segunda-feira, 21 de outubro de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 18: 9-14 30° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013 ANO DA FÉ.



                                 O FARISEU E O COLETOR
                            A PIEDADE CORRETA



 9 Naquele tempo disse Jesus: Para alguns que confiava em sua própria honradez  e desprezavam os demais, contou lhes esta parábola. 10 Dois homens subiram ao templo para orar: Um era fariseu, o outro coletor. 11 O fariseu, de pé, orava assim em alta em voz baixa: O Deus, eu te dou graças porque não sou como o resto dos homens, ladrões, injustos, adúlteros, ou como esse coletor. 12 Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo o que possuo. 13 O coletor, de pé e à distância, nem sequer levantava os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus tem piedade deste pecador. 14 Eu vos digo que este voltou para casa absolvido, e o outro não. Pois quem se humilha será exaltado.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

 Nós estamos diante de mais uma parábola, que Nosso Senhor contou-nos, através do Evangelho de são Lucas.  O texto de hoje dirige de cheio à igreja, e a igreja somos todos nós. A pergunta é: Qual é o caminho, que nós leva a salvação..?! Pelas obras ou pela fé? Podemos gabar-nos de ter feito alguma coisa para ganhar a salvação? Porque a nossa salvação, não se baseia em obras ou cumprimentos da lei, mas na fé nele:  Jesus Cristo o Senhor! (Rm 3:28-29 ) Como é então, a nossa oração com Deus, é igual a do fariseu, ou igual a do pecador cobrador de impostos..?! 

 E claro que como bons cristão, temos que observar os mandamentos da lei de Deus. Como poderemos nós salvar então..?!  Jesus disse, que não basta só cumprir os mandamentos e as leis, se o coração humano não for um coração segundo o coração de Deus. Pois salvação é um presente de Deus, para todos aqueles que crerem no Cristo crucificado e ressuscitado, que nos salvou da morte eterna. Deus é amor!

 A salvação é um dom de Deus, que exige como condição a fé, para se elevar até Ele. E a fé irá produzir esperança, e caridade, mas não uma caridade interesseira, mas aquela que surge de uma experiência de piedade com o amor de Deus, que mortifica todo o orgulho, e a soberba do egocentrismo humano. Quem tem fé tem obras, e as obras pelo nosso próximo, por causa da esperança no amor de Deus, que se transforma-se em caridade.

 A parábola diz que subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu, e o outro publicano. Os fariseus observam  as leis e as normas rigorosamente. Irmãos..! O fariseu era um judeu, que cumpria os mandamentos e as normas da lei  a risca, pois fez uma oração de louvor a Deus. Mas na sua oração  exortou só a si próprio, gloriando das suas qualidades.

 E ele rezou: O Deus te dou graças porque não sou ladrão..! Não sou Injusto..! Não cometo adultérios..Eu Faço jejum..! pago o dízimo..! Não sou como este aí.. coletor de impostos..! Não sou como o resto dos homens..! Uma oração assim é hipócrita, pois confia na sua própria justiça, e despreza os outros. Deus é surdo para estas orações.

 O fariseu estava preocupado com o seu "eu," e suas virtudes. Ele tinha tudo; menos o essencial, a humildade que é graça de Deus! O publicano estava a distância nem sequer ousava levantar os olhos, e batia no peito: Meu Deus tem misericórdia de mim, porque sou pecador. Irmãos..! Nossas orações só serão ouvidas por Deus se nascer de um coração simples e humilde. O pecador não tinha as qualidades do Fariseu, mas tinha a graça de se reconhecer pecador, e dependente de Deus.

  Nós somos estes dois homens, ao mesmo tempo, porque como publicano somos os pecadores mendigos do perdão de Deus, e como fariseus julgamos nos, que somos justos, é o meu próximo não tem a graça de Deus, e me julgo melhor que os outros. Jesus disse que as prostitutas e os ladrões poderão nos preceder no Reino dos céus. ( Mt 21:31)  

Os discípulos do Reino devem decidir-se pela maneira correta de agradar a Deus evitando caminhos enganosos. Subiram dois homens ao templo para orar: esses dois homens representa todos nós; quando agimos as vezes como o publicano, ou as vezes como o fariseu. E tentador acharmos merecedores, da graça da intimidade com Deus, e acharmos que estamos salvos, porque cumprimos todos os mandamentos da lei de Deus. 

Pela prática da lei nenhum homem será justificado, mas em Jesus Cristo Nosso Senhor. ( Gl 2:15-16 Publicanos quando assumimos que somos pecadores, e dependente de Deus, fariseus quando julgamos sermos justos e honestos, e melhor que os  outros, dentro do nosso egocentrismo. O cristão pecador é aquele que assume seu pecado diante de Deus, e sabe que a oração egoísta, prepotente, nunca será ouvida por Ele.

 Jesus disse: Buscai primeiro o Reino de Deus, e tudo mais vós será acrescentado. ( Mt 6:33 ) Neste tempo, dentro do Cristianismo o Neo Pentecostalismo tem  pregado a doutrina da prosperidade, e este anúncio pode levar os cristãos que acolherem este Evangelho Light, a uma fé tíbia,  correndo o perigo, de ficar só nos apegos materialistas deste mundo. E convencidos de que recebeu todas as graças de Deus, e perder a maior das graças, que é o anúncio do Reino do céu,  a vida eterna.

 Veja qual dos dois homens voltou justificados para casa, quando deixaram o templo? O fariseu voltou do templo convencido no seu próprio ego, não sou como aquele pecador que dá míseras moedas, eu dou grandes ofertas. Estou salvo, sou abençoado, serei  mais prosperado..! Mas para Deus foi o pecador publicano que lavou a alma, pediu perdão a Deus, e foi justificado. Deus quer fazer milagres em nossas vidas, mas em primeiro lugar Ele quer curar o nosso coração de todas as amarras egoístas, que pode nos desviar do caminho do Reino.

 Fica aqui algumas perguntas para o nosso coração: Como é minha oração com Deus..? Tenho reconhecido ser pecador, e dependente do amor de Deus..? O que digo a Deus..? O que dizemos a Deus..? Sou humilde..? Busco reconciliação com os irmãos e com Deus..?! "A igreja é santa e pecadora, santa porque é assistida pelo Espírito Santo de Deus, pecadora porque somos todos pecadores que a formamos!" ( Comentário do Papa Francisco 02-10-13 Catequese ) 
Nosso Senhor Jesus Cristo justificou nos gratuitamente por sua graça, dando sua vida morrendo na cruz para que tivéssemos a vida eterna. Amém!

Jesus é o Senhor! 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário