domingo, 8 de junho de 2014

EVANGELHO DE SÃO JOÃO 3: 16- 18 --SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE - ANO "A" 2014



                                      SANTÍSSIMA TRINDADE
               EU SOU O ALFA E O OMEGA Ap 1: 8
                                 Glória a Deus!


 16 Deus amou tanto o mundo, que deu o seu filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. 18 Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.

Palavra da salvação.
Glória a vos, Senhor!

  Irmãos povo de Deus..! Estamos diante do evangelho de São João, hoje Nosso Senhor Jesus Cristo nos fala, da grandeza  infinita do amor de Deus por nós. Que amor é esse que Deus Pai, não poupou nem seu filho, por nós miseráveis pecadores..? Após a queda do homem no paraíso, Deus imediatamente usou sua infinita misericórdia, ao nosso favor. "Deus é amor!" ( 1Jo 4:7-8 )

 Ele não deixou para um futuro distante, ou um outro dia talvez, a nossa redenção. Prometeu enviar seu Filho, o "Messias," para redimir os nossos pecados. "Porei ódio entre ti, e a mulher, entre a tua descendência e a dela. "Esta" te ferirá a tua cabeça, e tu lhe ferirá o calcanhar." ( Gn 3: 15 )   "E para nos comunicar sua presença e sua misericórdia, Deus se revela-se em Três Pessoas unidas por uma profunda contagiante comunhão. A revelação deste mistério, foi a maior noticia trazida por Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo.  

O que é a Santíssima Trindade no Catecismo da igreja Católica..? "Não professamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas: "A Trindade consubstancial." As pessoas divinas não se dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro: "O Pai è aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, o Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza. Cada uma das três Pessoas é, esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina."( CIC Parag 253 Dog da Santissima Trindade )

 Estamos então, neste tempo, nós igreja caminhante, celebrando a liturgia da "Solenidade da Santíssima Trindade," mistério cristão, do qual nasceu toda a nossa  salvação eterna, por meio do Filho de Deus, que abdicou sua glória, vindo a este mundo por cada um de nós. ( Cl 1:15-23 ) "Assim se manifestou o amor de Deus, para conosco: Deus enviou ao mundo o seu Filho unigênito para que vivamos para Ele. ( 1 Jo :9; CIC 456-459 )

 "Agora o Senhor Jesus, depois de cumprir sua missão salvífica aqui na terra, se ascendeu em glória aos céus, e assentou a direita do Pai, e da parte de Deus Pai, derramou o Espírito Santo sobre sua igreja, e donde virá, para julgar os vivos e os mortos." "Deus é amor!" ( Mt 26:24; Lc 21:27; Mt 6: 64; At 1:11; Hb 9: 27-28 )

O Deus de Jesus Cristo é a Trindade, porque Deus é amor: "Eu e o Pai somos uma só coisa" disse Jesus aos discípulos. Felipe disse: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta: "Felipe? Disse o Senhor: Há tanto tempo que estou convosco, e não me conhecestes! Aquele que me viu, viu também o Pai. Não credes que estou no Pai e o Pai está em mim?" ( Jo 14:8-11 ) 

A  Santa Igreja foi ao longo dos seculos tomando consciência e clareza, da profundidade do mistério da Santíssima Trindade, enfrentou batalhas seculares com Consílios, para defender as verdades do evangelho e as tradições Apostólicas. Nesta luta épica contra as heresias, a plena Divindade de Cristo e do Espírito Santo, e assim dar ao cristianismo o rosto  de religião Trinitária.

 Na santa liturgia Eucarística professamos os sinais Trinitários: "O glória, O Creio e o sinal da cruz; todas estas expressões são marcas Trinitárias. Nas outras religiões e suas doutrinas é o homem que sempre luta para ir ao encontro de  Deus; mas na doutrina  Cristã, é o próprio Deus de amor, que vem pessoalmente, ao encontro do homem pecador. Porque..? Porque Deus é amor..!

 Na homilia de Cantalamessa; ele usa a palavra condescendência que falam de dois conceitos: Aquele de "descer" e aquele de descer junto ("com ") Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, que vem ao encontro do homem, e adaptam-se a sua pequenez, a seus passos de criança - condescendem. Vem viver conosco, tomam forma humana, se faz humano conosco; experimentando todas as nossas fraquezas humanas, exceto o pecado. 

