domingo, 5 de janeiro de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 3:13-17-- BATISMO DO SENHOR. ANO A 2014


                                         
                                    O BATISMO DO SENHOR



 Naquele tempo, Jesus veio da Galileia para o Rio Jordão,  a fim de encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?" Jesus respondeu-lhe: "Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!" E João concordou. Depois de ser batizado Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre Ele. E do céu veio uma voz que dizia: "Este é o meu Filho amado no qual eu pus o meu agrado."

-Palavra da salvação.
-Glória a vós Senhor!

Nos estamos diante do Evangelho de São Mateus, continuamos neste tempo litúrgico, o tema da Epifania que quer dizer: "Revelação, Manifestação, Aparição".  Hoje a Boa Nova nos conta, que Nosso Senhor, foi as margens do Rio Jordão ter com João Batista, para ser batizado. Depois de trinta anos de silêncio, e vida oculta na Galileia, trabalhando numa carpintaria, com seus pais José e Maria. Após o batismo, Jesus é conduzido pelo Espírito Santo,  ao deserto para ser tentado. Após ser provado, e vencer a tentação que prometeu voltar em outra ocasião, Jesus manifesta ao mundo sua humanidade, como homem e profeta, decidido iniciar pra-valer, o projeto do Reino de Deus. 

 Para dar o inicio na sua missão redentora, vai até o Jordão para ser batizado. Nos sabemos que Jesus não precisava-se batizar, pois Ele é o Messias o salvador prometido, de Deus. João Batista protestou-se recusando batiza-lo: Eu sim, que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim..? Jesus respondeu: "Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa."(  3:15 Completa: A nova lei, pela qual é superior, o filho de Deus se faz servo )

 O batismo de Jesus, conclui a etapa de sua vida comum, e o penetra, no seu ministério salvífico redentor. Agora pleno do Espírito Santo, pode dar inicio á sua missão redentora. O Pai das Misericórdias o apresenta, oficialmente ao mundo, que fala e age com autoridade em seu nome. Nas suas pregações, Ele usa as expressões: "Mas eu vos digo," "Teus pecados estão perdoados," "Levanta te e anda," "Eu quero, seja curado," "Eu sou." Vai tua fé te salvou..!

 As palavras de Jesus, são cheias de poder, e autoridade, como quem sabe o que diz, e o que quer, deixam atônitos, os escribas e os fariseus. Os milagres acontecem, o Reino de Deus é proclamado, os cegos enxergam , os paralíticos andam, os leprosos são limpos, os demônios são reprendidos e expulsos. Jesus é maravilhoso, onde passa tudo transforma, à alegria vai, alegria vem, e contagia as multidões, que o seguem ávidas da palavra de Deus, acotovelando, para vê-lo passar.  ( Mt 11:2-6 )

 Jesus quis-se ser batizado, para dar-nos exemplo, que para ser cristão seu seguidor, precisa ser batizado, e receber o Espírito Santo. No batismo somos selados no Espírito Santo, morremos com Jesus, e ressuscitamos com Ele, como  nova criatura, e aceitos por Deus como filhos adotivos, em seu Filho Cristo Jesus. São Paulo na carta aos Filipenses diz: "Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição, de escravo, e assemelhando-se aos homens." ( Fl 2:6-7 )  

  No batismo, Jesus recebeu o poder pleno do Espírito Santo criador  de todas as coisas, e durante todo o seu ministério missionário, os milagres que realizou, não foi por si mesmo, mas no poder do Espírito Santo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que estava poderosamente com Ele. João tinha dito, eu batizo com água, mas aquele que vem após mim, vos batizará com fogo do Espírito Santo. O Espírito Santo já tinha descido na sua concepção, mas lá foi um acontecimento silencioso, mas no seu batismo o Espírito Santo, se manifesta ao mundo, que Jesus é Deus, e Senhor. Jesus é cem por cento humano, e cem por cento Deus.

 Como homem esteve conosco, e experimentou as nossas fraquezas humanas, como Deus homem, revelou o mistério do amor, do Reino de Deus. O Espírito Santo é o autor da Revelação, da manifestação e Aparição. No texto do Evangelho diz: que o céu se abriu após o batismo, e pousou sobre Ele, o Espírito Santo como pomba, e se fez ouvir solenemente uma voz: "Este é meu filho amado, no qual eu pus, o meu agrado. Ouvi-o..!" 

 O nosso Deus de amor não só manifestou,  e revelou, e fez aparecer seu filho ao mundo, mas manifestou a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que veio ficar conosco, como consolador e advogado, até o fim dos tempos, quando Jesus Cristo vier em glória arrebatar sua igreja. O Senhor Jesus antes de subir ao Pai disse: Se eu não for para o Pai, o outro não virá, para vós, porque não quero vos deixar órfãos. Eis que estarei convosco até o fim do mundo. ( Jo 16:7 ) " Ele está no meio de nós..!"

 O Espírito Santo é o consolador, o nosso advogado, que está em cada um de nós..! Jesus conquistou para nós morrendo na cruz, a graça do Espírito Santo de Deus. "Somos templos vivos do Espírito Santo, como recorte do céu..!" "Imagem e semelhança de Deus.( Gn 1:26) Irmãos..! Não estamos sozinhos,  o Espírito Santo de Deus,  está em cada um de nós, para convencer-nos de nossos pecados, pois somos templos vivos de Deus, creiamos nisso. Jesus está presente na palavra, no nosso próximo, na Eucaristia, e espiritualmente com seu corpo de glória ao nosso lado. Irmãos..! Se tivéssemos olhos espirituais nós o veríamos tal como Ele, é. 

  Todos nós somos pertenças do Senhor Jesus, Ele é o nosso Salvador, Ele nós salva, quer salvar a cada um de nós, quer nos curar, nos libertar do inimigo da nossa salvação. Irmãos..! Por isso o cuidado que temos que ter, com o nosso corpo terreno, não podemos prostitui-lo com as mundanices do mundo. Não sabeis que sois templos vivos do Espírito Santo..? ( 1 Cr 3:16 ) Se alguém ama a minha palavra, o meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada. ( Jo 14:23 )

  Jesus é só amor, o Filho de Deus, que doou sua vida em resgate, por cada um de nós. Irmãozinhos..! A ideia da Epifania e que Deus na sua infinita bondade, veio ao nosso encontro, revelando todo o plano do seu Reino de amor eterno. Mas agora e nós que devemos ir ao seu encontro, no poder do Espírito, através da fé. Se tivermos noites escuras e áridas, não vamos desanimar, acreditemos: Ele está no meio de nós..! Na Eucaristia podemos dizer, e receber dentro de nós: "O Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo", através de uma bela confissão. " Senhor eu não sou digno de vos receber, em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo." Amém!

Jesus é o Senhor!

Oração final:

O Deus eterno e todo poderoso, que, sendo o Cristo batizado, no Jordão e pairando sobre ele o Espírito Santo, declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém!

Texto elaborado com ajuda de tópicos, do livro de homilias de Raniero Cantalamessa: "O verbo se faz carne"- ano A - Ed. Ave  Maria.












Nenhum comentário:

Postar um comentário