domingo, 9 de fevereiro de 2014

EVANGELHO DE SÃO MATEUS 5:20-22a. 27-28,33-34a.37 - 6° DOMINGO TEMPO COMUM - ANO A - 2014


         TRÊS JUSTIÇAS DO REINO DE DEUS


 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20 Eu vos digo se vossa justiça, não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos céus. 21 Vós ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal. 22a Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se encoleriza com seu irmão, será réu em juízo. 27 Ouviste o que foi dito: Não cometerás adultério. 28 Eu, porém vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 33 Vós ouviste também o que foi dito pelos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirá os teus juramentos feitos ao Senhor. 34a Eu, porém vós digo: Não jureis de modo algum. 37 Seja o vosso "sim": sim, e o vosso "não." Tudo o que for além disso vem do maligno.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Irmãos igreja, estamos diante do evangelho de São Mateus,  hoje o Senhor nos fala de três mandamentos para entrarmos no  Reino dos céus. Estes mandamentos são propostas expressas, e Jesus não aboliu nenhuma delas: Não matar, não adulterar, e não tomar o Santo nome de Deus em vão. Isto quer dizer-nos, que o nosso modo de vida não pode ser como, o dos hipócritas, que pregam, falam tanto de leis, doutrinas, moralidades, mas não vivem o que pregam. 

 A primeira justiça não matar: Muitas vezes não matamos o irmão com armas, como fez Caim matando seu irmão Abel. (Gn 4:1-26 ) Mas devido o pecado original, que corrompeu a humanidade, corremos o risco de massacramos os nossos semelhantes, com nossas linguás ferinas, destruindo o nosso próximo com falsas afirmações, falsos julgamentos. 

Isto é pecado de morte, e não nos leva, ao Reino dos céus. Quantas famílias foram destruídas moralmente, por pessoas invejosas, fofoqueiras sem escrúpulos que diziam serem cristãs, quantos sacerdotes e pessoas de Deus, acusados de injustiças, que não praticaram. fizeram armação contra eles para exclui-los de seus ministérios. Isso são  armações diabólicas para que Jesus não seja o Senhor.

 Nos cristãos precisamos nos vigiar, prestar atenção naquilo que sai da nossa boca, pois da nossa boca  pode sair benção, ou maldição. Benção quando abençoamos nossos próximos, e falamos bem deles, maldição quando por inveja, falamos mal deles, parece que o mal tem pernas compridas, e  as más noticias andam rápido. Como dizia o saudoso Padre Léo, muitas vezes gastamos impulsos no telefone, para louvar o encardido, falando mal dos nossos vizinhos, do irmão na comunidade, e até mesmo da igreja.

 A outra justiça fala-nos do adultério. O que Deus uniu o Homem não separe, mas o mundo paganizado relativizou estas normas sagradas, casam e descasam, as famílias se despedaçam, pois os sistemas do mundo do anti-cristo, não tem concerto de paz, feliz daqueles casais que respeitam seus companheiros, e seus filhos, e são tementes a Deus, são fieis um para com o outro até o fim. 

Lembremos que já no tempo de Jesus, São João Batista perdeu sua cabeça, porque denunciou o  pecado de adultério, do rei Erodes, com sua cunhada Erodiades.  ( Mc 6:14-29 ) Quando a igreja fala em adultério, não está somente falando de traição em matrimônio, mas das escolhas pessoais que podemos fazer durante esta vida, "adulterar Deus." Trocando o Deus criador de todas as coisas, pelo deus do mundo, o deus do dinheiro, da fama, do poder, do prazer, do ter, dos vícios da luxurias. Estes deuses ai, não é o Deus do amor, da misericórdia e do perdão, é o falso deus, o anti-deus. 

No Sinai Deus disse aos israelitas: "Não terás outro Deus diante de mim." ( Ex 20: 23 ) Neste seculo os homens impios, substituíram  Deus, pelo deus do dinheiro, que escravizam os seres humanos, onde o meio justifica que sempre precisamos ter mais, para ter o poder do consumismo, e de servo do deus da moeda torna se escravo dele. Esta troca de Deus, pelas coisas deste mundo que vai passar, se chama idolatria. Somos muitas vezes adúlteros e idolatras, nas nossas escolhas..! 

A outra justiça é: Que sejamos fieis ao Senhor Deus, que os nossos sim sejam verdadeiros, por isso não tomar o Santo nome do em vão. Jesus disse: Não tentarás o Senhor teu Deus; ( Lc 4:8 ) somente a Ele renderas o culto e a adoração. O nosso Deus é um Deus de amor e misericórdia. Quando nos criou deu-nos o livre arbítrio para escolher, porque Ele sempre desejou ser amado por nós, em espírito e verdade. 

O nosso Deus propõe, e espera nossa escolha livre, sobre o que desejamos fazer, por isso Ele mostra-nos o caminho a seguir, para que não percamos o caminho do Reino dos céus. Na leitura do Eclesiástico está escrito:" Diante do Homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir." "Não mandou a ninguém agir como impio, e a ninguém deu licença de pecar." ( Eclo 15:16-21 ) 

Mas Deus na sua infinita misericórdia enviou seu Filho unigênito para nos salvar da morte eterna. Irmãos..! Somos salvos em Cristo Jesus, e Deus espera que nós o reconheçamos, que seu "Filho Jesus, é o caminho, a verdade e a vida." Os mandamentos do Senhor são propostas para a nossa salvação. Jesus não aboliu nenhum dos mandamentos, mas os ampliou. Amai vos uns aos outros como vos amei e tenho vos amado. ( Jo 15:9-12 )

Infelizmente as mentalidades cristãs de hoje, atingidas pelos pensamentos da Nova Era, parece-nos proibido tratar-nos dos assuntos, como o "juízo particular do Homem." Quando alguém levanta o tema, outros rebatem dizendo: Jesus já venceu a morte, ninguém irá ao inferno, pois ele não existe, já somos todos salvos. E assim  vamos vivendo despreocupados, e ignoramos o que nos espera. 

"Pensamentos assim elimina a morte eterna, o juízo final, e o sacrifício único de Nosso Senhor Jesus Cristo na cruz." Jesus fez a parte Dele de nos salvar da morte eterna, agora no temor de Deus, façamos a nossa parte obedecendo, e praticando os santos mandamentos, que é a garantia  do Reino do céu.

 Irmãos..! Lembremos-nos dos nossos Novíssimos, todos nós compareceremos no tribunal do Senhor.  "O que é novíssimos..? E chamado na liturgia cristã, as ultimas coisas definitivas e irreversiveis; aquelas que acontecem uma só vez, mas duram em seus efeitos pela eternidade, devidos nossas escolhas, sejam elas boas ou mas. "Morte, juízo, inferno e o Paraíso."( O Verbo se faz carne ano A- Pg 121) 

 Irmãos..! "Como podemos viver tranquilos, sem preocuparmos com a eternidade..? Seria, como estivéssemos todos nós dentro de um avião super-sônico, cantando e bebendo, sem saber o rumo da rota que a nave está indo. E derrepente as turbinas se explodem e todos morrem em alto mar.

"Queridos o que estamos fazendo das nossas vidas nesta viagem de peregrinos..? Onde pretendemos passar a nossa eternidade..? Lembremos do evangelho de hoje no qual o Senhor nos fala das três justiças para entrarmos no Reino dos Céus. Não matar, não adulterar e não tomar seu santíssimo nome em vão.

 Irmãos..! Não tenhamos medo do juízo, pois o Senhor conhece cada um de seus fieis filhos. "O Sacramento da confição é o meio ordinário para nos colocar de acordo com Deus, e reconciliarmos na sua infinita justiça de misericórdia." Irmãos Peregrinos, caminhante rumo ao Reino..!Vamos perdoar, e amar os nossos inimigos, para que no fim desta viagem, cheguemos na paz todos juntos, aos portões da Jerusalém Celeste, o Reino dos Céus. Amém!

Jesus é o Senhor!


Texto elaborado com tópicos de  homilias :" O Verbo se faz carne" - Cantalamessa- ano A- 6° Domingo do tempo Comum- pgs= 121-123
Joseinaciofilho2013@hotmail.com- "Jesus é o Senhor!"- Joseinacioh.blogspot.com 










Nenhum comentário:

Postar um comentário