terça-feira, 8 de outubro de 2013

EVANGELHO SÃO JOÃO 2:1-11 SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA 12-10 2013"AS BODAS DE CANÁ!"


                                             AS BODAS DE CANÁ
                FAZEI TUDO O QUE ELE VÓS DISSER!


AS BODAS DE CANÁ
 Naquele tempo, no terceiro dia, celebrava-se um casamento em Caná da Galileia; aí estava a mãe de Jesus.  2  Jesus e seus discípulos estavam convidados para o casamento.3 Acabou-se o vinho, e mãe de Jesus lhe diz: Eles não têm vinho. 4 Responde-lhe Jesus: Que queres de mim, mulher? Ainda não chegou a minha hora. 5 A mãe diz aos serventes: Fazei o que vos disser. 6 Havia aí seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, com capacidade de setenta a cem litros. 7 Jesus lhes diz: Enchei as talhas de água. Eles encheram até as bordas. 8 Diz-lhes: Agora tirai um pouco e levai ao mestre-sala. E eles levaram. Quando o mestre-sala provou a água transformada em vinho, ( Sem saber de onde procedia, embora o soubessem os serventes que haviam retirado à água) dirigi-se ao noivo 10 e lhe diz: Todos servem primeiro o vinho melhor, e quando os convidados já estão  um pouco embriagados, servem o pior. Tu guardaste até agora o melhor vinho. 11 Em Caná da Galileia Jesus fez este primeiro sinal, manifestou sua glória e os discípulos creram nele.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor

 Nos estamos celebrando neste tempo, 12 de Outubro as solenidades de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Em 1717 três pobres pescadores, foram pescar no Rio Paraíba a pedido do povo de Guarátingueta, que queriam fazer uma graça ao Conde Assumar, governador da Capitania de São Paulo, e Minas do Ouro, oferecendo lhe um jantar.

 Os pescadores trabalharam as redes, quase o dia inteiro no Rio Paraíba, sem sucesso na pescaria. Foi quando a rede trouxe o corpo, de uma imagem sem  cabeça, logo em outra jogada da rede, veio a cabeça da imagem. 

  Era uma imagem estilo português, de cor negra devido talvez pelo tempo, que esteve na lama do rio, dessa hora em diante que Nossa Senhora apareceu, aconteceu o milagre. As redes quase se rompiam tal era a quantidade de peixes. 

 Foi ai que se desenvolveu a devoção a Nossa Senhora Aparecida começando pelos moradores ribeirinhos do Paraíba. Devemos lembrar também, que o Brasil nesta época era colônia de Portugal, e as mão de obra escravagista.

 O povo colono nascido aqui, eram explorados, perseguidos, e subjugado por altos tributos, à coroa portuguesa. Nossa Senhora Aparecida apareceu num tempo em que o povo precisavam de consolação espiritual, e de uma estrela celeste para se guiar por este vale de lagrimas. Um presente de Deus para nós, povo Brasileiro!

 São 296 anos, que Deus através de uma imagem de sua serva,  a virgem Maria, vem derramando graças neste Brasil. Onde quer pensemos no mais longínquo sertão, lá está a devoção do sertanejo a Nossa Senhora Aparecida, e a imagem da santa na sala do ranchinho.

 Por isso hoje os brasileiros festejam à Imaculada Conceição, Rainha e Padroeira do Brasil. São milhares de milagres e testemunhos, que Deus tem operado, no meio do povo sofrido e oprimido Brasileiro, através de Nossa Senhora Aparecida.

 Os milagres  extra-ordinários operados pela Santa, vem de sua intercessão ao seu filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor nosso! Jesus é Deus! O Evangelho de hoje nos mostra o papel de Maria neste casamento em Caná da Galileia.

 Maria estava naquela festa, não só como convidada, mas também como serva, por isso que ela percebeu que havia acabado o vinho. Faltar vinho no casamento era um escândalo para a família dos noivos. São João coloca Maria na cena do Evangelho.

 Ela é uma convidada importante, com autoridade, e logo ao perceber a falta do vinho, coloca os criados a serviço de Jesus. Ela disse aos servos: Fazei tudo o que Ele vos disser, e disse ao seu filho: Eles não tem mais vinho!

 O senhor Jesus respondeu: Que queres de mim mulher, a minha hora ainda não chegou!? O texto nos diz que havia seis talhas de pedras que era usada para guardar água para a purificação e estavam vazias, e Jesus pediu aos servos  encherem as talhas com água.

 Nós sabemos que naquele tempo não havia água encanada, tinham que buscar na fonte pública. Foram muitas idas a fonte em busca da água até completar  todos os vasilhames.( Estudiosos calculam setecentos e vinte litros )

 As bodas de Caná marca o início da vida pública de Jesus, que terminará em Jerusalém no patíbulo da cruz. Este Evangelho foi escrito lá pelos anos noventa da era cristã para as igrejas primitivas.

 Para São João e os discípulos da sua comunidade, o episodio do milagre não é tão importante quanto o significado simbólico, que é a união de Deus com a humanidade. Como esquecer a mãe do Senhor que teve a participação neste tão grande mistério...? Como esquecer a escolhida de Deus...? Como repudiar a mãe do salvador...?

 Deus disse  em Gênese,  porei ódio entre ti e a mulher, "entre a tua descendência e a descendência dela." ( Gn 3:15 ) Realmente existe duas descendência, existe uma com aversão à ela,  porque  foi  a escolhida, para ser a mãe do salvador. Não foi nenhum fundador de religião que a escolheu, para ser o canal da graça, para que Deus viesse visitar seu povo, mas o próprio Pai Celeste, que rezou na boca do anjo: "Ave cheia de graça o Senhor é contigo!"

 Só querem o filho dela, e para com ela a falta de respeito, e veneração. Muitos no dia de hoje blasfemarão, contra a Mãe de Jesus, pregarão insultos à aquela que disse o sim a Deus. "Faça em mim segundo vossa palavra," e o "Verbo de Deus se fez carne habitou entre nós!"
Viva a mãe do meu Senhor....!!!! Viva Nossa Senhora Aparecida...!  Amém!

Jesus é o Senhor!







Nenhum comentário:

Postar um comentário