domingo, 6 de outubro de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 17: 11-19 28° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013 ANO DA FÉ.



                      A CURA DOS DEZ LEPROSOS.


Só um voltou para agradecer.
  11 Naquele tempo Jesus estava caminhando para Jerusalém, atravessava a Galiléia e Samaria. 12 Ao entrar numa aldeia, saíram a seu encontro dez leprosos que pararam a certa distância 13 e, levantando a voz disseram: Jesus, Senhor, tende piedade de nós.14 Ao vê-los, disse-lhes: Ide apresentar-vos aos sacerdotes. Enquanto iam, ficaram curados. 15 Um deles, vendo-se curado, voltou glorificando a Deus em voz alta, 16 e caiu de bruços a seus pés, dando lhe graças. Era samaritano. 17 Jesus tomou a palavra e disse: Não foram curados dez? 18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser esse estrangeiro? 19 E lhe disse: Levanta-te, vai, tua fé te salvou.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

 Nós estamos diante do Evangelho de São lucas, e o tema de hoje é o pecado da ingratidão. Nosso Senhor esta caminhando para Jerusalém; começando da galileia por Samaria. O que tem na Samaria, o que tem no caminho que vai para Jerusalém..? Muita gente sedenta de  Deus, e de justiça, assim como nós tempos de hoje, muita gente sedentas de justiça, e da palavra de Deus. 

 O mundo do anti-reino faz de tudo, para barrar o anúncio do Reino dos céus, para que desviemos do caminho, que leva ao céu. Jesus no Evangelho, é o itinerante do amor! Ele é maravilhoso, onde passa, vai curando, libertando, transformando os corações, e os sinais acontecem, porque Deus visitou o seu povo. Por isso que Jesus é o Senhor! 

 Uma vez João batista mandou alguns de seus discípulos, perguntar a Jesus se Ele era o messias esperado, e Ele respondeu: Ide dizer a João o que vistes, os cegos vêem, os paralíticos caminham, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres recebem a boa noticia do Reino de Deus. ( João e o precursor de todos os profetas, e sabia quem era Jesus, ele manda os seus discípulos até Nosso Senhor, para proclamar e selar o anúncio da presença do messias no mundo, e que seu seu Reino havia chegado ) 

No tempo de Jesus a doença da lepra era um mal, que margina-lizava totalmente uma pessoa. E as pessoas contaminadas deveriam-se isolar se da sociedade, por causa da facilidade de contaminação.( Mal de hanseníase )

 Bastava se uma pessoa tivesse, alguma escoriação na pele, já era julgado leproso, e excluído do convívio da comunidade. Os leprosos deveriam sempre anunciar suas proximidades, fazendo algum som sonoro, ou dizendo "impuro, impuro, leproso,leproso..! Para que os limpos saíssem do seu caminho.

 Os contaminados não podiam aproximar das pessoas, e dos centros urbanos. Que situação dolorosa para estes doentes neste exílio, longe das famílias e das comunidades! A preocupação do povo era mais proteger as pessoas do contágio, do que prestar socorro. Caso houvessem  cura só os sacerdotes do templo, podiam examinar, opinar e trazer o individuo de volta, incorporado-o novamente à sociedade.

 E por isso que Jesus, quando curava as pessoas dizia: Não conte nada a ninguém, mas ide mostrar aos sacerdotes no templo. O acontecimento do Evangelho de hoje nos relata que no desespero, os dez leprosos vieram a Jesus, e pararam a certa distância e gritavam em alta voz: Senhor tende piedade de nós!

 Para os leprosos Nosso Senhor era a ultima tábua de salvação, para resolver aquele mal mortal, por isso se reuniram em grupo, e foram ao encontro do Senhor, clamar por milagres. E Nosso Senhor disse lhes: Ide apresentar aos sacerdotes! A ordem que Jesus dá, implica o processo de cura, pois já adianta o diagnóstico final, o testemunho dos sacerdotes.

 Ao obedecer Jesus, os leprosos demonstram confiança, pois do contrário não teriam coragem de se apresentar aos sacerdotes para o diagnóstico oficial. O Evangelho nos conta que, quando eles iam aos sacerdotes, perceberam que estavam curados, e ficaram muito felizes da vida. Quantas curas Deus tem feito em nossas vidas, e nos nem percebemos, e nem agradecemos, passa por nós estas graças e se perdem nas nossas ingratidões, para com o criador.

