domingo, 8 de dezembro de 2013

EVANGELHO SÃO MATEUS 11: 2-11-- 3° DOMINGO DO ADVENTO 2013


                     JESUS É O SENHOR


 Naquele tempo, João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3 para lhe perguntarem: "És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?" Jesus lhes respondeu-lhes: Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5 Os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados.6 Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!"7 Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar as multidões sobre João: "O  que foste ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8 O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos ricos. 9 Então o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais que profeta. 10 É dele que está escrito: Eis que envio o meu mensageiro á tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.


Palavra da salvação
Glória vós Senhor!

Nós estamos diante do Evangelho, de São Mateus, e neste tempo o Senhor nos convida, a permanecermos firme na fé, no Senhor Nosso Deus. Neste tempo de Advento, com auxilio do Espírito Santo, vamos gestando espiritualmente, o Filho de Deus, que vem ao nosso encontro, neste Natal.  É tempo de alegria, é tempo de buscarmos a paz, pois os coros de anjos cantaram na noite, em que o Menino Jesus Nasceu: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade. Irmãos..! Com o coração fortalecido, e exultante de alegria, e paz, vamos caminhar neste Advento, ao encontro do Senhor Jesus, que vem!

 A primeira leitura de Isaías nos faz reviver, o grande Advento de espera do povo escolhido de Deus, no Antigo Testamento. Quando Israel iam-se desanimando, das demoras, esperas das promessas, Deus fazia surgir do meio do povo, profetas reavivando novamente, o concerto, entre Javé, e os filhos das promessas. Eram esperanças de luz, e salvação; alegria Messiânica. O desejo da vinda do Messias, era como um desejo de utopia, nos corações do povo sonhador de Deus . Israel foi sempre, desde tempos imemoráveis, povos subjugados a servidão, de conquistadores gentios.

 Eles cantavam nos Sapienciais: “O Senhor vai chegar..! O Senhor vai chegar..! E nos conduzir; ao um lindo lugar..! Quando completou o tempo, no coração de Deus, Ele enviou seu filho amado, a este mundo, para nos salvar da morte eterna. Deus é Amor, Ele não esquece das suas promessas ..! A leitura do Evangelho, faz nos sair das expectativas, do Velho Testamento, e nos introduz, no tempo do cumprimento das promessas; com a pergunta dos discípulos de João Batista, a Nosso Senhor Jesus Cristo: “Sois vós aquele que deve vir, ou devemos esperar outro?” 

Alguns estudiosos, acham, que os  modos de proceder de Jesus, deixou João Batista desnorteado, pois as coisas que o Senhor realizava, não estavam de acordo, com o que ele pregava. Dai a dúvida em relação, ao que Jesus fazia, e o que pregava o Batista. Por isso enviou dois discípulos a Jesus, e estes discípulos se apaixonaram, pelo Reino, pregado por Jesus, se tornaram seguidores e Apóstolos do Senhor Jesus.

  Para outros exegetas, Mateus quer que as “Comunidades Cristãs”, entendam que  o profeta João Batista, tem a missão, de preparar o povo, para a vinda do Messias. Todos os profetas do Antigo Testamento, haviam profetizado sobre a vinda do Salvador. João Batista é o precursor de todos os profetas.  Ele quer que o Messias seja anunciado, e proclamado a todos aqueles que se converteram, do Judaísmo ao Cristianismo. O Messias, O, tão aguardado chegou, está entre nós..! Irmãos que maravilha..! Jesus é Deus..! Vejam, o que o Senhor  Jesus respondeu, aos enviados de Batista: Ide dizer a João o que estais vendo, Os cegos enxergam, os surdos ouvem, os coxos saltam, os mudos falam, os mortos ressuscitam e os pobres são Evangelizados. “Feliz aquele que não se escanda-liza de mim!”

 O que podemos refletir neste Evangelho..? Jesus é maravilhoso..! Onde Ele passava, ia curando, libertando, transformando as pessoas; uma vez Jesus encontrou-se com uma multidão, que levava, um filho único de uma viúva, para ser sepultado, Ele parou o enterro e reviveu o jovem, e entregou a sua chorosa mãe..! que poder..? Jesus é Deus..! Ele tem o poder sobre a vida, e também sobre a morte. Já se passaram dois mil anos,  os milagres ainda acontecem, pois Jesus é o mesmo de ontem, e o mesmo de hoje, e por todos seculos vindouros. Ele é poderoso na Misericórdia..! Os cegos são curados; e podem ser também, todos aqueles, que estão nas trevas, cegueira espiritual do pecado, e deixam as trevas, e vem para a luz do Cristo. 

Outra vez com cinco pães e dois peixinhos, Jesus alimentou cinco mil homens, sem contar, as mulheres e as crianças, segundo a palavra, sobraram doze cestos.  Jesus é Deus..!? tem poder sobre  a morte, e também sobre a natureza. Os surdos de nascença foram curados;  os surdos, para ouvir a palavra de Deus, é agora sentem prazer em ouvi-las, e pó-las em práticas, porque os ouvidos foram abertos.  Coxos, paralíticos fisicamente, mas curados pelo Senhor quando arrastavam-se na luxúria, e de todas as especies de pecados da carne e suas concupiscência. Ouvindo poderosamente a pregação da palavra de Deus, recebeu a luz do Espírito Santo, e passa a caminhar, nos caminhos que leva ao Reino dos céus. Estes são os milagres que nosso Senhor Jesus Cristo, quer fazer em nossos corações. O milagre da conversão..!

Mudos fisicamente, foram também curados, e balbuciaram o nome poderoso: Jesus..! Outros só falavam palavrões, e blasfemavam, nas linguagem do mundo, agora encontraram, o Cristo ressuscitado, e através da palavra do Evangelho, o milagre aconteceu, fez-se uma experiência com Ele, agora falam a linguagem do Reino dos céus. Eramos mudos, no diálogo com Deus, na oração, e no louvor. Esta graça se faz acontecer em nós, quando aceitamos o Evangelho, e as propostas do caminho do Reino. Todos nós Cristãos batizados, em nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo somos chamados a sermos caminho do Reino Do céu, a todos que não conhecem, Nosso Senhor Jesus Cristo. ( Mt 28:18-19 )

  Irmãos..! A maior graça que Deus deu a todos nós, foi ter nos dado seu Filho único, e precioso, Nosso Senhor Jesus Cristo. Como dizia Santo Agostinho: Oh..! Feliz culpa de Adão, que nos mereceu um tão grande Salvador. Com Jesus, desejamos, o batismo de fogo, no Espírito Santo, que tem o poder de reavivar nossa fé, e de nos dar, vida nova, vida eterna. João Batista, batizava com água, seu batismo era de arrependimento, penitência  e conversão. João Batista proclamava: Eu vos batizo com água, em sinal de penitencia más aquele que virá depois de mim, é mais poderoso do que eu e nem sou digno, de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo. O batismo de Jesus é de fogo..! ( Mt 3:11- ) O próprio João disse aos seus discípulos apontando para o Cristo Jesus: " Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira os pecados do mundo."(  Jo 1:29 )   Amém!


Jesus é o Senhor!

Texto elaborado com auxilio do livro de liturgia ano A "O VERBO SE FEZ CARNE"  de Cantalamessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário