domingo, 26 de janeiro de 2014

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 2:22-40 -- APRESENTAÇÃO DO SENHOR- ANO A 2014



                           APRESENTAÇÃO DO SENHOR

 22 Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a jerusalém a fim de apresenta-lo ao Senhor.    23 Conforme está escrito na lei do Senhor. "Todos os primogênitos do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor."24 Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas, ou dois pombinhos - como está ordenado na lei do Senhor. 25 Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de israel. O Espírito Santo estava com ele 26 e lhe havia anunciado, que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27 Movido pelo Espírito Simeão veio ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus, para cumprir o que a lei ordenava. 28 Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus:  29 Agora Senhor conforme tua promessa podes deixar teu servo partir em paz; 30 porque meus olhos viram a tua salvação, 31 que preparastes diante de todos os povos: 32 Luz para iluminar as nações e glória de teu povo Israel. 33 O pai e a mãe de Jesus estavam admirados, com o que diziam a respeito dele. 34 Simeão os abençoou, e disse a Maria mãe de Jesus: " este menino vai ser causa, tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35 Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te transpassará a alma." 36 Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.  37 Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38 Ana chegou neste momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos que esperavam a libertação de Jerusalém.  39 Depois de cumprirem tudo, conforme a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para Nazaré sua cidade. 40 O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

-Palavra da salvação.
Glória a vós, o Senhor!

  Hoje a igreja povo de Deus, reunidos no poder do Espírito Santo, celebra a apresentação do Menino Jesus no templo e a purificação de Nossa Senhora. Conforme a cultura judaica após os quarenta dias, o recém nascido era levado pelos pais e apresentado as comunidades com o ritual da circuncisão e a mãe se tornava purificada de sua quarentena pós parto. Todos os primeiros filhos deveriam ser consagrados ao Senhor.

 Os pais de Jesus, como bons judeus obedientes, levaram-no ao templo para cumprir a lei de Moisés. Havia também um ritual de oferenda a Deus, de oferecer uma vitima em ação de graças, pelo bem e bondade de Deus. José e Maria, por não terem posses financeiras, ofereceram um par de pombinhos para serem imolados em ação de graças. 

 Esta apresentação do menino Jesus narrada por São Lucas foi anunciada desdes tempos remotos pelos profetas que sonharam junto com os povos que tinham desejos de justiça e o  sonho de libertação. Eles diziam que a vinda do Messias, a sua presença, seria como fogo e água de purificação. Os sapienciais e proféticos sempre cantam hinos ao libertador que libertará todos os oprimidos das escravidões.

 A Boa Nova de Lucas nos conta que lá no templo estava um velho ancião que sonhava com a libertação de Israel oprimida pelos conquistadores romanos. Por isso ele desejava viver bastante, para ver o cumprimento das profecias que foram proclamadas pelos suscitados profetas de Deus ao longo dos seculos, o libertador; "O Messias."

 Naquele dia foi contemplado com a presença real do Filho de Deus. Simeão tomou o menino Jesus nos braços, clamou em alta voz movido pelo poder do Espírito Santo: Agora eu posso morrer em paz, pois contemplei a tua salvação que preparastes para todos nós. Simeão disse a Maria e José: Este menino vai ser causa tanto de queda ou reerguimento para muitos em Israel. Pois será sinal de contradição para muitos. 

  Irmãos! Trazendo as palavras de Simeão para nossos dias atuais o que podemos refletir sobre o Cristo? Uma pergunta para cada um de nós! Quem é Jesus para nós? Ele tem sido motivo de divisão e queda para nós?! Na nossa igreja domestica, Jesus é motivo de discussão e brigas? Na comunidade em que participamos as pessoa vêem o Cristo em nós? 

 A verdade irmãozinhos é que nos dias atuais o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo tem sido motivo de disputa entre falsos profetas, ali e acolá, que querem tirar proveitos e lucros pessoais nos seus templos particulares. O nome de Jesus funciona como palavra mágica na boca dos falsos pastores que se dizem apóstolos e pregam a prosperidade.  

A verdade é que muitos estão dando suas vidas por causa de Jesus e o seu Evangelho e todos aqueles  que proclamam o seu nome é sinal de contradição e perseguidos no mundo do anti-cristo que não quer que jesus Cristo seja o Senhor. Fica aqui perguntas para nós cristãos! Quem é Jesus para nós?  Então qual o Jesus que sigo!? Seguir o Cristo e tomar sua cruz e não olhar para trás. A profecia de Simeão foi cumprida. Sabemos que  mãe do Senhor foi transpassada por uma espada de dor, pois viu seu filhinho ser massacrado e triturado numa cruz. A mãe do Senhor  sofreu calada, mas com fé, pois sabia que o preço pela salvação de todos os homens dependia do seu filho celeste.

A Família de Nazaré voltou para a Galileia e o Menino Jesus crescia, forte  e cheio de sabedoria, Deus estava com Ele. A profetiza Ana não cessava de louvar a Deus e falava a todos que Emanuel Deus Conosco havia chegado. Aleluia..!  Glória a Deus. Amém!

Jesus é o Senhor! 


Postado por Joséinaciofilho2013@hotmail.com
TEXTO ELABORADO COM TÓPICOS DA HOMILIA: "O VERBO SE FAZ CARNE - CANTALAMESSA ANO "A"







Nenhum comentário:

Postar um comentário