domingo, 1 de junho de 2014

EVANGELHO DE SÃO JOÃO 20:19-23-- FESTA DE PENTECOSTES --ANO "A" 2014



         "SE ALGUÉM TEM SEDE VENHA MIM! Jo 7:37



No ultimo dia da festa, o dia mais solene, Jesus em pé proclamou em voz alta: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Aquele que em mim crê, conforme diz as escrituras, rios de água viva jorrarão seu interior." Jesus falava do Espírito, que deviam receber os que tivessem fé nele; pois ainda não tinha sido dado o Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.

                           A VINDA DO ESPÍRITO SANTO



Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas por medo dos judeus, as portas do lugar, onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e pondo se no meio deles, disse: "A paz esteja convosco." Depois dessas palavras, mostrou-lhes a mão e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Novamente, Jesus disse: "A paz esteja convosco.". Como o pai me enviou, também eu vos envio." E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados; a quem não o perdoardes, eles serão retidos." 

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Nós estamos diante do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São João. Neste Domingo nós povo de Deus, estamos celebrando as solenidades de Pentecostes. "A vinda do Espírito Santo sobre a Igreja."  Pentecostes era a  festa da colheita, celebrada pelos judeus, em agradecimento a Javé pelas bençãos das lavouras cinquenta dias após a festa da Páscoa. 

 Deus escolheu este dia para enviar o Paráclito, a seu povo, e ficar conosco, até a parusia. Neste tempo, neste seculo; estamos vivendo um verdadeiro derramar de Pentecostes, como nunca se houve, na face da terra, desde aquele dia maravilhoso, em que o Espírito Santo veio sobre as colunas da igreja, apesar da ação de oposição do anti-cristo contra o Reino de Deus, pois as trevas não quer que Jesus Cristo seja  Senhor da Igreja. 

 O Catecismo da Igreja Católica nos diz: " A Igreja comunhão viva na fé dos Apóstolos, que ela transmite, é o lugar de nosso conhecimento do Espírito Santo: - nas escrituras que Ele inspirou; - na tradição, da qual os Padres da Igreja são testemunhas sempre atuais; - no magistério da Igreja ao qual Ele assiste; - na liturgia sacramental, por meio de suas palavras e de seus símbolos, na qual o Espírito Santo nos coloca em comunhão com o Cristo; - na oração, na qual Ele intercede por nós; - nos carisma e nos ministérios, pelos quais a Igreja é edificada; - nos sinais de vida apostólica e missionária; - no testemunho dos santos, no qual Ele se manifesta sua santidade e continua a obra da salvação." ( CIC 688 )

 Satanás não quer Jesus seja Senhor de nossa salvação, por isso está personificado no mundo anti-deus; através dos sistemas e meios, que estão a serviço das trevas. "Quando se dá a vitória do Espírito Santo..? A vitória se dá agora mesmo dentro de nós..! Toda a vez que proclamarmos  que Jesus Cristo, é o Senhor da nossa salvação e da nossa vida [...] estamos proclamando a vitória do Senhor Jesus contra todo o mal." Digamos sem cessar a cada momento: Jesus Cristo é o Senhor..!

 Jesus falou, que o mundo não tinha condições de receber o Paráclito. mas quem é o mundo então que Jesus fala? É o mundo colocado sob a ação do maligno, o mundo que não reconhece, e não acolhe o Cristo, e rejeita a sua igreja. "Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito [... ] O Espírito da verdade que o mundo não pode receber." ( Jo 14:16-17 ) 

 A festa de Pentecostes nos coloca, diante da onipresença misteriosa do Espírito Santo, que nos convida a descobrir, o significado do fenômeno Santo, de Pentecostes. Precisamos da força e proteção do Espírito Santo, para fugirmos do maligno: "Identificar-se com o mundo impio, sob pretexto de se fazer amigos, significa não ser mais de Jesus; e perder a identidade de Cristão." Nosso Senhor disse: Não podeis servir a dois senhores. ( Mt 6:24-34 )

 Os apóstolos estavam reunidos unânimes, em oração, inclusive a mãe do Senhor também estava lá. ( At 2:14 ) Ela que tinha toda a experiência e intimidade com o Espírito Santo, desde a visitação do anjo Gabriel. ( Lc 1:35 ) Com certeza conduzia os discípulos, numa oração mais profunda, levando-os ao encontro pessoal e espiritual intimo com Deus. Filhos, rezem assim: Vem Espírito Santo de Deus sobre nós..! Vem, ó Consolador sobre nós..! Manda Senhor, teu fogo de amor..! [..! ]

 Então aconteceu a glória de Deus, sobre a Comunidade reunida em oração, todos ficaram cheios da potencia do Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo para a igreja..? O Espírito Santo é uma pessoa. Esta certeza trazida pelo Filho de Deus, Ele é uma das Trés Pessoas da Santíssima Trindade no qual rezamos a no Creio: "Creio no Espírito Santo."

 Ele é também o doador dos dons de Deus Pai e do Cristo ressuscitado um presente para a igreja. "Aqueles que se dizem Cristãos e não aceitam o Espírito Santo, não é um verdadeiro cristão, mas um impio." Por isso Nosso Senhor Jesus Cristo disse: Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que vos. ( Jo 15:18 )

  O sentido e fundamento do Espírito Santo na igreja, é santificar homens e mulheres, convencer-nos, de nossos pecados no caminho do Reino, através dos "Dons Carismáticos." Os carismas doados pelo Espírito, é, derramado em favor da edificação da Igreja, e não para o beneficio próprio daquele que o recebe. Ele é o Advogado consolador, prometido por Nosso Senhor, e está sempre presente nas assembleias que o invocar em "Espírito e verdade." ( Jo14:16 ) Sem Ele não existe igreja, pois é da sua presença inspiradora, e sua ação, que a igreja povo de Deus vive.

  Pois é através da fé no Ressuscitado que  o Espírito  reúne os cristãos em torno da mesa, para ouvir a palavra do evangelho e comungar o corpo e sangue de Cristo, sacramento Universal da salvação. Jesus sabia que a igreja precisaria do consolador, por isso bradou em alta voz no pórtico Salomão: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Aquele que em mim crê, conforme as escrituras, rios de água viva jorrarão do seu interior." ( Jo 7:37 )

 São Paulo nós diz na segunda leitura: Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo, há diversidades de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidades de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. ( 1 Cor 12:3 - 6 ) 

 O Senhor Jesus estava falando do Espírito Santo que receberiam todos aqueles que nele crescem, pois o Paráclito ainda não tinha vindo, pois Nosso Senhor ainda não tinha ainda sido glorificado. Naquele cenáculo onde estavam reunidos os discípulos em oração o Espírito Santo irrompeu como um vendaval com um forte barulho, e linguás de fogo que repousaram sobre eles; e todos ficaram cheios Espírito Santo. ( At 2:1-11 )

 O Espírito Santo é a alma da igreja, e o principio  da identidade, isto é da distinção do mundo. Aquele que crê em Jesus é alguém que já venceu o mundo. ( 1 Jo 5:5 ) Vem..! Ó Espírito Santo de Deus sobre nós, enviai o vosso Espírito Senhor, e da terra toda a face renovai..! ( Sl 103 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

Texto elaborado da homilia de Cantalamessa "O Verbo se faz carne"  Pg 93-96; "Catecismo da Igreja Católica" - Livreto litúrgico ano  "A" n° 150  "DEUS CONOSCO" dia a dia Pg 40-42 --" Bíblia Ave Maria." 


"OS DISCÍPULOS NO CENÁCULO" At 2:14
TODOS ELES PERSEVERAVAM UNANIMEMENTE NA ORAÇÃO, JUNTAMENTE COM AS MULHERES, ENTRE ELAS MARIA, MÃE DE JESUS, E OS IRMÃOS DELE.
 
 Oremos : Dai-nos, ó Deus, os dons do vosso Espírito para sermos vencedores nas provações, fortes na dor, perseverantes na caridade e sensíveis às pessoas que sofrem. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!







                                            




Nenhum comentário:

Postar um comentário