segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 1:26-38--SOLENIDADE IMACULADA CONCEIÇÃO--2013


      O ANUNCIO À IMACULADA CONCEIÇÃO


  26 No sexto mês, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem prometida a um homem chamado José, da família de Davi; a virgem chamava Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e lhe disse: Alegra-te, favorecida, o Senhor está contigo. 29 Ao ouvir isso, ela se perturbou e refletia que tipo de saudação seria essa. 30 O anjo lhe disse: Não temas, Maria, pois gozas o favor de Deus. 31 Vê: conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás Jesus. 32 Ele será grande, levará o título Filho do Altíssimo; o Senhor Deus  lhe dará o trono, de Davi seu pai, 33 para que reine sobre a casa de Jacó para sempre, e seu reinado não tenha fim. 34 Maria respondeu ao anjo: Como acontecerá isso, se não convivo com um homem? 35 O anjo respondeu: O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te fará sombra; por isso o consagrado que nascer levará o título de Filho de Deus. 36 Vê: Também tua parente Isabel concebeu em sua velhice, e a que era considerada estéril já está de seis meses. 37 Pois nada é impossível para Deus. 
38  Maria respondeu: Aqui tens a escrava do Senhor. Que sua palavra se cumpra em mim. O anjo a deixou e se foi.

Palavra da salvação!
Glória vós o Senhor.

Nós estamos diante do Evangelho de São Lucas, e hoje estamos celebrando neste tempo litúrgico, a Imaculada Conceição de Maria. Ela está presente em todas as nossas assembleias, quando a invocamos espiritualmente, nas nossas reuniões. Maria é aquela que recebeu de Deus o privilegio, de ser preservada do pecado original, desde o momento de sua concepção, sem ruga e sem mácula. Ela é a escolhida de Deus..! 

Que maravilha para todos nós, pobres pecadores desta terra..? Ela é a maravilha do amor de Deus..! Esta festa não pode passar por nós despercebida, sem uma meditação, sobre a graça e a honra, que esta Mulher recebeu de Deus. Deus quis precisar da nossa humanidade, para nos salvar, da morte eterna. Ela foi convidada pelo Altíssimo, à ser, o início do projeto do Reino de Deus, para a salvação de todos homens. 

Parece nos; que São lucas, ao escrever este texto do Evangelho, para as Igrejas Primitivas, se preocupava muito, com as honras e os cuidados, devidos e merecidos, a mãe do Senhor Jesus, por isso fez questão, de escrever carinhosamente para a Igreja nascente, como se deu a Encarnação, do Filho de Deus neste mundo, e a grande participação da sagrada família na lógica do  Reino de Deus. "Jesus, Maria e José"..! Deus escolheu a família no seu projeto de amor; Ele quis ser também família, por isso as famílias são benção do céu.

 Para nós cristão entendermos este grande mistério, da Imaculada Conceição, precisamos entrar debaixo da sombra, é luz do Espírito Santo. O anjo saudou Maria, e Ela entendeu a saudação, e a proposta de Deus em favor do Reino,  o anjo disse: Alegra-te cheia de Graça. O Senhor é contigo; Ave cheia cheia de graça. ( Imma'el "Deus conosco" Is 7:14-15) 

Os textos litúrgicos da festa da Imaculada deste Domingo; o prefacio da oração do Lecionário, nos lembra e confirma, a segunda leitura de São Paulo: Deus Pai nos escolheu por meio de Seu Filho, Jesus Cristo, antes da criação do mundo, para que pelo amor fossemos Santos e irrepreensíveis em sua presença e caridade. ( Ef 1:4-6 )

Na primeira leitura do Gênese, o texto nos conta a estória do final, do pecado original, é as consequências desta transgresão, que seguirão como uma mancha de culpa, com toda à humanidade. Nossos primeiros pais, saíram do caminho do bem, desobedecendo a ordem do Criador, por ouvir a voz do anjo das trevas, com isso perderam a graça da vida eterna. ( Gn 3:1-24 )

 Mas Deus em sua infinita misericórdia, prometeu nos enviar seu Filho para nos salvar da morte eterna. Em Cristo, Deus cumulou o homem de graças e bençãos. Esta bondade de Deus, para conosco é mostrada na pessoa de Maria que responde, ao chamado de Deus, através do anjo Gabriel: Faça em mim segundo a tua palavra..! Maria é a nova Eva, que iniciou a história da salvação, de toda a humanidade. ( Lc 1:26-38 )

 Nela Deus nos deste as primícias da Igreja, esposa de Cristo, sem ruga e sem macula, a nova Eva de beleza sem igual. Por isso Deus quis precisar de nós, para a nossa própria salvação, e escolheu entre nós, aquela mais doce e bela, entre todas as mulheres, modelo de santidade e perfeição. Ela advogada nossa, poderíamos dizer pela lógica da Mariologia, à chama-la, corredentora de toda a humanidade, por ter dado o seu sim: "Faça em mim, segundo a tua vontade"..! ( Ap 12:1-18; A mulher do Apocalipse é a mesma, das promessas do gênese Gn 3:15 )

 Deus respeitou o livre arbítrio da virgem Maria, ao fazer o convite, se ela queria ser a mãe do Salvador. Maria entendeu o chamado de Deus, porque era mulher de oração contemplativa, estava sempre na presença do altíssimo. A Eva desobediente no paraíso, disse não a Deus, e a nova  Eva obediente ao Espírito Santo de Deus, disse  o sim ao todo poderoso: Faça em mim, segundo a sua vontade, e "O verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós, pelo poder santificador do Espírito Santo." 

Os Evangelhos no final deste ano litúrgico, tem nos falado dos sinais dos fins dos tempos; por isso Deus tem permitido os sinais das aparições, de Maria em diversas partes do mundo, como enviada do céu, convidando homens e mulheres, a buscarem a conversão, e buscarem a paz no caminho do Reino. Quando Adão e Eva pecaram, imediatamente Deus usou a sua infinita misericórdia, para a redenção do homem, prometendo enviar o Salvador, para nos salvar da morte eterna.

 Deus visitou pessoalmente, e humanamente seu povo! O anúncio que  ela seria a mãe do Salvador, foi rezado por Deus através da boca do anjo: Ave cheia de graças, o Senhor e contigo; achastes graças diante de Deus, Maria se perturbou, como poderá acontecer isso..? Se não conheço homem algum; disse a virgem..! O anjo lhe disse: "Nada e impossível para Deus." Isto quer dizer nem mesmo, fazer de nós criaturas miseráveis, a sermos santos. Todos nós somos chamados a sermos santos e irrepreensíveis diante do Senhor, este é o verdadeiro destino de cada um de nós. 

Maria e o nosso protótipo, para a nossa santificação basta olharmos para ela como modelo espiritual. Como se engana aqueles que tem aversão ao culto a virgem Maria..? Ela é um modelo de santidade,Como à Imaculada Conceição, que trabalha conosco eclesialmente, e nos leva até seu Filho Jesus. Como em Pentecostes, Maria e os discípulos esperavam no Cenáculo a vinda do Paráclito, com Ela agora e o Espírito Santo preparemos nos para um Santo Natal.  Amém..!

Jesus é o Senhor!


Texto elaborado com ajuda de tópicos, da homilia do Pe. Cantalamessa, ano A, " o verbo se fez carne"




































Nenhum comentário:

Postar um comentário