 Jesus é o mesmo ontem e hoje, basta crermos com Fé, que os milagres acontecerão. lembremos do Evangelho de Domingo passado, quando Jesus disse: Se tiverem fé em Deus, do tamanho de um grão de mostarda, fareis grande prodígios. Como é a nossa fé diante de uma situação dolorosa de uma enfermidade, ou dificuldade..?! Muitas vezes perguntamos," porque eu..?" A resposta pode ser devolvida para nós, olhando para o crucificado: Porque Ele..?!  

 Acolhamos a palavra de Deus! Ela cura, liberta, e transforma; pois foi pela palavra que o Pai do céu, criou todas as coisas. A palavra de Deus é o próprio Jesus falando conosco, curando e libertando seu povo. Quantas pessoas que estavam doentes, e quando ouviram a palavra de Deus, pregada com unção poderosamente, tomaram posse da palavra e foram curados.

 A palavra de Deus não pode ser só ouvida, mas tem de descer para o nosso coração. Quando falamos de coração, não estamos falando do nosso coração biológico, mas sim do coração da essência, da  nossa alma espiritual. E por isso que o Senhor disse ao leproso curado e convertido: Levanta-te, vai, tua fé te salvou! Levantar significa, tomar uma atitude, tomar posse da graça de Deus, agarrar naquele que tudo pode, que se chama Nosso Senhor Jesus Cristo.

  Só bastou a palavra de Jesus, eu quero que fiqueis limpos, ides mostrar aos sacerdotes. A palavra diz que enquanto iam, um deles viu-se curado, e volta à Jesus para lhe agradecer, e se lança de bruços aos pés santos do Senhor, dando graças a Deus pela cura. Ele era um Samaritano, membro de um povo odiado pelos judeus. Não importa quem sejamos, porque Deus olha para cada ,um de nós como filhos especial. Deus é amor!

 A gratidão pela cura brotou do coração daquele Samaritano! Os demais leprosos foram embora, esqueceram de agradecer a Jesus, e com isso perderam  a chance, de dar o passo da fé, e receberem os benefícios do anúncio do Reino. O modo como agiram os leprosos ingratos, corresponde as nossas atitudes, perante a misericórdia e o amor de Deus. 

 Os leprosos aqui representam  todos aqueles pecadores que se dizem cristãos, e agem diante de Deus, insensível a sua misericórdia. Aquele leproso curado teve um encontro pessoal com o Senhor. Veja que beleza, não foi só curado fisicamente, mas também interiormente. Nós precisamos ser curados interiormente, quantos de nós sofremos do mal da depressão, e não temos forças para buscar a saída para a libertação. A igreja Católica nós oferece o sacramento da reconciliação, que é um caminho de cura e restauração das nossas enfermidades espirituais, e físicas.

 E isso que Jesus quer fazer em nós, não só curar nosso corpo físico, mas também a nossa alma o nosso ser, e o nosso espírito! O inimigo da nossa salvação conhece nós pelas lepras de nossos pecados, e Deus conhece a cada um de nós pelo nosso nome, porque Ele é um Deus de amor e misericórdia. Isso faz  lembrar-nos da passagem de Jó, que foi testado sua fidelidade, e por permissão de Deus, foi acometido de enfermidades que  destruiu sua vida, começando pela sua saúde, com uma lepra da cabeça a  planta dos seus pés. ( Jó 2: 9-10 )

 A mulher de Jó lhe dizia: Onde esta o seu Deus..? Porque não o amaldiçoa  e morre! Respondeu lhe Jó: Mulher tu não sabes o que diz, se aceitamos de Deus a felicidade, não deveríamos também aceitar a infelicidade? A paciência de Jó é uma entrega total de fé..!! Ele sofreu com paciência e fé, não blasfemou contra Deus. Precisamos aprender as esperas, e com paciência as demoras de Deus. 

 As vezes pensamos em curas extra-ordinárias, e ficamos correndo pra-lá e pra-cá, atrás de curas e milagres, e esquecemos que a maior cura que Deus quer fazer em nós, é a cura do nosso coração, a nossa conversão! Muitas vezes estamos com um coração leproso de pecado, como o ódio, o adúlterio, o orgulho, e falta de perdão. Com esses pecados todos sem uma verdadeira conversão é impossível agradar  a Deus, que quer nós curar e nos libertar. O sangue de Jesus tem poder, para lavar nos de toda as  nossas misérias, curar-nos e libertar-nos de todo mal. Amém!

Jesus é o Senhor!

texto elaborado com ajuda do livro: Evangelho de cada dia do Pe.Vitório  SJ.











Nenhum comentário:

Postar um comentário