domingo, 12 de janeiro de 2014

EVANGELHO DE SÃO JOÃO 1: 29-34 2° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A 2014


         O CORDEIRO DE DEUS


 Naquele tempo: 29 João viu Jesus aproximar-se dele e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou a minha frente, porque existia antes de mim.  31 Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que Ele fosse manifestado a Israel. 32 "E João deu testemunho, dizendo: "Eu vi o Espírito descer como pomba do céu, e permanecer sobre Ele. 33 Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar  com água me disse: Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo. 34 Eu vi e dou testemunho: "Este é o Filho de Deus.

-Palavra da salvação.
-Glória a vós, Senhor!

 Estamos no segundo Domingo do tempo comum, a liturgia nos trás, esse maravilhoso Evangelho, de Nosso Senhor Jesus Cristo, narrado por São João, o discípulo amado do Senhor, aquele que Jesus confiou lhe, os cuidados de sua Mãe, na agonia da sua morte na cruz. "Mãe, eis ai teu filho, Filho, eis ai tua mãe." ( Jo 19:26-27 )

Como povo de Deus, e modelo da humildade de João Batista acolhamos a Boa Nova, que tem um tema profundo para nós igreja meditar: "O Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo." São palavras de vida eterna, que nos transforma, renovando-nos, fortalecendo-nos contra o pecado. 

 A palavra de Deus tem poder, por meio dela todas as coisas foram criadas. ( Gn 1:1-31 ) Foi por meio dela, que o verbo fez-se carne e habitou entre nós. ( Lc 1:30-35 ) Deus veio nos salvar da morte eterna, na pessoa de seu Filho unigênito.

 Quanto amor por nós..? Ele veio ao nosso encontro, fazendo-se humano igual a nós, a diferença de nós pecadores, é que Ele não tinha pecado. Num sacrifício único fez a vontade do Pai do céu, espiou todas  nossas misérias, passando por todos os sofrimentos horrendo e imagináveis, morrendo morte de cruz.

 Por isso, é que Jesus é o nosso Salvador, o Cordeiro de Deus Imaculado, que tira os pecados do mundo. Irmãos..! O sangue redentor de Cristo tem poder..! Clamemo-nos por Ele, que cura, liberta, e transforma-nos. Creiamos-nos nisso..? 

Por isso, não podemos ser meros ouvintes da palavra do Senhor. A palavra de Deus quando é  proclamada, não pode só ficar na mente, entrar por um ouvido e sair pelo outro, mas descer para o coração. O profeta Isaías disse: Toda a palavra que procede da boca de Deus, tem a missão de ir e realizar a vontade de Deus, e realizando retornar a Ele com frutos.

 Deus espera  que,  acolhamos suas palavras no nosso coração, e produzamos  frutos..! ( Is 55:11 ) Por isso não podemos desistir da oração, pedir sem cessar ao Espírito Santo, que nos capacite no entendimento da palavra. Acolher a palavra é o mesmo que estar em oração e escutar Deus. Na oração podermos conversar com Deus, e escutar, o que o Senhor quer falar conosco. Nosso Senhor era um homem de muita oração. 

São perguntas que os teólogos fazem: Porque jesus orava..? Ele não precisava orar pois Ele é Deus..!? Nos Sinóticos podemos ver sempre Jesus, antes de iniciar qualquer missão, se retirar para lugares desertos, para estar a sós com Deus.  ( Lc 5:16 ) Que sirva de exemplo para cada um nós: "O Jesus orante." Só o homem e a mulher orante da palavra, tem discernimentos das coisas espirituais, e entende-as, porque abrem a porta de seus corações para Deus, parando para escuta-lo.( Sl 121:6 )

É preciso parar para escutar Deus..! E muitas vezes não fazemos isso, não silenciamos o nosso coração para ouvi-lo. Não estamos falando do coração biológico, mas o coração pessoa, essência da alma, razão do consciente, coisas espirituais. Somos templos vivos do Espírito Santo, Deus mora em nós. Jesus disse: Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Ap 3:20 )  

O texto do Evangelho deste Domingo, fala-nos que salvação de Deus chegou aos confins da terra, pois seu filho se fez o Cordeiro que tira os pecados do mundo. Jesus é a nossa esperança, Nele tudo se renova e transforma, afastado Dele tudo e sem sentido, sem esperança, deserto, ruína e morte. Jesus Cristo é a nossa esperança, pois pelo seu coração misericordioso, entraremos no Reino dos céus.

  Ele é, caminho, verdade e  vida, não existe outro nome dado, a não ser o seu poderoso nome: "Jesus o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo". Precisamos reconhecer, que Jesus é o Nosso Salvador e Senhor, para a glória de Deus Pai..! Jesus disse: Eu sou a verdadeira videira, e meu pai é o agricultor, permanecei em mim, pois sem mim, nada podeis fazer. ( Jo 15:5 )

 A Boa Noticia de hoje testemunha, que o próprio discípulo amado do Senhor, viu, ouviu e escreveu; João Batista saudou, o Cristo dizendo: " Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. ( Jo 3:29 ) São João, Evangelista depois de muitos anos, ao escrever o Evangelho às comunidades Joaninas, recorda a hora exata, do seu primeiro encontro com o Divino Mestre, as margens do Rio Jordão. ( Jo 1:38-39 )

 A partir daquele momento, João e seu companheiro André, deixa o Batista, e põe a seguir o Jesus, o qual ao perceber que está sendo seguido, volta-se e lhes diz: Que estais procurando? E claro que Nosso Senhor  sabia, da intenções dos dois irmãos, que estavam ávidos, das novidades do Reino. Os dois amigos seriam futuramente fieis Apóstolos de Cristo, testemunhas oculares das maravilhas operadas por Jesus , e dariam suas vidas apaixonadamente pelo Reino, até o martírio. 

 Eles foram pegos de surpresa, diante da interrogação do Senhor. Embaraçados respondem em coro: Ondes moras Senhor..? Jesus disse-lhes: Vinde e vede..! E eles foram com Jesus, e passaram o resto da tarde, ouvindo as maravilhas do projeto do Reino de Deus. André ficou muito empolgado com as palavras do Rabi, que ao sair dali foi avisar seu irmão Simão Pedro. Encontramos o Messias o Cristo..!

 Com certeza naquela tarde, na casa do Rabi, foram recebidos, pela maravilhosa mãe do Senhor, companheira inseparável do Divino Filho. Aquela saudação de João Batista, ficou impressa na mente do Evangelista para sempre. Poucos dias depois, como veremos no próximo Evangelho do Domingo que vem; Jesus vai até a praia e convidam os quatro amigos pescadores, a serem pescadores de almas. Vem comigo, e seguem-me..! 

Aqueles  corações rudes de pescadores estavam agora apaixonados pelas propostas do Rabi e o seu Reino, nunca alguém tinha lhes falado tanta coisa maravilhosa e imaginável. Existia um Reino eterno a lhes esperar..! O céu. 

  São João escreveu este Evangelho para as comunidades cristãs Joaninas, que muitos vieram do pagãnismo num tempo muito difícil, onde falsas doutrinas, Gnósticas, queriam macular os ensinamentos Apostólicos e o Senhorio de Jesus.  Uma das heresias era que, acreditavam que matéria humana era má, logo então o Cristo não poderia ser Deus, porque se fez humano.


 Outras heresias nas igrejas primitivas nos primeiros seculos eram contra o batismo; diziam bastar só a fé. Foram os Santos Padres Patrístico que lutaram incansavelmente na defesa dos ensinamentos Apostólicos. Se destaca no primeiro seculo: Santo Inácio de Antioquia, São Policarpo que foi discípulo de São João, e Santo Irineu na defesa da Eucaristia. 

 Estas comunidades eram formadas de Gregos, e Romanos, e judeus convertidos, ao Cristianismo. São João vendo o perigo destas falsas doutrinas, luta através de cartas Apostólicas pregando o Evangelho para que a igreja de Cristo, não perca a Identidade Apostólica.

 Ele é testemunha ocular, esteve com o Senhor Jesus ressuscitado, ele João, ultimo dos Apóstolos é testemunha, viu, e ouviu, o Batista chamar o Cristo de Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Agora todos somos salvos pelo sangue redentor, de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

 São João no primeiro capitulo do Evangelho, inicia-o dizendo no versículo seis: "Houve um homem enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, afim que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz." ( Jo 1:6 ) 

Este homem que São João Apostolo, refere-se neste versículo do capitulo um do Evangelho, é João Batista, o precursor de todos os profetas, aquele que apontou com o dedo: É Ele, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, Ele é maior que eu, e não sou digno de desamarrar suas sandálias. O cordeiro no Antigo Testamento se definia-no, da Pascoa, quando foi aspergido o seu sangue nos umbrais das portas, para que o anjo exterminador poupassem os primogênitos Hebreus. 

( Ex 12: 4-7; 22-23 ) Por isso os judeus celebravam a pascoa em memória da libertação e escravidão do Egito, imolando um cordeiro com todos os rituais conforme a tradição Israelita. Lembremos também do Cordeiro metafórico do profeta Isaías.  ( Is 53:5 ) Portanto agora Irmãos, o Cordeiro celeste, veio do céu, tomou sobre si, todos os nossos pecados. 

  Já não precisa-se de bodes expia,tório, em expiação dos pecados, conforme os israelitas faziam no deserto. ( Lv 16:1-23 ) Um cordeiro sem manchas era sacrificado pelos pecados do povo, e o outro solto no deserto, levando os pecados do povo. "Jesus é o Cristo o Cordeiro imolado da Nova e Eterna Aliança," que tomou sobre si, todas as nossas transgressões que pesava sobre nós.

 Graças as suas chagas fomos curados, como um cordeiro foi levado ao matadouro, e não abriu a boca.( IS 53:1-12) Aquele Cordeiro da profecia de Isaías, foi pregado na cruz, e transpassado pelo golpe da lança. Nenhum osso seu, foi quebrado para cumprir a profecia. ( Ex 12:46 ) Irmãos..! O nosso Deus é de amor, veio ao nosso encontro, e agora cabe a cada um de nós ir também ao seu encontro. Busquemo-no sem cessar, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.  Amém!

Jesus é o Senhor!

Texto elaborado com ajuda de tópicos, "O Verbo se faz carne," ano "A" Cantalamessa, Ed. Ave Maria.
Pesquisa com Cleófas.com.br\Grandes-heresias.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário