-nos é exultemos nos, porque será grande a nossa recompensa no céu, porque Jesus nos chamou a glória de seu Pai. Amém!

Jesus é o Senhor!

POSTAGEM COM AUXILIO DO LIVRO DE REFREXÃO "O VERBO SE FEZ CARNE":  Cantalamessa











Nenhum comentário:

Postar um comentário