domingo, 24 de novembro de 2013

EVANGELHO SÃO MATEUS 24:37-44 1° DOMINGO DO ADVENTO - ANOALITURGICO.(2013-2014 )

                           
                                      A VINDA DO SENHOR
                               A PARUSIA
"JESUS É O SENHOR"



  37 Naquele tempo disse o Senhor Jesus: Como em tempos de Noé, assim será a chegada do Filho do Homem. 38 Nos dias de dilúvio, as pessoas comiam, bebiam e se casavam, até que Noé entrou na arca
39 Eles não perceberam, até que veio o dilúvio e levou a todos. Assim será a chegada do Filho do homem. 40 Dois homens estarão num campo: Um será levado e o outro será deixado; 41 duas mulheres estarão moendo: Uma será levada e outra deixada. 42 Assim, pois, vigiai, porque não sabeis o dia que chegará o vosso Senhor.43 E sabeis que, se o dono da casa soubesse a que hora da noite vai chegar o ladrão, estaria vigiando para que não abram um buraco na parede. 44 Portanto, estais preparados, porque este homem chegará quando menos pensardes.

Palavra da salvação!
Glória a vós Senhor.

 Nos estamos no primeiro Domingo do Advento, e hoje o Evangelho fala-nos da urgência do Reino, que predomina dois temas. A vinda do Senhor, e a sua espera com vigilância, são portanto dois movimentos e trés vindas: O senhor que vem ao nosso encontro, e nós que vamos em sua direção. A analogia deste texto, nos discerne, que o primeiro movimento é Deus que sempre se faz, e vem ao nosso encontro, e a segunda e a nossa espera através da fé, e perseverança, e só vai encontra-lo, aqueles que se dispuserem, a se fazer uma experiência com o Ressuscitado. 

 Este tempo é o tempo favorável, para reconciliar-nos com nossos irmãos. Aqueles que estiverem nesta situação de desamor, busquem nos sacramentos da penitência, o perdão, para que tenham um Santo Natal, juntamente ao lado de suas famílias. As vezes Jesus mora lá na nossa casa, e  ainda não O, descobrimos, e nem O, percebemos..?! Talvez Jesus seja aquela pessoa que não temos valorizado na nossa família; o vô a vó, o tio a tia, o primo a prima, o irmão a irmã, os sobrinhos, o cunhado e cunhada, ou até mesmo o pai e a mãe..!? 

 Por isso neste tempo favorável à nossa conversão, a Igreja celebrará a liturgia do Advento, que e a preparação para o Natal. Aquele que vem ao nosso encontro, o Deus que se fez menino, e veio morar conosco, veio experimentar nossas fraquezas, e nossos sofrimentos.  Naquela noite bendita e maravilhosa em Belém, os anjos do céu cantaram em adoração ao Rei do Universo que acabara de nascer.

 Os pastores no campo viram, e ouviram, miríades de seres celestes cantando alegremente: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade."Lc 2:14 Isto quer dizer para nós, que é preciso termos boa vontade,  para promovermos a paz, e; esta paz, é o lado bom da imagem, e semelhança de Deus, embora pecadores que somos, podemos esforçar e semear, onde houver ódio e rancor. O perdão está em primeiro lugar, na vida daqueles, que se dizem Cristãos seguidores de Cristo. Cristo é a verdadeira paz..!

 Deus nos oferece sempre, no poder do Espírito Santo, o amor como opção de promover a paz, por causa daquele que deu sua vida por nós, para que tivéssemos vida plena, esta graça vem do Reino de Deus ao nosso encontro. Na Teologia da Parusia, se espera pela fé e confiança, a promessa que o Senhor fez, que virá pela segunda  vez, e definitivamente, para julgar os vivos e os mortos..! 1Ts 4:16-18 

 Não sabemos quando vai acontecer estas coisas, só sabe o Pai do céu, por isso é preciso renovar sempre a nossa fé, o verdadeiro cristão tem que vigiar com esperança e perseverança.  Irmãos..! Não podemos ficar de braços cruzados à espera que aconteça estas coisas, mas de anunciar que as palavras do Senhor não passarão sem que se cumpram todas as profecias. 


 Mas pela fé e esperança, sabemos que estamos indo todos os dias, ao encontro do Senhor que vem, e que virá..! Vamos  perdoar mais, vamos pedir perdão a todos aqueles que nós ofendemos, mesmo sem querer, e também aos que nos ofenderam também, vamos ficar de bem com a paz, pois a palavra diz, que um será tirado e o outro arrebatado. pode ser que hoje sejamos arrebatados deste mundo para o juízo do Senhor. Para que quando o Rei chegar, não nos encontrem desprevenidos. 

 Lembremo-nos da Parábola das dez virgens, onde cinco não se vigiaram, e não puderam entrar na festas das bodas. Mt 25:1-13 Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu e disse que viria no fim dos tempos..! Como falamos no inicio deste comentário, podemos entender trés vindas de Cristo: A primeira Ele veio na carne no meio de nós, sua vinda foi almejada, profetizada, desde tempos imemóriaveis, nas Sagradas Escrituras.( Gn 3:1)  

Três coisas contraditoras, para refletirmos quando mergulhamos neste mistério: Ele está perto, já está aqui entre nós..! Mc 1:15 Venha o vosso Reino..! Lc 17:21 Procurai antes de tudo o Reino de Deus..! Mt 6:33 Sejamos apaixonados por Jesus, busquemos serviços espirituais,  no campo de trabalho do Reino. O campo de trabalho no mundo, somos muitas vezes nós mesmo. Rm 6:12

 Portanto todo o velho testamento, é um advento longo de espera, onde os homens se desanimavam da espera, mas Deus suscitava profetas para levantar o ânimo do povo, que Deus ia cumprir sua promessa, o ungido de Deus estava para chegar. Quando completou o tempo de Deus, enviou seu Filho único, para cumprir sua promessa para com toda humanidade. Irmãos..! O que o Evangelho está dizendo hoje para nós é muito sério..! O verdadeiro Cristão vive na expectativa, que Jesus está para chegar, se Ele não vem, estamos indo ao seu encontro. Todos nós vamos morrer..?!

 Jesus deu sua vida por todos nós, morrendo na cruz, mas ressuscitou no terceiro dia, e penetrou no céu,  apresentando diante de Deus Pai com seu sangue redentor, pois no seu sacrifício único, nos libertou da morte eterna,  e da parte do Pai, derramou o Espírito Santo, sobre nós. A terceira reflexão, que maravilha, que glória, o Espírito Santo nos atesta que Jesus Cristo é o Senhor, e está no meio de nós até a consumação dos séculos, quando vier glorioso arrebatar sua noiva, sua Igreja. A noiva de Jesus somos todos nós, que o aceitarmos como Senhor da nossa vida, e da nossa salvação..! 

 Não podemos esquecer que Jesus Cristo é a nossa esperança e salvação. A Igreja não cessa de pedir sua volta a cada Eucaristia que se celebramos, e nós dizemos: Vem Senhor Jesus, não demoreis..!? O imperativo de Jesus tem plena validade; urge o tempo e, é preciso estar preparado para acolhe-lo. A ordem é: Orai, vigiai, a caridade o amor ao próximo, será uma forma de espera-ló. 


No entanto o mundo mundano, oferece outras perspetivas pagãs e distorce esta espera do Filho do Homem, oferecendo os prazeres, e os brilhos do consumismo das vitrinas das catedrais do bom velhinho que anda de vermelho num trenó. Esta é a batalha do anti-cristo neste tempo, para que o mundo não esperem o Salvador que virá derrepente. 


Estar a espera da Parusia, do Senhor no sentido escatalógico; e onde o Reino será realizado pleno por Deus; Na ressurreição, teremos novos corpos gloriosos, ressuscitados, como, o de Jesus, novos céus, e nova terra, onde o próprio Jesus Cristo estará conosco, para sempre, para a glória de Deus Pai. Cat parágrafos 683; 1065

 Nosso Senhor deixa bem claro como será sua volta. Podemos dizer: Cristãos de ultima hora, que reza, que louva, disponível ao próximo necessitado sem olhar a quem. Lembremo-nos da parábola das dez virgens: Cinco eram prudentes as outras cinco desprecavidas. As prudentes entraram na festa do Reino e as tolas ficaram de fora a se lamuriar. Mt 25:2-13

 Hoje o Senhor, está nos dando uma nova chance, este é o tempo favorável, para voltarmos para o primeiro amor, e arrependermos de nossos pecados, e tomarmos outro rumo na nossas vidas, em direção ao céu. Esta é a hora imperativa do Senhor..! Arrependamos-nos e creiamos no Evangelho do caminho do Reino, antes que seja para nos, tarde de mais..! Mc 1:14-15

 Por isso que no Evangelho Jesus diz que no tempo de Noé, as pessoas comiam, bebiam e se casavam e não estavam nem aí, até que veio o dilúvio. Noé demorou muitos anos na construção da arca, e o povo caçoavam dele dizendo: cadê a chuva Noé? Mas Noé trabalhava com sua família na construção do grande barco, acreditavam nas promessas de Deus. Então chegou o grande dia, e Deus abriu as cataratas do céu, e toda as vidas terrestre morreram afogados pelas as águas do dilúvio.

 Por quarenta dias, e quarenta noites, a arca de Noé divagou o mar de águas e lamas, até que se aportou no monte Ararat. Assim será também na segunda vinda do Senhor. A palavra de Deus, tem sido pregada, os profetas deste tempo tem pregado a palavra, e  testemunhado o Cristo, enquanto isso o mundo não está nem aí, com o Evangelho, e com a volta de Cristo, comem bebem, casam-se, divorciam e não aceitam a conversão. Então voltando para o texto do Gênese: Completou-se o tempo de Deus, e o Senhor cumpriu sua palavra; exterminou todos os seres vivos da terra. Só se salvaram das águas naquela família, oitos almas. Gn 7:1-24; 8:1-14; 8: 15-22; 9: 1-29

 O que o Senhor quer nos dizer e que, sua segunda vinda gloriosa poderá pegar de surpresa aqueles que são rebelde, com o Reino dos céus. Só se salvarão, os que perseverarem no caminho do Reino. O Reino de Deus ainda está por vir, em muitos sentidos, neste mundo em que habitamos: Sentido moral e histórico, porque nós humanos, e as instituições, estão bem longe de de fazerem a vontade de Deus.

 O mundo egocêntrico são terrenos do anti-cristo, que não estão preparados para receber o anúncio do Reino, e por isso será sempre opositor ao Advento do Cristo que vem. É preciso uma batalha espiritual através do amor do Evangelho, para trazer os irmãos que estão lá, que não conhecem as propostas do Reino de Deus. 

 Para os que redescobrirem, e descobrirem, "O Ressuscitado" numa experiência nova no poder do Espírito Santo, e que desejam que o Senhor venha breve, o modelo é o próprio Jesus Cristo..! Irmãos..! O cristão e aquele que tem a certeza de Deus e de seu amor em nossa vida, e que estão em constante busca do Reino, e uma verdadeira conversão. 


Para a Igreja a vigilância não e motivo de medo ou de repressão, mas o sincero empenho de cada dia, de fazer com que a fé seja a energia do Espirito, em busca das praticas, do bem em prol dos necessitados, que não conhecem o caminho do Reino. Que neste tempo do Advento seja propicio para nós a preparação de um bom Natal em família, e uma ocasião de aprendizado de amor e fé, e também de vigiarmos mais no caminho do Reino dos Céus. Amem..!

Jesus e o Senhor!


Texto elaborado com ajuda de tópicos, extraídos do livro de liturgia ano A "O VERBO SE FEZ CARNE" de Cantalamessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário