domingo, 17 de novembro de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 23:35-43 -- ANO C 2013 --SOLENIDADE DE CRISTOREI.


                                                         
                                    ESTE É O REI DOS JUDEUS.
                              O REINO DE DEUS


 35 Naquele tempo jesus foi levado ao monte Gólgota para ser crucificado. O povo estava olhando; os chefes caçoavam dele: A outros salvou, que se salve, se é Messias, o predileto de Deus.  36 Também  os soldados caçoavam dele. Aproximavam-se para oferecer-lhe vinagre 37 e diziam: Salva-te se és o rei dos judeus.  38 Acima dele havia uma inscrição: Este é o rei dos judeus. 39 Um dos malfeitores crucificados o insultava: Não és tu o Messias? Salva a ti mesmo e a nós. 40 O outro o repreendia: E tu que sofres a mesma pena, não respeitas a Deus? 41 Quanto a nós é justo, pois recebemos o pagamento de nossos delitos; este, ao contrário, não cometeu nenhum crime.42 E acrescentou: Jesus, quando , chegares ao teu reino, lembra-te de mim. 43 Respondeu-lhe: Eu te asseguro que hoje estarás comigo no paraíso.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

  A liturgia deste Domingo, celebramos a festa de Cristo Rei,  e adentramos no tempo do Advento, nossa preparação para o Natal do Rei, menino Jesus. Estamos diante do Evangelho de São Lucas, e celebramos o senhorio de Jesus, e sua realeza. Nosso Senhor fala do seu Reino e o promete ao bom ladrão, que está crucificado junto Dele, que tem o mesmo destino; morte de cruz. Em verdade te digo, disse Jesus ao agonizante: hoje mesmo, estarás comigo no Paraíso..! 

 Ele deu sua vida, pela nossa salvação, morrendo na cruz  tomando sobre si os nossos pecados. ( Is 53: 1-12 ) Deus arrancou nos, do poder das trevas, e nos transferiu para o Reino do seu amado Filho. Existem três vindas do Senhor Jesus, para nós Cristãos refletirmos: Na primeira, a "Segunda Pessoa da Santíssima Trindade,"" veio ao nosso encontro, fazendo se carne, para nos salvar da morte eterna, e realizar o Reino de amor do Pai Celeste, por cada um de nós.

  Na segunda Ele está no meio de nós..! Presente em cada um de nós, que o testemunharmos-o pela fé e obras, através do Espírito Santo, que confirma-o, no meio de nós.  Está também presente na palavra do Santo Evangelho quando ouvimos-o, com a alma e o coração, e o pláticamos,  sóbrios e vigilantes. Está presente na Sagrada Eucaristia, e demais Sacramentos..! A Igreja Católica é Santa e pecadora, Santa porque vem do amor de Jesus que a fundou, pecadora porque é formada por homens e mulheres pecadores, e dependentes da misericórdia de Deus. 

 Quando falamos de Igreja, não estamos falando de templos de pedras, mas da igreja espiritual..! E na terceira meditamos: Quando Ele "O Senhor," vier em glória para julgar os vivos e os mortos, conforme rezamos no Creio,  e  implantar definitivamente, o seu Reino de amor, um Novo  Céu e uma Nova Terra, para os gloriosos, e dignos do Reino do céu. O Espírito Santo, é o nosso advogado consolador e santificador, que tem a missão de nós convencer dos nossos pecados, que somos dependentes do amor, e da misericórdia de Deus. 

 Por isso "Jesus Cristo é o Senhor," e Ele tem um Reino..! O Reino do céu, preparado para cada um de nós, desde a constituição do mundo. Deus tem nos amado desde de toda a eternidade porque Ele é amor..!  ( Jr 31:3 ) Deus criou o ser humano sua imagem e semelhança, sabendo que no livre arbítrio do seu amor em que nos criou, teríamos nossas liberdades e escolhas, e a preferências, entre o bem e o mal. Infelizmente o ser humano criado, preferiu a voz enganosa do maligno. Escolheram mal, escolheram o egocentrismo.

  Deus sempre sonhou com fieis filhos, adoradores em espírito e verdade. Se Ele tivesse criados nos, perfeitíssimos bons, seriamos como robôs, e onde estaria o verdadeiro louvor e adoração do espírito humano..?! ( Jo 4:23-24 ) Por isso os Santos Padres Patrísticos, pregaram sem medo de dizer heresias: O Homem Foi criado para ser  divino, para a glória de Deus Pai..!? Mas sabemos que nossos primeiros pais escolheram,  o egocentrismo, do que o altruísmo Santo e dependente do Criador de todas as coisas. ( Gn 3:1-24 )

  Os primeiros judeus convertidos ao Cristianismo, trouxeram com eles,  normas da Lei mosaica, que, como dogma de fé, e respeito, para com a pessoa de Javé, aquele que os libertou da servidão do faraó, por isso não  pronunciavam a palavra Javé.  
Por isso temendo pronunciar o nome de Deus em vão, os Evangelistas conhecendo a doutrina judaica, substituíram a palavra Deus ou Senhor; por Reino dos Céus. ( DEUS - YHWH ) Moisés perguntou a Deus, qual era seu nome, e o Senhor respondeu: "Meu nome é ADONAI; Sou o que Sou !")

 Lucas descreve neste texto a cena tétrica, dos último momentos dolorosos do filho de Deus, que morre na cruz. O povo olhavam Jesus ser despido, logo depois pregado na cruz.  Os discípulos esperavam um Messias-rei glorioso, cheio de poder capaz de por fim a opressão Romana. Agora diante do Cristo crucificado, se esvaiaram as esperanças. Junto a cruz, o povo que gritaram na véspera Hosana ao filho de Davi, agora zombam do crucificado gritando, crucifica, crucifica..! O povo olham, e os chefes dos fariseus e sacerdotes, caçoam dele. Onde está o seu poder? Salvastes a muitos, porque não salva a si próprio. 

 Os soldados romanos colocaram uma inscrição no alto da cruz com estes dizeres: Este e o Rei dos judeus. Eles não sabiam que estavam assassinando o Filho de Deus. Irmãos..! Nós precisava-nós de um salvador redentor que fosse cem por cento humano, e cem por cento Divino, quer dizer um "Homem Deus." Se não fosse assim, não poderia haver redenção para o homem caído pelo pecado no Éden, nenhum outro ser humano da face da terra, poderia nos salvar. 

 No rito do Velho Testamento, era oferecido sacrifícios de animais, em expiação dos pecados através do sangue dos imolados, mas estes sangues não aplacava a irá do Senhor Deus, que abominou o pecado original, dos nossos primeiros Pais. Mas Deus Javé no seu infinito amor, enviou a este mundo seu filho único, em espiação dos nossos pecados. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único em resgate de nossos pecador isso que Jesus é o Senhor. (Jo.3:16 )

 Irmãos..! Nós temos que proclamar sempre Jesus nosso Rei e Senhor, da nossa casa, da nossa família, do nosso trabalho, da nossa Igreja e da nossa salvação..!? O inimigo do Reino, não quer que Jesus seja Senhor de nada. Por isso satanás e seus apóstatas, vem com tudo contra nos os filhos de Deus, quando proclamamos Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da nossas vidas e da nossa salvação. 

  A vontade divina sempre foi, o imperativo na vida do Filho de Deus. Sua morte nos trouxe a redenção abrindo-nos as portas do paraíso. O Evangelho de Lucas e um convite a todos nos a comprometermos com as propostas de Jesus. Jesus disse: Buscai primeiro o Reino dos céus, e tudo mais vós será acrescentado. Até hoje o mundo paganizado não entende a dinâmica da salvação de Cristo na Cruz, porque o seu Reino não e deste mundo, pois a Cruz  é loucura para o mundo. 

  Por isso as Catequeses em nossas comunidades, não pode ser um simples aprendizado básico. Nós Catequistas  somos responsáveis pelas nossas Evangelizações diante de Deus, precisamos ter mais profundidade espiritual, no ensinamento sobre a fé, e salvação eterna que o nosso Rei Jesus, nos oferece. É preciso falar do valor sem igual, do sangue de Cristo derramado na cruz, sem esse sangue Redentor não pode existir salvação para a humanidade. Foi o meio que o Rei da Glória quíz precisar, para nos salvar da morte eterna. 

 Junto a cruz de Jesus estavam dois ladroes crucificado, um deles no estupor da morte, o insultava-lhe dizendo: Não és tu o Messias? Salva a ti mesmo e a nos. O outro crucificado o bom ladrão, o repreendia: E tu que sofres a mesma pena, e não respeitas a Deus? Dizia ele..! Quanto a nos e justo, pois recebemos o pagamento de nossos delitos; este, ao contrario, não cometeu nenhum crime. O bom ladrão disse ao Senhor: Jesus, quando chegares ao teu Reino, lembra-te de mim. Nosso Senhor respondeu lhe: Hoje estarás comigo no paraíso.

  Jesus não prometeu um céu para o amanhã, ou para um dia no futuro, Ele prometeu ao pecador condenado, que aderiu o Reino, a salvação eterna imediata, hoje mesmo estarás comigo no Paraíso. O céu, o Paraíso,  é, o próprio Deus..!  "Paraíso"e uma imagem de uma vida feliz, após a morte, na qual o Cristo Rei exercera seu reinado. Satanás foi vencido, pela fidelidade do Cristo ao Pai Criador de todas as coisas, e agora Jesus possui o poder de prometer, com segurança e generosidade de Rei, a vida eterna a todos aqueles que aderirem o caminho do Reino dos céus.

 Irmãos..! Assim será quando o Senhor vier, para julgar os vivos e os mortos, no dia final, naquele dia terrível para uns, e maravilhoso para outros. ( Mt 25:31) Fica aqui algumas perguntas despedindo deste ano litúrgico ano C: Como estou recebendo as propostas do Reino..? Qual dos dois pecadores crucificado, junto de Cristo me pareço..? Onde pretendo passar a minha eternidade..? Valeu o sacrifício do Rei Jesus, por nós..?

 "Jesus e o caminho a verdade e a vida!"  Ele e o único que tem propostas de vida eterna, a todos aqueles que o aderirem como seu salvador particular, Ele e Deus e sempre estará, a nos esperar que o amemos, pois Deus nos amou primeiro. 
Basta que creiamos Nele, e o aceitemos como nosso salvador único, e incondicional da nossa vida. A Ele toda a honra e toda gloria, por todos os séculos dos séculos Amem! Viva Jesus o meu Senhor o Rei da Glória..!

Jesus e o Senhor!

Texto elaborado com a ajuda: Evangelho de cada dia, ano C, Pe. Vitorio, sj


  

Um comentário:

  1. JOSEINACIOH.BLOGSPOT. COM A SERVÇO DA EVANGELIZAÇÃO. Que o Espírito Santo nos ilumine, e de-nos a graça da direção do Reino do Céu. Amém!!! Jesus é o Senhor!

    ResponderExcluir