 Mas por amor e obediência a Deus, Cristo tomou sobre si todos os nossos pecados, num sacrifício único. "Mandar, descer e vir" são os verbos usados pelo evangelista João, para falar das pessoas divinas. Ex: "Desci do Pai e vim ao mundo; Deus mandou seu Filho no mundo [...]; Eu e o Pai viremos [...]; O Espírito virá a vós e fará morada junto de vós. A relação Trinitária é uma Cascata de amor.  

 Irmãos..! Neste mundo caminhamos muitas vezes, como os discípulos de Emaús, sem reconhecer a presença da Santíssima Trindade em nossas vidas, não assumimos o que somos. Por graças, fomos criados por Deus, para sermos santos. Ele nos deu o livre arbítrio de escolher, o bem, ou o mal. Ele aposta na nossa santidade e no seu projeto de amor, por cada um de nós.

 Ele não desistiu de nós, Ele acredita em você, em mim e em todos nós, e espera que voltemo-nos para Ele e lutemos para sermos santos. A santíssima Trindade de amor, nos espera. Somos imagem e semelhança de Deus, em cada pessoa, em cada irmão. E mais ainda..!? Somos moradas, tabernáculos vivo do Espírito Santo de Deus..! Isto é, se estivermos unidos com Ele, se fizermos livremente uma opção de ama-lo, e lutarmos contra o nosso pecado.   ( CIC - 1033; 1701;1702;1703;1704 )

 "Este Deus de amor veio ao nosso encontro porque nos ama com eterno amor, (Is 54:8; Jo 3:14-15) Ele se converteu a nós, para nos convertermos a Ele; desceu junto a nós para nos reerguer até Ele." Deus não desistiu do seu projeto de amor por cada um de nós. ( 1Jo 4:16 ) Neste mundo temporal, somos por um tempo peregrinos caminhantes; na estrada do Cristo vencedor. 

"Nós estamos caminhando na estrada de volta ao Pai do Céu, em companhia de seu Filho Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. A Santíssima Trindade é "o oceano da paz" para qual corre a nossa pequena vida. Imitando o Cristo vamos seguir, a caminhada de luta contra o mal do pecado; mas graças a Deus não será eterno, pois Jesus ressuscitado venceu todo o mal por nós. 

Nesta estrada tem dores, sofrimentos e morte, mas tem também a esperança da vida eterna; e imitando o Cristo sofredor havemos de chegar as portas do paraíso eterno. O nosso Deus é de amor, e por amar tanto o mundo enviou seu filho unigênito; não para nos condenar  mas para que o mundo o conheça, e seja salvo por Ele. 

A parte mais difícil Deus já fez por nós, agora que acolhemos a sua palavra, e desejamos ser salvo por Ele, vamos fazer a nossa parte que está na doutrina do seu mandamento. O Senhor Jesus disse: Eis que vos dou um novo mandamento; amais vos uns aos outros, como eu vos tenho amado. ( Jo 13: 34 )

São Paulo na segunda leitura nos encoraja a seguir o caminho  do Cristo. "Alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estrá convosco. ( 2 Cor 13: 11-13 )

Ele é o Deus do encontro, da reunião, do diálogo e da proximidade. Ele inspira  a comunidade Cristã na busca da comunhão fraterna, na partilha e no acolhimento. Aquele que crer  na palavra de Deus e aceitar de coração, em espírito e verdade não será condenado, mas sim salvo. "Deus é amor!" Amém!

Oração final: Oh..! Deus de amor..! Trindade Santa, consolai e amparai os cristãos que são perseguidos por causa do evangelho, estão tristes e desanimados, em meio aos desafios missionários e fracassos da vida, vos pedimos Senhor. Trindade Santa, ouvi nossas súplicas!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DO LIVRO DE HOMILIA DE CANTALAMESSA- "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 99-101- SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE - LIVRETO LITÚRGICO DEUS CONOSCO dia dia N° 150 ANO "A" 2014 -   FONTES CONSULTADAS WWW. ECCLESIAS. COM. BR.

Santíssima  Trindade de André Rublev









Nenhum comentário:

Postar um comentário