domingo, 2 de fevereiro de 2014

EVANGELHO DE SÃO MATEUS 5: 13-16 - 5°DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO A - 2014


                                       VÓS SOIS LUZ DO MUNDO


 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13 Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insonso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar uma cidade construída sobre um monte. 15 Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha, para todos que estão na casa. 16 Assim brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e louvem vosso Pai que está nos céus.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Povo de Deus..! Estamos no quinto Domingo do tempo comum, e o evangelho de hoje nos leva fazer uma reflexão: Jesus disse - Vós sois o sal da terra; vós sois a luz do mundo. Mas para que possamos cumprir esta missão profética do Senhor como verdadeiros cristãos, primeiramente precisamos ser, este sal e esta luz, que  Jesus nos fala. Certamente, nós por nós mesmo, não temos nada à oferecer espiritualmente a ninguém, se não estiver em nós, as qualidades dos dons espirituais, através da graça no poder do Espírito Santo. 

Irmãos..! Por nós mesmos somos trevas, somente o Senhor é luz. Na nossa caminhada de fé, temos que pedir sempre ao Espírito Santo que nos ilumine, tire de nós o egoismo espíritual; pois muitas vezes pensamos que estamos fazendo o bem, mas as nossas falas, as nossas atitudes, não tem luz e sabor, que o Cristo nos falou. Jesus é o sal da terra, pois sem Ele o mundo cristão é insonso não tem sabor de eternidade. Nosso Senhor disse: Se o sal for insípido para que serve..? 

Assim também podemos refletir conosco mesmo; que tipo de cristão evangelizador sou eu..? Sou caminho de céu para as pessoas..? Tenho sido omisso nas verdades do evangelho, e escondido a luz do Cristo para que ninguém seja iluminado. Jesus falou-nos: Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num lugar visível para que todos possam serem iluminados. Sejamos então, no poder do Espírito Santo de Deus, estas pessoas iluminadas  diante dos homens, para que vejam as boas obras e louvem a Deus, que está nos céus. 

 Sabemos que a luz dissipa as trevas, e o sal dá o paladar aos alimentos. O missionário insonso não consegue ganhar almas para o Senhor, não consegue alcançar os corações duros e cheios de trevas, e trazê-los para a luz da verdade. São Bernardo dizia- Tudo e insonso, se não encontramos o nome de Jesus, na Missão do anúncio do Reino de Deus. Irmãos..! Na medida que deixamos ser iluminados pela Boa Nova, podemos refletir a luz do Cristo para as pessoas. 

 Meu irmão e povo de Deus, seja você também esta luz da verdade que rompem as trevas dos corações imperdenidos, levando almas para Deus. No mundo atual de hoje, muitos ao lerem este pobre texto, vão achar que tudo isso é bobagem e careta, mas não é não..? É serio..! Pois trata-se de almas para Deus, salvação, vida eterna..! A pergunta é: Ondes pretendes passar sua eternidade meu irmão e minha irmã..? Parece-nos que na eternidade tem dois estados de situação. Um, e estar com Deus, o outro ausência de Deus, isto e: Morte eterna. (  Cat.  O inferno -1033,1034,1035 e 1037 ) ( Lc 16:19-31 )

Todos aqueles que se predispuserem, serem anunciadores do Reino de Deus, são sal da terra e luz no mundo. Isso quer dizer que, para sermos pregadores do Reino de Deus, temos que em primeiro lugar dar o nosso testemunho próprio, a nossa vida pessoal. E que realmente Jesus passou na nossa vida, e nos mudou pra valer. É o nosso testemunho cristão, que vai brilhar para as pessoas, e é, pelos nossos testemunhos que elas vão aceitar o Cristo, que nos mudou. Se mudou a nossa vida, vai mudar do irmão também. Deus é amor, misericórdia e perdão.

 Quantos que viviam uma vida desregrada, e um dia ouvindo a palavra de Deus pregada poderosamente, deixaram a vida pecaminosa de vícios, aceitando o Senhor Jesus Cristo em suas vidas, e transformaram  em homens e mulheres de Fogo, por causa do testemunho e do evangelho. Porque a igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, tem mais de dois mil anos de existência..? Foi por causa dos testemunhos dos Santos Mártires, que morreram pela fé, em Jesus Cristo.  O cristão que faz a experiência no Cristo, ele é igreja, sal e luz no mundo. 

 O Homem e a mulher de Deus, onde estiver, onde for, todos perceberão a luz do Ressuscitado neles que ilumina, não tem como se enganar. Jesus é maravilhoso, cura, liberta, restaura, da vida eterna e nos ressuscita. Irmãos..! Jesus é o sol que nos ilumina, e assim no poder do Espírito Santo de Deus, vamos iluminar também a vida de muitas pessoas, através dos nossos testemunhos de fé e o nosso sim. Vamos testemunhar o Cristo, que deu sua vida por nós morrendo na cruz,  ressuscitou subiu aos céus e apresentou diante do Pai intercedendo por nós, para nos salvar e de la vir com explendor e glória implantar seu Reino definitivamente.

São Paulo nós exorta dizendo: "Também a minha pregação não tinha nada de persuasivos da sabedoria, mas era uma demostração do poder do Espírito Santo, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens."( 1 Cr 2:1-5 )São Paulo falou nos também "Outrora ereis trevas; mas agora porém sois luz no Senhor."( Ef 5: 8-14 ) Este brilho não é brilho de fama, ou de sucesso, ou um brilho passageiro, mas luz de amor pelo próximo, brilho de compaixão, de entrega pelos mais necessitados, em busca daqueles cegos das luzes do alto.

O cristão que faz uma experiência  com o Cristo no poder do Espírito Santo tem  testemunhos, de ser  sal, e ser  luz no mundo, isto e, ser outro Cristo, pregando o Cristo Ressuscitado. O Espírito Santo de Deus é o responsável, de nós convencer das verdades do alto, e irradiar-nos a luz do Reino dos céus. Vós sois o sal da terra e a luz do mundo. Jesus Cristo é a verdadeira luz e nele não há trevas. Jesus nos dá a energia, e a força necessária para que brilhemos diante de Deus, e dos homens no mundo descrente.  Amém!

Jesus é o Senhor!



texto elaborado com tópicos de:" O verbo se faz carne"--Cantalamessa ano A.
joseinaciofilho2013@hotmail.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário