domingo, 22 de junho de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 16:13-19 - SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLOS - ANO "A" 2014

                                                                       
                                  TU ÉS O MESSIAS, O FILHO DE DEUS


Naquele tempo, 13 Jesus foi a região da Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizes os homens ser o filho do homem?" 14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou alguns dos profetas." 15 Então Jesus lhes perguntou: "E vos, quem dizeis quem eu sou?" 16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o filho do Deus vivo." 17 Respondendo , Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que és Pedro, e sobre  esta pedra construirei a minha igreja, e o poder do inferno nunca poderá vence-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."

-Palavra da salvação.
- Glória a vós, senhor!

  Estamos neste tempo, nós igreja povo de Deus, celebrando o martírio dos apóstolos Pedro e Paulo, duas colunas de fé da igreja, apoiadas na pedra angular que é Nosso Senhor Jesus Cristo . Eles são os fundadores da nossa fé, dos antepassados do povo cristão. 

 Eles foram martirizados no ano 60, inicio da era cristã, pela perseguição de Nero aos cristãos. Foi por causa destes dois apóstolos que hoje a igreja celebra a "Apostolicidade." Na oração do Creio oramos: Creio na "Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica." 

 A hierarquia da Igreja Católica, se começa pelo Papa que é também Bispo e Patriarca de Roma, e tem autoridade sobre toda a igreja, juntamente com os Bispos e suas Igrejas particulares, são as sucessões apostólicas, que tem o nome:"Colégio Apostólico."

 Pedro foi o primeiro Pai espiritual da igreja Católica. Santo Ambrósio falou num sermão uma palavra forte: "Ubi Petrus, ibi Ecclesia": "Onde está Pedro, ali está a igreja." (CIC: 880 - Colégio Episcopal e seu chefe, o Papa.) 

 "Isso não significa que Pedro seja sozinho, com toda a igreja, mas que não pode haver igreja sem Pedro." São Cipriano dizia: "Sobre uma só fé, foi construída a igreja." Santo Agostinho também dizia: "Pedro em Roma falou, encerrada a questão". ( Sermão 131:10 ) 

 O evangelho narra, que, foi numa tarde calma e tranquila, que Jesus veio caminhando, ao longo da praia do Mar da Galileia, em direção aos pescadores que concertavam as suas redes para a ultima pescaria do dia. ( Mc 1:17 )

 Pedro, André, Tiago e João atenderam ao chamado de Jesus: " Vinde comigo que farei de vós pescadores de Homens." Ali deu-se então o inicio, da grande e maravilhosa aventura, ao rumo do Reino de Deus.  

 Pedro é aquele que Nosso Senhor, chamou á cuidar de sua Igreja; o seu rebanho.  Muitos protestantes não aceitam estas verdades erar-quica, que nos Igreja Católica professamos, que Pedro foi o primeiro Papa da igreja, e o atual Papa que esta na Cátedra em Roma é,  o  sucessor legítimo de Pedro.

 Os documentos dos Santos Padres Patrísticos é os atuais, nos comprovam, que depois de Pedro vieram 266 Papas, e está ao longo de 20 seculos e o que está agora na Cátedra de Pedro, se chama "Francisco." A palavra Papa significa Pai espiritual.

 Por isso muitos que se dizem religiosos, se debatem em fúria, com acusações contra os fundamentos primitivos, de 2000 mil anos de história do Catolicismo, como se ou pudessem, fossem resolver, que acham de errado na história do cristianismo.

 A igreja e Santa porque ela veio da vontade de Deus, e foi fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo; pecadora porque e formada de Homens e mulheres pecadores. A pergunta é: Onde fica o Cristo para ser amado e louvado por todos nós pecadores..? 

O triste é, que o sistema do anti-cristo, se reforça num ódio diábolico entre seres humanos, em nome de Deus, por causa de religião e doutrinas. Onde fica então o "Corpo Místico de Cristo,"que somos todos nós que dizemos Cristãos, se não amamos uns aos outros..? ( Rm 12:4-5; Cl 1:18; 1Cor 12:12; Ef 5:23 )

 O bom Ecumenismo, não seria se descemos as mãos; e, em nome de Jesus, caminhássemos juntos..? Porque não existe dois céus, ou dois Reinos para os divididos. A palavra de Deus diz que existe Céu e inferno após sairmos deste mundo. Então e melhor entrarmos em acordo enquanto caminhamos juntos. ( Mt 5: 24-26) 

Os documentos dos Santos Padres Patrísticos nos reforça estas verdades, da Igreja Una e Santa e Católica fundada por Jesus, na pessoa de Pedro: "Pedro tu és pedra, e sobre esta pedra edifico a minha Igreja. Por três vezes perguntou a Pedro se o amava, e Pedro rasgou seu coração ao amor por Jesus. O senhor disse: Apascenta os meus cordeiros." ( Jo 21:15-17 )

 Paulo outro incansável no ardor da fé, andou por toda a Palestina; Asia menor e adentrou no Continente Europeu, para dar sua vida à igreja, por amor ao evangelho, do Senhor Jesus. Seus martírio foi em Roma. 

 Segundo a tradição foi decapitado por pregar o Reino, a nova religião. Pedro segunda a tradição e alguns escritos dizem que foi crucificado de cabeça para baixo nos os arredores de Roma. Isso cumpriu-se a profecia  de Jesus como devia morrer, dando sua vida pela "Boa Noticia." ( Jo 21:18-23 )

É nossa obrigação como bons cristãos rezarmos também pelo sucessor de Pedro, o nosso atual Papa, para que ele se torne capaz no poder do Espírito Santo, e "confirmar os irmãos."

 "Uma carta de São Clemente bispo de Roma nos anos 95 - 97 aos cristãos de Corintios, diz assim: " Junto ao lago da Galileia, sul de Cafarnaum, Jesus apareceu aos apóstolos, confirmou-lhe o primado de sua igreja: "Apascenta as minhas ovelhas,...apascenta os meus cordeiros. Em outro trecho escreveu: " Por zelo e astucia o maior e a maioria dos discípulos íntegros ( Igreja ) sofreram perseguição e foram levados a morte. Coloquemos diante de nossos olhos o bom apóstolo São Pedro, o qual foi submetido a um tratamento injusto e cruel, sofrendo numerosas misérias, assim tendo dado testemunho do Senhor, foi martirizado e entrou no lugar merecido da glória."

O evangelho de hoje nos põe diante de uma pergunta de Nosso Senhor Jesus Cristo, aos seus discípulos: "E vós quem dizeis quem eu sou..!? Eles responderam: Alguns dizem que é Jeremias, Elias ou algum dos profetas.

 E para nós quem é Jesus..? Irmãos..! Jesus é o nosso salvador; o nosso irmão mais velho, o nosso Deus que desceu do céu, se encarnou pelo poder do Espírito Santo, no seio da virgem Maria e veio a este mundo, para nos salvar da morte eterna. "Deus é amor e misericórdia..!" Ele nos ama..!

 O mundo relativizado e pluralizado, tem nos apresentado muitos deuses, muitos cristos, mas estas divindades pluralizadas não é o Deus de amor, o Deus encarnado, o ressuscitado, o nosso salvador. É o deus do mundo, do achismo, do comodismo, do poder, e do egoismo. Em outras, palavras o próprio anti-reino, o anti-cristo.

São Pedro e São Paulo apóstolos; são exemplos de Cristãos para as igrejas perseguidas, foi através dos testemunhos desses grandes heróis do cristianismo que a igreja tem professado a fé nestes 2000 anos de existência, em Cristo Salvador.

 Eles são as pedras fundamentais da fé. Pedro é aquele primeiro a professar a fé em Jesus: "Aonde iremos Senhor, se só tu tens palavras de vida eterna." ( Jo 6:68-69 ) 

Pedro é, a igreja perseguida que nós conhecemos, que se identifica com o Cristo ressuscitado libertador. É aquele que recebeu a missão, de ser a pedra, á qual Jesus constrói sua igreja, e nela nós devemos esforçarmos na perseverança da oração. 

 A primeira leitura de hoje nos conta que os apóstolos oravam na igreja, pela libertação de Pedro da prisão. A antífona de entrada  da Santa Missa de hoje reza assim: "Eis os Santos que, vivendo neste mundo, plantaram a igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus."

 Paulo após sua conversão, torna-se o Apóstolos dos gentios, o Apóstolo das nações, que levou o evangelho a muitos. Na segunda leitura ele abre seu coração a seu querido discípulo Timóteo, pois sabe que completou -se sua corrida: Resta agora o martírio; morrer por Cristo..!

 Quanto a mim estou pronto, para morrer por Cristo, combati o bom combate, anunciando o a boa Noticia, e tenho fé de receber a salvação eterna, no dia final não só eu, mas a todos aqueles que tem fé, e esperanças em Deus.

 Irmãos..! O Senhor sempre esteve ao nosso lado, mesmo no sofrimento na dor e alegria; Ele é nossa esperança da vida eterna, e tem nos libertados de todos os males, como diz São Paulo na segunda leitura.

 O salmo 33, nos eleva no responsório: De todos os temores/ me livrou o Senhor Deus. (2Tm4:17; Sl 33 ) Fica para nos neste Domingo onde celebramos a linda liturgia, destes ícones, mártires da fé, o exemplo para nós igreja.

E para fechar o nosso comentário de hoje façamos uma pergunta para nós mesmos: Quem é Nosso Senhor Jesus Cristo, para nós cristãos..? Quem é Jesus para você..? Quem é jesus para o mundo que não o conhece..? Será que conseguiría-mos imitar pelo menos um pouquinho Pedro e Paulo..? Sera..?  Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA  LIVRO: O VERBO SE FAZ CARNE Pg 837-839  E O LIVRETO LITÚRGICO "DEUS CONOSCO dia a dia N° 150 ano "A" JUNHO 2014.



MARTÍRIO DE SÃO PEDRO
MÁRTIRES DA FÉ EM CRISTO

DECAPITÇÃO DE SÃO PAULO 





























Nenhum comentário:

Postar um comentário