domingo, 15 de junho de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 10:26-33 -- 12° DOMINGO DO TEMPO COMUM -- ANO "A" 2014.


                      DEUS FORÇA DE SEUS ENVIADOS


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 26 Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada seja revelado, e nada há de de escondido que não seja conhecido. 27 O que vos digo na escuridão dizei-o á luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28 Não tenhais medo daqueles que  matam o corpo mas não podem matar a alma. Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29 Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30 Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão contado. 31 Não tenhais medo! Vós valeis mais que muitos pardais. 32 Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33 Aquele, porém que me negar diante dos homens, também eu negarei diante do Pai que está nos céus.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Nós igreja povo de Deus, estamos neste Domingo diante do evangelho de São Mateus. Hoje Nosso Senhor, nós exorta a confiar em Deus, e não termos medo. As palavras de Jesus nos soa, como um bálsamo nas nossas vidas, de "cristão de cada dia." Jesus disse: "Não tenhais medo!" O medo faz parte da vida de todo o ser humano. Jesus sentiu medo e chorou no horto, das Oliveiras. "Pai se for possível afasta de mim este cálice!"

Todos nós andamos com medo, medo de ficar doente, medo da morte, medo do futuro, medo da velhice, medo de não conseguir cumprir, com os compromissos, medo de amar, e ser decepcionado, medo do assaltante que pode roubar nossas pertences, e a nossa vida.  Então o medo é nossa condição neste vale de lagrimas. 

 Nosso Senhor uma vez, falou-nos destas angustias, que afrige todos nós neste mundo, dando lhes nome: "O que comeremos?" "O que beberemos?" "Com que vestiremos?" ( Mt 6:31; 6:25-31 ) Neste seculo vivemos num mundo agitado,cheios de preocupações de todas as maneiras. Volta e meia assunto de noticias trágicas, catas-tróficas levando à morte muitas vidas, tsunami  e terremotos. 

( Lc 13:1-5 ) Rumores de guerra aqui e acolá, com terroristas, os falsos profetas que pregam o final do mundo, com dia e horas marcadas, crianças que morrem de sede e fome. Estas coisas tem colocado medo nos homens de pouca fé, e estes se esquecem das esperanças e as promessas do amor de Deus. As leituras de hoje falam-nos do medo, abriu se o descortinado diante de nós, as situações de angustia e terror. Como Cristão temos que estar preparados para estas coisas, pois já, estamos vivendo os tempos finais. 

Na primeira leitura o profeta Jeremias, está numa situação de medo, está sendo perseguido de morte por denunciar o mal.  Assim Jeremias, vive uma situação de medo, dentro e fora de si. Dentro de si, a voz imperiosa de Deus, que o envia à missão de profetizar; por fora os inimigos rivais, os políticos que o perseguem, por causa do incomodo da palavra e sua justiça. 

Quem é o profeta..? E aquele denuncia as injustiças, falando e proclamando o Reino de Deus. Todos nós, pelo nosso batismo, somos chamados a sermos profetas, e também denunciar o mal que nós pode escravizar, e por medo nos filhos de Deus. Todos que profetizam em nome do Senhor se preparem; para serem perseguidos, pois o anti-reino, não quer que Jesus seja Senhor! 

 Irmãos..! Se neste chamado a profetizar, ainda não fomos perseguidos ou criticados, é porque não temos anunciado Jesus Cristo pra valer. O verdadeiro cristão, não pode ter medo de sua vocação. Desde o começo da igreja quantos cristãos foram mortos de todas as maneiras, por causa do Evangelho. Mateus está exortando a comunidade perseguida, a não ter medo de anunciar a boa nova do Cristo ressuscitado. ( Hb 11: 34-40 )

No Salmo, o rei Davi está numa situação de angustia, ele salmodia melancolicamente: " Por ti suporto o insulto e a vergonha me cobre o  rosto; sou um estranho para meus irmãos...; recaem sobre mim os ultrajes de quem me insulta. "Atendei-me o Senhor, pelo vosso imenso amor!" ( Sl 68 ) Aquele que suou sangue na sua paixão, e o mesmo que disse: "Não tenhais medo." Coragem eu venci o mundo! "No mundo haveis de ter aflições. ( Jo 16:33 )

 Coragem! Esta e a palavra de ordem que o Senhor Deus tem para nós! "Não tenham medo coragem"..! "Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma, mas temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno." Somos valiosos para o nosso Deus, e Ele não quer que percamos a vida eterna, porque nos ama profundamente. Foi por isso que o Cristo veio a este mundo, para nos salvar da morte eterna. É da morte eterna que temos que ter medo, e fugir das situações de pecado.

 São Paulo na segunda leitura nos fala da transgressão de Adão, cujo pecado foi se aumentando como uma avalanche, determinando nossa situação no mundo. O pecado que se instalou no mundo, trouxe-nos os sofrimentos temporais e espirituais; e, com eles os medos. E por isso, o mundo estacionou em muitos corações, deixando de sorrir para a vida, devido as tribulações e os sofrimentos, às necessidades do ser humano.

 Então os sofrimentos e seus medos fazem parte da vida de todos os homens. A raiz maligna de cada medo humano tem um nome preciso: é a morte, fruto do pecado. Mas Jesus já venceu, expiando as nossas iniquidades, e todo pecado do mundo. A morte e ressurreição de Jesus, são o penhor da nossa vitoria. Muitas vezes animamos uns aos outros a não terem medos, animando-os com a palavras: coragem..!

 Mas sabemos que que no fundo de tudo isso, não passa de um pobre conforto, pois os medos mora em nós. A pergunta é, diante da situação do medo, como fica o convite de Nosso Senhor Jesus Cristo, á nós,  confiar Nele, e não ter medo? No evangelho de hoje Nosso Senhor nos oferece as motivações; ou seja o verdadeiro remédio para nossos  temores: "Não temais pois valeis mais que muitos pardais. Pois nenhum cai no chão sem a vontade de Deus Pai." ( Mt 10:29 )

Abraão sentiu medo quando Deus o chamou para deixar sua terra e partir para uma terra distante; se ele foi; foi pela fé..! O anjo Gabriel disse a Virgem Maria: "Não temas, achastes graças diante de Deus." Aos apóstolos e discípulos o Senhor Jesus disse: Não temais diante dos tribunais, e diante dos governadores; Não tenham medo pequenos rebanho. ( Lc12:32; )

A beleza do grande motivo do convite de Jesus a não termos medo: É a nossa garantida vitória final, qual ninguém poderá de nós arrebatar. "Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino." "Não tenhais medo, tende confiança, porque eu venci o mundo." Jesus é a nossa vitória, a nossa confiança; pois pelo seu coração misericórdioso entraremos no céu. Somos discípulos Daquele que venceu o mundo..! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA  12° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO"A" - O VERBO SE FAZ CARNE Pg 142-144- LIVRETO LITÚRGICO Pg 89- DEUS CONOSCO dia dia - N°150- JUNHO 2O14 - ANO "A"

                      JESUS CAMINHA SOBRE AS ÁGUAS Mt 14:27
TRANQUILIZAI, NÃO TENHAIS MEDO!
               JESUS CHOROU NO HORTO DAS OLIVEIRAS Mt 26:39 
PAI SE FOR POSSÍVEL, AFASTA DE MIM ESTE CÁLICE Mt 26:42 










Um comentário: