quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 1,29-39 - 5° DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO "B" - 2015 - 1° LEITURA Jó 7,1-4.6-7 - Sl 146 - 2° LEITURA 1 Cor 9,16-19.22-23 - LITÚRGIA P/ 07/02/15

JESUS E NOSSAS ENFERMIDADES 


 Naquele tempo, 29 Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo contaram a Jesus. 31 E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a se levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32 À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33 A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34 Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35 De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou e foi rezar num lugar deserto. 36 Simão e seus companheiros foram a procura de Jesus. 37 Quando o encontraram, disseram: "Todos estão te procurando." 38 Jesus respondeu: "Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que vim."39 E andava por toda a Galileia , pregando em sua sinagogas e expulsando os demônios.
-Palavra da salvação.
-Glória vós, Senhor!

DEVO ANUNCIAR O EVANGELHO !
Nós povo de Deus, estamos diante do Evangelho de São Marcos, continuação do Evangelho de Domingo passado, quando Jesus libertou um homem de um espirito imundo. Agora Jesus e seus discípulos, deixaram a sinagoga e foram para a casa de Simão Pedro, a sogra de Pedro está doente e acamada. Nosso Senhor compadece da anfitriã, segura suas mãos, e cura-a da febre, e ela recobrando a saúde,  põe a servi-los. 

O Evangelista Marcos, relata os acontecimentos, que aconteceu naquele dia, desde manhã, até o por do sol, e conclui de um dia típico da atividade libertadora de Jesus. Depois que voltaram da sinagoga, ao por do sol, na frente da casa de seu amigo Pedro, em Cafarnaum, toda a cidade vieram até Ele, ouvir a Boa Noticia, e trazerem seus doentes. Jesus curou os doentes, expulsou os demônios e não deixava que eles se manifestassem, pois eles sabiam quem era o Senhor Jesus. ( Mc 1, 34 )

O Evangelista quer, que a comunidade seja evangelizada,  conheçam quem é Jesus, pois esta é a preocupação fundamental do seu Evangelho, que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, o salvador. A descoberta de quem é Jesus para o cristão, e o resultado do aprendizado na fé, na adesão ao Evangelho, graças ao encontro pessoal com o ressuscitado..!

 Jesus realizou estes milagres todos, num dia típico de sábado, o dia sagrado para os judeus, ( Shabat ) que se tornou estéril, para os cristãos, porque para o Reino de Deus esta lei, é incapaz de libertar o ser humano e comunicar a vida aos que sofrem. Não se podia fazer o bem no dia de sábado, um preceito de opressão, que oprimia as pessoas. 

Se alguém infligia a lei tornava-se margina-lizado, e pecador público. Nosso Senhor quebra este tabu, não deixa que o sábado interrompa a Boa Nova do Reino. Jesus dizia: "Meu Pai continua trabalhando até agora, e eu também trabalho." ( Jo 5,17 ) Para os judeus fariseus daquele tempo, a doutrina da lei do sábado era mais importante que a misericórdia de Deus. 

 É preciso anunciar dizia Jesus:" Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que vim." Jesus não veio os para os saúda-veis, mas sim, para aqueles que precisam de médico. ( Mt 9,12 ) Veio curar, libertar-nós de todas as especies de mal, veio revelar o rosto misericórdioso do Pai; que existe um Deus que nos ama, que quer nos dar uma vida nova e definitiva. 

Por onde Nosso Senhor passava, anunciando o Reino, o povo ficavam apaixonados por Ele, suas palavras maravilhosas de vida eterna, as pessoas eram curadas das enfermidades, os possuídos libertados do maligno, os injustiçados e margina-lizados adquiriam forças para lutar contra o mal, da sociedade oprimida. Jesus é o servo de Javé, que tomou sobre si todas as nossas enfermidades. ( Is 53,4 )

"Jesus é o Deus que salva, o Deus que liberta, o Deus que cura." Hoje o Senhor nos está convidando, como bons cristãos batizados, sermos também anunciadores do Evangelho, fazermos as mesmas coisas que Jesus fez. Ele disse que se tivéssemos fé do tamanho de um grão de mostarda, faríamos coisas maiores do que Ele fez. ( Mt 17,20 ) O Apóstolo São Paulo, na segunda leitura nos fala, que para dar razão ao existir é preciso fazer da vida, missão em favor do Evangelho. 

Os desafios existem, os contras teremos, mas não vamos desistir de evangelizar. Jesus nos mostra que os nossos dias, podem ser produtivos e felizes na nossa comunidade, quando o colocamos  em primeiro lugar  na nossa agenda. Quando agimos em favor dos necessitados; e temos também os nossos momentos de oração, para alimentar o nosso espirito, para termos forças para sermos evangelizadores. 

Nosso Senhor não fazia nada sem a oração, sempre pedindo ajuda do Pai. Embora pleno do Espírito Santo, não fazia uso de sua divindade. Ele agia como ser humano normal, dependente da misericórdia do Pai do céu. Jesus estava sempre centrado no Reino: "Foi para isso que vim, levanta de madrugada para fazer oração, buscando a intimidade com o Pai, a quem é plenamente fiel. ( Mc 1,38 ) 

  O seu sacrifício de morte na cruz, Jesus venceu todo a maldição que pesava sobre nós, com sua ressurreição, venceu a morte. Cada vez que um irmão é libertado do mal, pela palavra do Evangelho, ali está uma semente de ressurreição para a vida eterna. A cura da sogra de Pedro é um sinal bem concreto de sua vitória sobre as doenças, as enfermidades e também a morte física. A febre que prendia à cama, depois de curada, ela passa a servir, passa a exercer a diaconia no coração da comunidade.

 "Os Sinais dos Fins dos Tempos," estão ai diante das realidades destes tempos finais. O tempo urge e passa rápido, lamenta Jó na sua oração, na primeira leitura. A vida é um dom de Deus, nem sempre encontramos sentido no existir, pois a existência passa rápido, por isso nós cristãos não podemos ficar de braços cruzados, pois o Senhor está para chegar; vai cobrar de cada um de nós, o bem que fizermos e também o mal que fizermos, aos nossos irmãos. Quando nós colocamos com amor, a serviço do anúncio do Evangelho, encontramos,  em Jesus Cristo o verdadeiro sentido da nossa vida. 

O Evangelho deste Domingo, fala que Jesus e os dois discípulos deixaram a sinagoga e foram para a casa de Simão Pedro. Fazendo uma analogia, trazemos este texto para a nossa realidade de hoje, vemos na sinagoga, como "Igreja espiritual," casa de oração, e a casa de Simão Pedro, "Igreja doméstica." Nesta reflexão podemos refletir: Quando deixamos nossa casa para ir a igreja, nos vamos para louvar o Senhor, e agradecer pelos bens que Ele nos dá, quando voltamos para casa voltamos para quem..? É logico; que voltamos para as nossas famílias, nossa igreja domestica.

A pergunta para nós é? Temos levado Jesus para nossas famílias..? Jesus tem sido presença na nossa igreja doméstica, nos momentos alegres e difíceis..? Temos levados as pessoas de oração que amam o Senhor na nossa casa..? Jesus nos ensina a sermos também fraternos, e como agir: Tomar os doentes pela mão e ajuda-los a levantar. Evangelizar e dever de todos os cristãos, mas o anúncio do Reino, não confere com títulos de glórias, privilégios, e popularidade fácil..! Ficamos na alegria do Senhor; com o salmista que  canta: " Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações!" ( Sl 146 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE BORTOLINE; "ROTEIROS HOMILÉTICOS," Pg 361-364 - GUIA PARA AS CELEBRAÇÕES  DAS COMUNIDADES  " DIA DO SENHOR" ANO "B" -  Pg 67 - DEUS CONOSCO dia a dia - ANO "B" 5 DOMINGO DO TEMPO COMUM - Pg52-54 - ANO "B" JANEIRO 2015.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário