domingo, 18 de maio de 2014

EVANGELHO SÃO JOÃO 14:15-21 -- 6° DOMINGO DA PÁSCOA -- ANO A -- 2014


                                   O ESPÍRITO DA VERDADE 


 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16 e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro defensor, para que permaneça sempre convosco: 17 O Espírito da verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê e  nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós.18 Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19 Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vos me vereis, porque eu vivo e vos vivereis. 20 Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós.21 Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestarei a ele.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

s estamos neste tempo, diante do evangelho de São João, e hoje Nosso Senhor nos fala do mundo, que não tem capacidade de receber o Espírito Santo de Deus, porque não sabem amar. Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é a Terceira Pessoa, da Santíssima Trindade. Parece nós cristãos, que falamos muito pouco da "Terceira Pessoa da   Santíssima Trindade nas nossas reuniões e catequeses, embora Ele é, o sentido de toda existência, tanto física como espiritual; muitas vezes somos mais apegados em Deus Pai, e Deus Filho, esquecendo-nos do Consolador. É preciso que nós igreja povo de Deus, tenhamos em todos dias da nossa existência, uma experiência com o Divino Espírito Santo, para que possamos entende-lo espiritualmente, e testemunha-lo, que Jesus Cristo é o Senhor!  ( Lc 3:16; Mt 3:11)

 O Espírito Santo é o santificador iluminador, e também o realizador de toda a obra criada por Deus. Ele  procede do amor de "Deus Pai e de Deus  Filho." O autor sagrado descreve na criação do mundo, o Espírito de Deus que pairava sobre as águas fecundando-a. ( Gn 1:1 ) "Ele não é simplesmente a força impessoal de Deus, um sopro criador, ou uma energia, mas uma pessoa, que pode se alegrar e também se entristecer. Ai..! Daqueles que entristecer o Espírito Santo, desprezando-o, e blasfemando contra Ele.

 A palavra diz: Que se blasfemar contra o Cristo e Deus Pai seremos perdoados, mas contra o Espírito Santo não teremos perdão, nem neste mundo, e nem no vindouro.( MT 12:31) O que é  o pecado contra o Espírito Santo?  É o pecado que recusa a misericórdia de Deus, pelo arrependimento, rejeitando o perdão de seus pecados, e a salvação oferecida pelo Espírito Santo, endurecendo o coração, isto leva à impenitência final a perdição eterna. (CIC 1864; Mt 12:31 ) A liturgia deste Sexto Domingo da Páscoa nos desloca do ressuscitado ao Espírito Santo e seus dons, e nós igreja povo de Deus iniciamos a preparação do pequeno Advento de Pentecostes que vem.

 A vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo foi preparada, durante seculos, pelos anúncios  dos profetas,  e Jesus foi apontado pelo precursor de todos os profetas: São João Batista que disse "Eu batizo com água, mas Ele vós batizará com o fogo do Espírito Santo.(Mc 1:7-8; Mt 3:11;)"O Espírito Santo foi apontado por Jesus, como precursor do Paráclito que diz: "Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco." ( Jo 14:16 ) 

"É o Espírito da verdade [...]." O Paráclito significa: Iluminador, Consolador, Advogado, Intercessor. É aquele que ficará conosco até a Parusia para nos consolar. Sem Ele não existe a Fé, não existe unidade da igreja..! Antes de partir deste mundo, Jesus rogou ao Pai para que mandasse outro Consolador, que permanecesse conosco para sempre. Ele é, aquele que nos socorre, nas nossas fraquezas, e intercede por nós com gemidos inefáveis,  sonda os nossos corações, enche nos com o amor de Deus, e nos convence do pecado. ( Rm 8:26-27 )

 Por isso  Jesus que está a direita do Pai, intercedendo por nós, Deles, no infinito amor procede o Paráclito. Todos nós, não somente temos necessidade de sabedoria ou força para agirmos, mas da consolação de Deus, para podermos viver. O Espírito Santo é a consolação de Deus é seu amor por nós feito pessoa. Cada um de nós somos templos vivos  de Deus; e Ele mora dentro de nós, e nos dá um grande defensor. Por isso quem não crê é incapaz de acolher em si, o Espírito da verdade, com medo de amar e ser amado. A primeira leitura da liturgia deste Domingo, nos atesta a presença do Espírito Santo, nas comunidades cristãs primitivas.

Os apóstolos empunhavam as mãos oravam pelos doentes e paralíticos, eram curados, e os convertidos que abriam o coração ao evangelho, eram batizados no Espírito Santo. Por isso cada um de nós, batizado no Espírito, devemos também sermos um Paráclito na vida de nossos irmãos, no poder do Espírito, pessoas que sabem aliviar a aflição, confortar  tristeza, ajudar a superar o medo e dissipar a solidão dos que precisam de consolo. ( 2 Cor 1:4 ) Por isso a segunda leitura nos diz: "Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vó-la pedir." (1 Pd 3:15 )

Irmãos..! Jesus está presente na Sagrada Eucaristia que comungamos com seu Corpo, Alma e Divindade pelo poder do Espírito Santo, quando o sacerdote impõem suas as mãos ungidas e diz: Dignai-vos, ó Pai, aceitar e santificar estas oferendas, a fim de que se torne para nós o corpo e o sangue de Jesus Cristo, vosso filho e Senhor nosso. Após este rito, e as palavras do sacerdote "In Persona Christi," pelo poder do Espírito Santo, já  não é mais pão e vinho más sim; O Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Nós Católico cremos nesta verdade porque o próprio Jesus Cristo na ultima ceia mandou-nos, que celebrássemos " O sangue da Nova e Eterna aliança. "Fazei isto em minha memória." ( Lc 22:19 ) A Eucaristia é o sacramento que renova esta presença do Espírito Santo em nós, como Espírito de Cristo ressuscitado. Na Eucaristia, reconhecemos o Jesus ressuscitado e Nele encontramos a razão das nossas esperanças. Onde podemos nutrir com seu Corpo e seu Sangue, que nós doa a plenitude da sua consolação. A presença do Espírito Santo no mundo, é a prova do amor infinito de Deus por nós. Deus é amor..! Por isso clamemo-nos:Vem Espírito Santo de Deus..! Vem..! O Paráclito renovar a face da terra. Amém!

Jesus é o Senhor!
TODOS ELES PERSEVERAVAM UNANIMEMENTE NA ORAÇÃO, JUNTAMENTE COM AS MULHERES, ENTRE ELAS MARIA, MÃE DE JESUS E OS IRMÃOS DELE. At 1:14  



                                                      

            TEXTO ELABORADO COM AJUDA DA HOMILIA DE RANIERO  CANTALAMESSA 6° DOMINGO DA PÁSCOA  ANO "A" DE "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 86-89; E O LIVRETO LITÚRGICO "DEUS CONOSCO"  dia a dia n° 149 ANO "A" MAIO 2014.                                                                    
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário