domingo, 15 de dezembro de 2013

EVANGELHO SÃO MATEUS 1:18-24-- 4° DOMINGO DO ADVENTO 2013


JESUS É O PROMETIDO DA NOVA ALIANÇA

  18 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20 Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em em sonho, e lhe disse: " José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como sua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu lhes darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo de seus pecados. 22 "Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco." 24 Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa Segundo São Mateus. 

  Nós estamos no tempo litúrgico do Quarto Domingo do Advento, preparação da Igreja que somos, para celebrarmos  com nossas famílias, um Santo Natal. Os textos sagrados, neste tempo do Advento, abre-se com a famosa profecia de Isaías. O próprio Senhor vos dará um sinal: Uma virgem conceberá e dará a luz um filho e o chamará, " Emanuel; Deus Conosco." O Senhor está para chegar..?! Como está o nosso coração espiritual para recebe-lo..?!

 São Mateus escreveu no seu Evangelho, como foi a concepção, do filho de Deus. Uma jovem por nome Maria, em Nazaré da Galileia, filha de Joaquim e Ana, estava prometida em casamento, a um varão, chamado José, que era da linhagem, estirpe de Davi. São José  na palavra de Deus, é um homem justo, santo, modelo para todos aqueles, que desejarem ser discípulo do Reino, e serem guiados pela Boa Nova. 

 Assim é também, o verdadeiro cristão seguidor de Jesus Cristo, guiado pelo Espírito Santo; obedece a Deus sem se questionar..! O que Deus pediu, a José fazer e aceitar, é algo, difícil e repugnante, de se compreender, se aná-lizarmos, a formação moral ética religiosa judaica, veremos que é inaceitável esta proposta. O que sabemos é que José, e um homem de Deus, que se deixa ser guiado, pela vontade do Senhor, está sempre submisso e pronto, para ouvir e entender as coisas do céu. Por isso Ele olhando para as coisas do alto, deixou-se ser mergulhado neste mistério.

  Muitas vezes nós também não entendemos, o que o Senhor quer de nós, pois tudo está confuso, e, é um passo, um pulo, no escuro difícil, mas confiando em Deus, podemos dizer como Maria disse ao anjo de Deus: "Senhor, não estou entendo nada, mas faça em mim segundo a tua vontade..!" Foi o que José disse ao Anjo do Senhor, em êxtase: Eis me aqui Senhor, aceito Maria por esposa, cuidarei dela, e do Filho Santo, que dela vai nascer. Irmãos..! São nestas horas que somos provados, é ai, que se reconhece quem de fato, se entregou todo, de corpo alma nas mãos do Senhor. "O justo vive pela fé..! ( Gl 3:11 )

 "O autor sagrado escreve para as comunidades de Judeus, que se converteram ao Cristianismo, mas continuam-se seguindo as doutrinas, e as lei judaicas, encontrando-se nas Sinagogas, para falarem da Boa Nova de Jesus , praticando os mandamentos da lei de Deus. Mateus quer que a igreja de judeus convertidas ao Cristianismo, saibam que Deus realizou sua promessa, aos filhos de Israel, O Salvador Jesus nasceu da estirpe de Davi, conforme foi profetizado pelos profetas. O Messias, o Ungido de Javé veio revelar o rosto do Pai dos Céus. E assim, se cumpriu as profecias do Senhor..!

  Mateus faz questão de narrar aos irmãos judeus, como aconteceu, a encarnação do Filho Santo de Javé, para que se cumprisse o que o Senhor falou pelos profetas. Neste tempo litúrgico que se inicia, a Igreja é introduzida no coração do sentimento espiritual Natalino, a todos homens e mulheres de boa vontade. Porque, para o mundo pagão, as festas Natalinas está voltada para o consumismo, e tudo que vemos nas catedrais ofuscantes e coloridas, do Papai Noel, tira o valor Teológico Santo do Natal. 

 O que é então o Natal para nós Cristãos..? O mistério do Natal, é que  Deus Menino na sua infinita bondade, veio a este mundo, para revelar o rosto do Pai, é salvar nos da morte eterna. Deus amou o ser humano, antes mesmo da construção do mundo. Ao se fazer Emanuel; Deus conosco, se tornou próximo de nós, e, em Cristo Jesus nos adotou, e recebeu-nos novamente, como filhos. 

 Por isso todos nós, somos pertenças do Senhor Jesus..! No inicio, após a queda, dos nossos primeiros pais no paraíso, Deus estava conosco, mas num diálogo de distância, feitas através de profetas e concertos. Estas alianças eram  difíceis e precárias. Agora a Nova Aliança  foi selada, com o sangue precioso de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Nova e eterna aliança..!

 Para nós Católicos, a Nova e Eterna Aliança, se torna sempre Nova e se atualiza, através da Sagrada Eucaristia, Jesus  faz se pão, com seu corpo, sua alma e divindade. O verdadeiro e ultimo concerto, entre homens e Deus. "Deus é homem..!" Já são uma só pessoa; um ser não mais divisível. São Paulo na carta aos Romanos; Jesus é Deus. ( Rm 14:7-9;11) ( Is 9:5-6- )

 Jesus é o Filho do Homem, mas também Filho de Deus, por isso Ele, pode nos salvar. Este é o verdadeiro mistério Cristão, que neste Natal, devemos meditar, e reafirmar com fé, Deus está conosco. "Jesus é Deus e também humano", Ele é o nosso irmão mais velho. Neste mundo com os pecadores, submeteu ao nascimento, as intempéries, a dor, e a morte. Como homem, experimentou todas as fraquezas humanas, por isso Ele sabe, e conhece todas as nossas limitações. Ele é Emanuel, Deus conosco Aleluia..! 


 Fica para nós neste quarto Domingo do Advento, que antecede o Natal, a esperança de que é possível gestar em nós, e fazermos nascer o Menino Jesus, num mundo conturbado, pela violência, fome, misérias e falta de fé, através do sim..! Aqueles que vivem pela fé entendem os sinais, dos sins, das disponibilidades, da entrega da fraternalidade, os pobres, os margina-lizados, os infelizes sem esperanças, os sem Deus no coração.  "O justo vive pela fé..!" ( Rm 1:17 ) Amém..!

Jesus é o Senhor!

Oração final:

 Pai Santo do céu, como José, quero ser capaz de acolher para mim o  projeto do teu Reino, embora sem compreender "os sins" que devo dar, me jogo no teus braços, pois minha vida eterna está em tuas mãos. Jesus eu confio em vós..! Amém..!


Texto elaborado com auxilio do livro de homilias ano A; de Cantalamessa: "O verbo se fez carne"; e "Dia a dia nos passos de Jesus" ano A; de Vitório Sj 







Nenhum comentário:

Postar um comentário