domingo, 19 de janeiro de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 4:12-23- 3° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A 2014

                                                   

                                          JESUS É O SENHOR!
     
                                     


  12 Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galiléia. 13 Deixou  Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica as margens do mar da Galiléia, 14 no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15 "Terra de Zabulon, Terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do Rio Jordão, Galiléia dos pagãos. 16 O povo que vivia nas trevas, viu uma grande luz, e para os que viviam nas regiões escuras da morte brilhou uma luz. 17 "Dai em diante Jesus começou a pregar dizendo: "Convertei -vos, porque o Reino dos céus está próximo. 18 Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19 Jesus disse a eles: Segui-me, e farei de vos pescadores de homens. 20 "Eles imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. 21 Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu concertando as redes. Jesus os chamou.  22 Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e seguiram. 23
Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo o tipo de doença e enfermidade do povo.

-Palavra da salvação.
-Glória a vós Senhor! 

  Estamos diante do Evangelho de São Mateus. A Boa Nova deste terceiro Domingo do tempo Comum nos apresenta os primeiros passos missionário de Jesus - sua vida pública. Nosso Senhor não quis iniciar sua missão sozinho, por isso no inicio de seu ministério convidou quatro pescadores amigos a serem seus primeiros discípulos. Dois deles, João e André, eram discípulos de João Batista o batizador; estes dois amigos tem os irmãos, Pedro e Tiago. ( Mc 1:14-20 )

 João e André conheceram Jesus a beira do Rio Jordão através do Batista quando apontou o Cristo: É Ele o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. Daí então, passaram  seguir Jesus que os acolheu: " O que estais procurando..? Eles disseram; Onde moras Senhor..? Respondeu-lhes Ele: "Vinde comigo, e vedes." passaram toda aquela tarde na casa de Jesus ouvindo e aprendendo, a Boa Noticia do Reino. 

Os dois companheiros ficaram entusiasmados com a Boa Nova anunciada, que quando deixaram Jesus correram avisar seus irmãos: Encontramos o Messias..! Passado alguns dias Jesus foi até a praia do lago de Genesaré, onde sabia encontra-los e os chamou: Vem e segue-me..! Os discípulos foram recíproco, ao seu chamado, imediatamente deixaram suas famílias, o barco de pesca e o mar para segui-lo. 

Não tinham dúvidas para não o segui-lo, pois Nele haviam encontrado a razão das suas vidas. Viver o sonho do Reino, anunciado pelo Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo..! Irmãos..! Vejam que beleza, podemos aqui fazer uma reflexão, sem medo de dizer; com toda certeza de que a nossa Igreja Católica estava começando ali, naquela praia, ao chamado de Jesus aos seus primeiros discípulos..!

 O chamado do Senhor Jesus mostra aos discípulos um novo horizonte da eternidade. ( Mc 16: 16 ) Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a todas as  criaturas, quem crer e for batizado será salvo.
Jesus é o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, onde Ele passa ilumina as trevas, e as cegueiras dos homens; também iluminou as cegueiras dos discípulos do Senhor, que puseram a segui-lo. 

Antes da vinda do Senhor os homens não tinham esperanças, mas com a sua vinda ao mundo revelou-se o quanto Deus se importa com cada um de nós. Pelas leituras dos textos sagrados vimos que no Antigo Testamento, Deus promete o Salvador, e no Novo Testamento Deus realiza todo o bem, cumprindo suas promessas. Qual é o bem e as promessas..? "Nosso Senhor Jesus Cristo, o Sumo Bem." 

 A primeira leitura leva-nos a uma reflexão espiritual; Jesus Cristo o Ungido de Deus veio libertar todos os oprimidos que gemia sob o fardo do domínio do mal. "Onde a alegria era ignorada, o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz. ( Is 9:1-3 ) Irmãos..! Nas nossas "leituras Orante" ( Lectio divina ) basta-nos, adicionar Nosso Senhor Jesus Cristo nos textos sagrados, que logo gente percebe, imediatamente as trevas se dissiparem, e as verdades vir a tona, aos nossos olhos e discernimentos espirituais, cheia da luz do Espírito Santo. 

 Após o batismo Jesus vai morar em Cafarnaum, cidade a beira do lago de Genazaré, lugar que um dia no passado antes da vinda de Jesus, uma multidão de hebreus foram levados pelos conquistadores ao exílio. ( Is 1:8:23b ) A luz de libertação predita pelo profeta Isaías é o próprio Jesus o Filho de Deus que agora torna se fonte de alegria a todos os escravizados pelo maligno.

 Jesus é a verdadeira luz que ilumina as trevas e traz todos os homens e mulheres de boa vontade e tem sede de Deus. Jesus chamou primeiramente quatro, depois  completou-se doze apóstolos, e desses doze multiplicaram  mais discípulos que foram enviados às missões do Reino formando o novo povo de Deus que somos todos nós hoje, chamados de Cristãos. 

 Irmãos..! Somos agora como bons cristãos, continuadores da mesma missão de Cristo. Vamos fazer uma pergunta para nós mesmos..? Qual é o nosso espírito missionário e qual é a nossa disposição para segui-lo..? O mundo de hoje oferece nos muitos deuses e vários seguimentos teológicos. E muitos destes seguimentos não são missionários, não mostra o caminho do Reino do céu, é triste dizer isto; usam o nome do Senhor Jesus para tirar vantagens próprias e enriquecer financeiramente. 

 O que fazer diante destes contra-testemunhos..? São Paulo pregou o Evangelho sem medo para o Reino: O Cristo que sigo é Jesus crucificado..! ( 1Cor 1:17-18 ) Paulo foi fiel ao Reino..!  "De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a Boa Nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria." ( 1 Cr 1:17 ) Buscai  primeiro o Reino de Deus e tudo será dado por acréscimo. ( Mt 6:33 )

Jesus é o Senhor!


    O PREGADOR, E O BARCO ESQUECIDO NA PRAIA

Vinhas andando na praia, curtindo esta sede de nos libertar
Vistes que alguns pescadores lançavam as redes pra dentro do mar
Tinhas um jeito tranquilo de quem, tem certeza daquilo que quer
e convidastes a André, Pedro, e João e Tiago a mudar de mister. 
Há um barco esquecido na praia,  já não leva ninguém a pescar
É o barco de André e Pedro, João e Tiago, que partiram para nunca mais voltar..... Quantas vezes partiram seguros enfrentando os perigos do mar! Era chuva, era noite era escuro, mas precisavam pescar...Derrepente aparece Jesus, pouco a pouco se acende uma luz. Há um barco esquecido na praia...... Pe. Zezinho - Scj.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário