domingo, 16 de fevereiro de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 5:38-48 --7° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2014



                     AMAI OS  VOSSOS INIMIGOS


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38 Vós ouvistes o que foi dito: "Olho por olho e dente por dente! 39 "Eu porém vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40 Se alguém quiser abrir um processo para te tomar a túnica, dá-lhe também o manto! 41 Se alguém te forçar a andar um quilometro, caminha com dois com ele! 42 Dá a quem pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. 43 Vós ouvistes o que foi dito: "Amaras o teu próximo e odiaras o teu inimigo. 44  Eu porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45 Assim vos tornareis filhos de vosso Pai que está no céus, porque ele faz nascer o sol sobre os maus e os bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46 Porque se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47 E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extra-ordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?  48"Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito!"

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Irmãozinhos, o evangelho deste Domingo, Deus  nos fala do amor.  Quando falamos de amar, não podemos esquecer do perdão. Quem não perdoa, não ama. É preciso perdoar e acertar os erros; aquele que corrige o seu irmão com carinho, e porque também ama, e faz a vontade de Deus. ( Mt 18:15 ) Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho único para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha vida eterna. (Jo 3:16) 

Sabemos que os preceitos do primeiro mandamento é: "Amar a Deus sobre todas as coisas," e diante deste mandamento, Nosso Senhor Jesus Cristo, o, amplificou para: Amai vos uns aos outros como eu vos tenho amado. ( Jo 15:9,12 ) Se fizermos isto, já estamos dentro da lógica do amor de Deus, que nos ama a todos nós, sem exceção.

A novidade trazida por Jesus, é amar também os inimigos. Jesus mostrou para o mundo, o que é amar, pois deu sua vida, indo  até o extremo, a morte na cruz. Então quando amamos o nosso próximo, estamos fazendo a vontade de Deus. Queridos irmãos..! Diante do amor infinito de Deus, Jesus quebra a lei antiga, olho por olho, dente por dente, transformando aquilo que gerava ódio, e desamor numa novidade para o caminho do Reino do céu. ( Ex 21:14 ) 

Ele disse: Amai vossos inimigos..! Mas também Jesus nos adverte, não enfrentarmos, o malvado, pois ele muitas vezes está personificado pelo demônio, que está no mundo, para perseguir os filhos de Deus. Uma coisa que o diabo não suporta em nós, é a  fidelidade a Deus, a oração, o amor e o perdão.

 Jesus manteve seu mandamento e amou o mundo, mesmo na cruz entre tão grande sofrimento; clamou: "Pai perdoai-os, porque não sabem o que fazem." Jesus vai mais longe ainda na sua lógica de ensinar o amor. Se alguém lhe bater o rosto direito, oferece lhe também a face esquerda.

 Oferecer a outra face..? Seria perdoar o próximo, e lhe dar outra chance, para caminhar junto ao corpo místico de Cristo.  O que é o corpo mistico de Cristo..? É a igreja reunida, em torno de Jesus crucificado e ressuscitado, que sente a dor e o sofrimento do irmão. Cristo é a cabeça da igreja e nós somos os membros do corpo de Jesus Cristo. ( Rm 12:5 )

Jesus falou que devemos perdoar o nosso próximo setenta vezes sete. ( Mt18:21-22 ) Isto quer nos dizer que é, para nós perdoarmos sempre o nosso próximo, pois o numero sete é o número perfeito, e quem e perfeito senão o próprio Jesus Cristo o Filho de Deus, que morreu dando sua vida, por cada um de nós, para que tivéssemos vida eterna. Que será do nosso mundo futuramente, diante de tantas guerras e mortes de inocentes, porque não ouvem os mandamento do amor de Deus..? 

Na segunda parte deste evangelho, percebemos Nosso Senhor reafirmando, aos discípulos - Tens ouvido o que foi dito: "Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo." "Eu porém vos digo." Amai vossos inimigos, e fazei o bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e vós perseguem. É neste sentido que os discípulos se rebatiam dizendo: É duro de mais, quem pode ouvir isto? Pois as Lei Mosaicas pregava, olho por olho, e dente por dente. 

Os judeus eram educados na lei do talião, por isso ter piedade e compaixão do próximo era uma coisa impossível para eles. ( Ex 21:14 ) Tempos atrás uma pessoa na comunidade dizia a uma outra que lhe pedia perdão: Quem sou eu para te perdoar, eu não tenho perdão para dar a ninguém; perdoar é só para Deus..! , Quanta cegueira espiritual, como fazer parte do corpo mistico de Cristo..!?

 Jesus pregou contra a lei do talião. "Se alguém bater na face direita, oferece lhe também a esquerda." Irmãos..! É por isso que o mundo em que vivemos, não se conforma com o Cristianismo, pois o mundo egocêntrico e ateu, vivem só para o egoismo próprio, e os discípulos dele, o adoram e querem morrer por ele.

 Diante de tão grandes conflitos no mundo, os homens não conseguem encontrar o caminho da paz. Mas os filhos de Deus sabem, que: "só Jesus pode ser sinal de paz..!" Jesus veio a este mundo elevar o homem e a mulher, à medida de Deus, e não Deus a medida do ser humano. 

Por isso o Senhor nos deu os meios objetivos, para vencer a nós mesmos. Estes meios são os sacramentos da Penitência e a Eucaristia. São os meios de quebrarmos os jugos do mal dentro de nós. A primeira leitura de hoje nos diz: "Sedes Santos, porque eu o Senhor vosso Deus é Santo." " Não tenhas ódio contra teu irmão; não procures vingança, e nem guardes rancor dentro dos teus compatriotas." "Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor!" ( Lv 19:1-2,18 )

É por isso que que o Senhor hoje está nos dizendo: Se a vossa justiça não for melhor que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino. A nossa justiça é o mandamento do amor, e Jesus nós ensinou na oração do Pai Nosso: Perdoai as nossas ofensas, assim como nos perdoamos, a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos de todo mal. Amem!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO COM AUXILIO DA HOMÍLIA DE CANTALAMESSA- O VERBO SE FAZ CARNE -ANO "A" 2014












Nenhum comentário:

Postar um comentário