segunda-feira, 13 de maio de 2013

EVANGELHO DE SÃO JOÃO 20:19-23 ANO C 2013 "SOLENIDADES DE PENTECOSTES"

PENTECOSTES


19 Ao entardecer desse dia, "o primeiro da semana,"os discípulos estavam com as portas fechadas, por medo dos Judeus.
Jesus chegou, pôs-se no meio e lhes diz: A paz esteja convosco!
19 Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos se alegraram ao ver o Senhor.
20 Jesus repetiu: A paz esteja convosco!
Como o Pai me enviou, eu vós envio.
21 Dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
A quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; a quem os mantiverdes ficarão mantidos.

Palavra da salvação!  Gloria vós Senhor!!!

Estamos diante do Evangelho de São João. A Igreja celebra neste tempo, a liturgia das solenidades  de Pentecostes, a festa da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Nestes tempos acontecem também, nos interiores do Brasil, as festas do nosso folclore, que vem de origens, desde tempos da colonização, à devoção ao Divino Espírito Santo. O  Sertanejo faz festas, com alegria, e reza com fé ao Divino Espírito Santo.

E muito bonito quando as comunidades acolhem estas manifestações de piedade nas Paroquias, fazendo que não se perca a beleza e a  tradição histórica de homens e mulheres de fé, que nos momentos difíceis através de seculos, superaram as dificuldades invocando, dançando e cantando a proteção da Terceira Pessoa da Trindade; o Espírito Santo!

 Pentecostes era a festa da colheita, celebrada pelos Judeus. Jesus antes de subir ao Pai do céu, pediu que os discípulos não se afastassem de Jerusalém, até que viesse o prometido do Pai. O Paráclito! O Espirito Santo, o consolador! Eles não entenderam nada o que Jesus estava pedindo, mas  ficaram em oração e vigília. Graças a Deus foram fieis, perseveraram ao Senhor, esperaram pela  promessa! Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar e a mãe do Senhor Jesus também estava lá auxiliando-os, ela que tivera a profunda experiência com o Divino Espirito. ( At 2:1-13)


Que beleza! Deus não quíz deixar-nós órfãos espiritualmente, enviou nós o seu Espírito de amor! A palavra diz que ouviram um barulho, como de um vendaval, e linguás de fogo repousou sobre cada um deles, e ficaram cheios do Espirito Santo. Agora a Igreja de Jesus estava apta para anunciar o Evangelho do Reino de Deus.
Não tinham mais medo, para anunciar o Evangelho.




Na festa de Pentecostes exultemos pelo poder, do Deus Espírito Santo! Este Deus maravilhoso que assiste a Igreja caminhante, com sua potencia até o fim do mundo. O Espirito Santo é uma pessoa, que é por excelência, infinitamente perfeita, alegre e feliz e quer estar sempre em comunhão conosco. Mas pode também se entristecer com a nossa impiedade e iniquidade, e se retirar.

Ele é o realizador, santificador que procede do amor do Pai e do Filho. Todas as coisas foi  criadas  por meio Dele! ( gn 1:2 ) Foi por obra do Espírito Santo  que a virgem Maria se concebeu-se, gerando no seu santíssimo seio, o menino Jesus! ( Lc 1:35 ) Ele agora está conosco, nós assistindo na dor e alegria, nesta caminhada rumo a Igreja triunfante. Peçamos  todos os dias a proteção do Espírito Santo, e seu batismo santificador! Bom dia Espirito Santo! O que vamos fazer hoje juntos? Reze assim!


O Evangelho de João narra, que no primeiro dia da semana ao entardecer, era um dia de Domingo, e os Apóstolos estavam,ali naquele lugar com as portas fechadas pois temiam os Romanos e os Judeus. Os acontecimentos com o Rabi que foi executado em vésperas, deixaram-os apavorados, e temiam também pelas suas seguranças. São João escreve a dramática situação dos amigos de Jesus! A noite se aproxima, e a comunidade está de luto, no meio hostil pagão, sente-se desamparadas, inseguras, desorientadas, sem referências, não sabe por onde ir. Lá fora nas ruelas, rondam os soldados romanos  procurando Galileus seguidores de Jesus!

São João escreveu este Evangelho para  as comunidades lá pelos anos Noventa depois do martírio, e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. As Igrejas primitivas estavam sendo perseguidas pelos Romanos, e o gnosticismo por parte de cristão sem fé no Cristo Ressuscitado. A boa nova é  para encher de animo, os fieis cristãos no caminho. As comunidades tem medo, e estão de portas fechadas.
São João exorta à Igreja, que nasceu da ação criadora do Messias, á fazer uma nova experiência interior mística, com o Espirito Santo.


Essa Comunidade não fez a experiência com Jesus ressuscitado, não tomou consciência da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nós Católicos muitas vezes com nossa fé relativizada pelo pluralismo da Nova Era, somos muitos parecidos com aqueles cristãos desobedientes das comunidades Joaninas . Por isso à importância do Batismo no Espirito, e fundamental para voltarmos ao primeiro amor. Peçamos sempre: Vem Espirito Santo de Deus, vem sobre mim! Vem me convencer que sou dependente de Deus.

Naquele Domingo Jesus se pós no meio dos discípulos naquele
lugar de medo e disse: A paz esteja convosco! ( Shalom! )
Só Nosso Senhor tem a verdadeira paz! Jesus tem a serenidade, a tranquilidade,e a  confiança. A saudação de Jesus enche de alegria, o mestre está vivo, acabou-se o medo! Porque portas trancadas? Porque corações trancados? A saudação de Cristo glorioso elimina o medo, e a letargia espiritual humana!? A presença de Jesus manda todo o mal embora. Graças as suas chagas somos curados.
Jesus mostrou-lhes as chagas das mãos, dos pés e do lado.
São os sinais que identifica o nosso salvador!


Jesus soprou sobre os discípulos: Reproduzindo o gesto, de Deus na criação do homem no Edém, soprando lhes as narinas colocando a alma, o espirito humano. ( Gn 2:7 ) Recebei o Espírito Santo! O Senhor deu também o poder de perdoar pecados aos Discípulos, a quem perdoardes serão perdoados, e aos que não perdoardes não serão perdoados. Recebem de Jesus, a unção e o poder de perdoar pecados no nome do "Pai, do Filho e do Espírito Santo!"( Mc 16:16 )
Os carisma do Espirito Santo são infinitamente diversos, e Ele sopra onde quiser, mas quando Ele e derramado é para á Igreja, e não especificamente de uso particular beneficio próprio. Os dons pertence ao corpo de Cristo que somos nós, membros da sua Igreja!
( 1Cor 12:1-31 )


Para estudiosos exegetas Católicos, a cena que São João descreve neste texto, pode se reconhecer traços de uma celebração Eucarística presidida pelo próprio Jesus Ressuscitado. É Domingo "Dia do Senhor!" Presença de Jesus na comunidade, reconciliação pelo perdão, recordação da paixão, e o dom do Espirito.( Texto do rodapé da Bíblia do Peregrino Jo 21: 20-23 ) ( At 1:3-4 )

Oração final:

Ò Espirito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como devo dizê-lo, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar a vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação. Amém!!!

JESUS É O SENHOR!




      

Nenhum comentário:

Postar um comentário