domingo, 29 de dezembro de 2013

Evangelho de São Mateus 2:1-12 Epifania do Senhor ano A 2014


  

1 Tendo nascido Jesus ade na cidade de Belém, na Judeia, no tempo de Herodes, eis que  alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2 perguntando: "Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adora-lo. 3" Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. 4 Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5 Eles responderam: "Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6 E tu Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor a menor entre  principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo. 7 Então Herodes chamou em segredo os Magos, e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8 Depois os enviou a Belém, dizendo: " Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adora-lo. 9 Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10 Ao verem de novo a estrela, os Magos sentiram uma alegria muito grande. 11 Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: Ouro, incenso e mirra. 12 Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para sua terra, seguindo outro caminho.

-Palavra da salvação.
-Glória a vós Senhor!

 Estamos ainda em tempo de festas natalinas, celebrando a Epifania do Senhor, palavra grega que significa: manifestação, revelação e aparição. O que nós igreja - povo de Deus celebramos nesta linda solenidade? Manifestação: Deus se manifestou ao mundo e cumpriu sua promessa enviando-nos o prometido Messias. Revelação: Revelou-nos os segredos do Reino dos céus através do seu Filho Jesus que veio até nós, revelou-se, o mistério do amor de Deus, "a vida eterna." Aparição: Ele veio ao nosso encontro fazendo-se humano, igual a nós, exceto no pecado, para nos dizer que Deus é um Pai apaixonado e seu amor por cada um de nós, nos percebe. Que existe um reino eterno a espera de cada um de nós. Mas para chegar lá devemos espelharmo-nos no protótipo de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo..!

 O autor sagrado escreveu este Evangelho para as comunidades de judeus convertidos do judaísmo ao Cristianismo. Os reis magos significam para  a igreja de Cristo que os pagãos convertidos e o resto da humanidade faz parte também do projeto de amor do Reino de Deus. É preciso acolher também os pagãos, porque para Deus não há mais povos escolhidos e povos não escolhidos, todos agora são eleitos ao Reino em Cristo, seu Filho Jesus. ( At 10:1-48; At 11:1-30 ) Somos todos filhos de Deus, sem preconceitos de raça ou cor, todos chamados a Jerusalém celeste. Essa foi a missão salvífica de Jesus de que todos sejam batizados: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." 

 Santo Agostinho dizia: "Oh Igreja bem aventurada..!" A primeira leitura da liturgia de hoje nos fala da glória do Senhor, Ele veio iluminar as trevas e os povos caminharão na sua luz, porque Jesus é o Senhor. Nosso Senhor Jesus Cristo não só veio para o povo escolhido, mas para todos os homens do mundo inteiro, abrindo um horizonte de esperanças e salvação de vida eterna. ( Is 60:1-6 ) São Paulo na segunda leitura nos exorta o que Deus revelou aos apóstolos pelo poder do Espírito Santo: "Os pagãos são admitidos, à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados a mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho." ( Ef 3:6 ) 

 A luz de Deus chegou para todos os povos, seu mistério foi  revelado a todos os homens de boa vontade. Jesus é a estrela que ilumina toda a humanidade. Irmãos..! Para nós cristãos, neste século que estamos, parece-nos natural todas as coisas e suas manifestações, mas pensemos na alegria, e surpresa dos pagãos, das comunidades primitivas ao ouvirem que são também chamados, a participar da herança eterna, junto dos filhos da promessa.!? Jesus está no mundo, basta procura-lo, como os reis Magos fizeram. Ele está na igreja, nas famílias, presente na palavra de Deus,  na Eucaristia e em cada um de nós, que reunimos em torno da mesa do Senhor e invocamos o  poderoso nome de Jesus!

 Para nós neste tempo as solenidades de Santos Reis nos leva a meditar: Que cristãos somos nos tempos de hoje.? Temos o buscado.? Temos testemunhado o Cristo que celebramos.? Celebrar Cristo nos lábios é fácil, o difícil e guarda-lo no coração. Irmãozinhos.! Jesus está presente no mundo, basta procura-lo com Fé como fizeram os três reis magos,  seguiram a estrela. Assim como os viajantes do Oriente, incansáveis, chegaram a estribaria, passando por Jerusalém seguindo a estrela, nós também podemos chegar até Jesus, passando pelo caminho da Igreja. 

 Os Magos são para nós, sinônimos de fé, pois abandonaram seus palácios e confortos, pondo-se a caminho, como se fez o penitente Patriarca Abraão, caminhou pela fé, por uma terra desconhecida, deixando a Caldeia de Ur, em busca da terra prometida. Irmãos..! Não vamos-nos desanimar, se a estrela, de repente, desaparecer seu brilho, no céu da nossa fé. São nestas horas que o justo caminha pela fé, são nestas horas que o anjo do Senhor, vem em nosso socorro, e nos carrega no colo. Levantemo-nos então, como fez São José, ouvindo a voz do anjo, tomou Maria e o Menino, e se colocou a caminho de volta, para Israel. 

 Não vamos nos deixar ir pelo pluralismo e pelas aversões do mundo com suas ideologias sem fé, pois o Herodes personificado do anti-cristo está no mundo e não quer que Jesus Cristo seja o Senhor da humanidade. Maria, a mãe de Jesus, é a nossa estrela, medianeira, mensageira, geradora de fé nestes tempos tão difíceis, onde as famílias perdem seus valores morais e éticos, numa sociedade de mentalidade cada vez mais pagã.  Os três reis Magos seguiram a estrela e encontraram o menino numa estribaria junto com seu pai José e sua mãe, e o adoraram. Prostremos, nós também, e o adoremos abrindo o nosso cofre do coração, oferecendo nossa fé, nossas esperanças e o nosso amor. Amém!

Jesus é o Senhor!

Oração final:

Ó Deus que hoje revelastes o vosso filho as nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos e servas, que já  vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.   Amém!

Texto elaborado com auxilio do livro de reflexão sobre a palavra de Deus, ano A- "O verbo se faz carne"
Cantalamessa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário