domingo, 2 de outubro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 17,11-19 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 -- "ANO DA MISERICORDIA!" Leituras 1ª 2Rs 5,14-17; Sl 97; 2ª 2Tm 2,8-13 -- Cor verde -- Liturgia p/0910/2016

                        DEZ LEPROSOS, SÓ UM VOLTOU!                   


  11 Naquele tempo Jesus estava caminhando para Jerusalém, atravessava a Galileia e Samaria. 12 Ao entrar numa aldeia, saíram a seu encontro dez leprosos que pararam a certa distância 13  e, levantando a voz disseram: Jesus, Senhor, tende piedade de nós.14 Ao vê-los, disse-lhes: Ide apresentar-vos aos sacerdotes. Enquanto iam, ficaram curados. 15 Um deles, vendo-se curado, voltou glorificando a Deus em voz alta, 16 e caiu de bruços a seus pés, dando lhe graças. Era samaritano. 17 Jesus tomou a palavra e disse: Não foram curados dez? 18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser esse estrangeiro? 19 E lhe disse: Levanta-te, vai, tua fé te salvou. Lc 17,11-19

 Palavra da salvação.
 Glória vós Senhor!



 Queridos irmãozinhos, Igreja povo de Deus! Estamos diante do Evangelho de São lucas, Vigésimo Oitavo Domingo do Tempo Comum; a liturgia de hoje, nos fala  do pecado da ingratidão.

 Nosso Senhor esta caminhando para Jerusalém, caminhando para o desfecho final de sua missão salvífica; começando da galileia e por  Samaria.  Judeus e Samaritanos não se combinavam, mesmo assim Jesus vai mediar a paz da "Boa Nova", aos pagãos da Samaria.

 O que tem nos caminhos da Samaria? O que tem nos caminhos, que vai para Jerusalém..? Tem muita gente sedenta de  Deus, sedentas de justiça; assim como nós tempos de hoje, muita gente sedentas de verdadeira justiça, e da verdadeira  palavra de Deus. 


 O sistema do anti-reino faz de tudo, para barrar o anúncio do Reino dos céus; que desviemos da meta do caminho, que nos levará ao céu. Este caminho do céu se chama, Nosso Senhor Jesus Cristo!

 Jesus no Evangelho deste Domingo, é o itinerante do amor! No sistema do anti-reino, a palavra do mundo,  distorce a meta do Reino dos céus. A meta do verdadeiro Cristão é Jesus Cristo que tem a ressurreição e a vida eterna!

 Jesus é maravilhoso, vai caminhando e ensinando seus discipulos; por onde passa vai curando, libertando e transformando corações! Os sinais vão acontecendo, porque Deus visitou o seu povo. São dois mil anos de cristianismo; Jesus ressuscitado é o mesmo ontem  e hoje, Ele vive, Ele  reina!

 Uma vez João batista mandou alguns de seus discípulos, perguntar a Jesus se Ele era o Messias esperado;  Ele respondeu: "Ide dizer a João o que vistes, os cegos veem, os paralíticos caminham, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres recebem a boa noticia do Reino de Deus". (Lc 7,18-30)


 João Batista e o último (precursor) dos profetas, e sabia quem era Jesus. Ele envia seus discípulos até Nosso Senhor, para proclamar e selar o anúncio da presença salvífica do Messias no mundo; que o Reino de Deus havia chegado.

 Voltando para o contexto do Evangelho vemos que no tempo de Jesus a lepra era um mal, que margina-lizava totalmente uma pessoa. As pessoas contaminadas deveriam-se isolar-se da sociedade, por causa da facilidade de contaminação.( Mal de hanseníase)

 Bastava, se uma pessoa tivesse, alguma escoriação na pele, já era julgado leproso, excluído do convívio da comunidade. Os leprosos deveriam sempre anunciar suas proximidades, fazendo algum som sonoro.

 Ou dizendo em alta voz pelos caminhos, por onde passassem: "impuro, impuro, leproso, leproso..! Para que os limpos saíssem, afastassem do seu caminho.


 Os contaminados não podiam aproximar das pessoas, e dos centros urbanos. Que situação dolorosa para estes doentes neste exílio, longe das famílias e das comunidades? A preocupação do povo era mais proteger as pessoas do contágio, do que prestar socorro. 

Caso houvessem uma  cura, só os sacerdotes do templo, podiam examinar, opinar e trazer o individuo de volta, incorporado-o à sociedade. Por isso que, quando Jesus curava as pessoas dizia: "Não contes nada a ninguém, mas ide mostrar aos sacerdotes no templo". (Mt 8,4) 

 O acontecimento do Evangelho de hoje nos relata que no desespero, os dez leprosos vieram a Jesus, e pararam a certa distância e gritavam em alta vozes: "Senhor tende piedade de nós!" (Lc 17,12)


 Para os leprosos do Evangelho no caminho da Samaria, Nosso Senhor era a ultima tábua de salvação, para resolver aquele mal mortal, por isso se reuniram em grupo, foram ao encontro do Senhor, clamar por milagres.

 "Jesus de Nazaré, tende piedade de nós!" Nosso Senhor disse lhes: Ide apresentar aos sacerdotes! A ordem que Jesus dá, implica imediatamente o processo de cura, pois já adianta o diagnóstico final, o testemunho dos sacerdotes. 

  Ao obedecer Jesus, os leprosos demonstram confiança, pois do contrário não teriam coragem de se apresentar aos sacerdotes para o diagnóstico oficial. O Evangelho nos conta que, quando eles iam aos sacerdotes do templo, perceberam que estavam curados, ficaram muito felizes da vida.



 Imaginemos, enquanto iam, um olhava para o outro diziam pulando alegremente: você tá limpo! Você não está mais desfigurado! Veja também estou limpo! Vamos festejar com alegria, depois de passarmos pelos sacerdotes do templo e voltarmos para casa, para nossas famílias, diziam os dez alegremente.

 Mas no meio deles, um ex-leproso parou para refletir; deveria voltar para agradecer Jesus pela sua cura. Então este voltou até Jesus! Queridos leitores! Quantas curas Deus tem feito em nossas vidas, e nos nem percebemos, nem agradecemos; passa por nós estas graças, se perdem nas nossas ingratidões, para com nosso Deus criador.

 Irmãozinhos! Jesus Cristo é o mesmo ontem e hoje, basta crermos com fé, que os milagres em nossas vidas acontecerão. Lembremos do Evangelho de Domingo passado, quando Jesus disse: "Se tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, fareis grande prodígios".(Lc 17,5-6) 

Irmãozinhos! Como é a nossa fé diante de uma situação dolorosa de uma enfermidade, ou dificuldade..?! É facíl falar de fé  para os outros, quando as coisas estão bem. Difícil é quando diante de enfermidades, uma perda ou uma dificuldade, ou até mesmo  matérial (temporais) ou espíritual. 

Ai é, que provamos a nossa fé! Por isso que no Evangelho de Domingo passado os discípulos pediram: "Senhor aumentai a nossa fé!" (Lc 17,5) Muitas vezes nos perguntamos, "porque eu..?" Porque para os outros tudo, e para mim nada? A resposta pode ser nos devolvida quando olhando para Cristo crucificado. Porque Ele..?!  

 Queridos! Acolhamos hoje a palavra de Deus com fé, mesmo que seja muito pequenina e vaga! Pois ela tem poder de curar, libertar, e  nos transformar.

 Pois, foi pela palavra que Deus Pai, criou todas as coisas. A palavra de Deus é o próprio Jesus falando conosco, curando e libertando seu povo. 



Quantas pessoas que estavam muito doentes, quando ouviram a palavra de Deus, pregada com fé e unção, tomaram posse da palavra,  foram curados e libertados. A Palavra de Deus mudaram suas vidas.

  A palavra de Deus não pode ser só ouvida, mas tem de descer para o nosso coração. Quando falamos de coração, não estamos falando do nosso coração biológico, mas sim do coração da essência, da nossa alma espiritual, o nosso coração pessoa. Precisamos descer na olária de Jesus como vaso velho, e ressurgir como vaso novo!

 E por isso que o Senhor disse ao leproso curado e convertido: Levanta-te, vai, tua fé te salvou! Levantar significa, tomar uma nova atitude, tomar posse da graça de Deus, sair da vida velha e mesquinha, agarrar naquele que tudo pode, que se chama Nosso Senhor Jesus Cristo.



 Que maravilha, bastou a palavra de Jesus: "Eu quero que fiqueis limpos, ides mostrar aos sacerdotes". Então os dez leprosos tomando posse da palavra de cura de Jesus, dirigiram-se ao templo para-se mostrar aos sacerdotes, estavam completamente curados.

A palavra diz que enquanto eles iam, um deles vendo-se curado, volta até Jesus, para lhe agradecer, cheio de gratidão, lança de bruços aos pés santos do Senhor, dando graças pela sua cura. 

 Ele era um Samaritano, membro de um povo odiado pelos judeus. Quem sabe aquele leproso curado, não serviu de anúncio e testemunho do poder de Cristo, no caminho da Samaria?

Queridos! Não importa quem sejamos, porque Deus olha para cada, um de nós como filhos especiais, Deus nos ama a cada um de nós, como precisamos sermos amados, conforme nossas necessidades.

Foi por você tudo isso!

 Vejam irmãozinhos, que beleza, a gratidão pela cura que brotou do coração daquele Samaritano! Os demais ex-leprosos foram embora, esqueceram de agradecer a Jesus, e com isso perderam  a chance, de dar o passo na fé, receberem os benefícios do anúncio do Reino. 

O modo que agiram os ex-leprosos ingratos, corresponde as nossas atitudes cotidianas, perante a misericórdia, o amor de Deus. Não voltamos ao fim do dia nossos olhos para o alto agradecendo o criador, pelo don da vida.

Talvés uma prece ao Pai do céu: "Obrigado Senhor por mais um dia, te louvo, vos dou graças Senhor meu Deus, perdoai me Senhor as minhas culpas, assim como perdoamos aqueles que nos tem ofendido amém............!"


 Os leprosos aqui representam  todos aqueles que se dizem cristãos, agem diante de Deus, insensível a sua graça e sua misericórdia. Aquele leproso curado teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus. Jesus é Deus e Senhor de Nossa salvação!

Vejam que beleza, ele não foi só curado fisicamente, mas também interiormente. Na primeira leitura da liturgia de hoje, nos conta que Naamã o sirio após ser curado, voltou até o profeta Eliseu para agradecer pela cura, igual agiu o leproso curado por Jesus.

 A pergunta para cada um de nós é: "Como anda nosso coração nas atitudes de generosidade e gratidão para com o Senhor? Quem é amado se externa sua fé na gratidão!

 Nós também precisamos ser curados interiormente, quantos de nós sofremos do mal da opressão, doenças somáticas, não temos forças para buscar a saída para a libertação. 


A Igreja nós oferece saída para a cura: Jesus deixou o sacramento da reconciliação, que é um caminho de cura e restauração das nossas enfermidades espirituais, e físicas. (Jo 20,23) E isso que Jesus quer fazer em nós, não só curar nosso corpo físico, mas também a nossa alma,  o nosso ser, o nosso espírito!

 O inimigo da nossa salvação conhece-nós, pelas nossas lepras de nossos pecados, mas o amor de Deus conhece a cada um de nós, pelo nossos nomes, porque Ele é um Deus de amor, perdão e misericórdia.

 Isso faz  lembrar-nos da passagem de Jó, que foi testado sua fidelidade e sua fé, por permissão de Deus, foi acometido de enfermidades que  destruiu sua vida, começando pela sua saúde, com uma lepra da cabeça a  planta dos seus pés. ( Jó 1, 1- 22; 2,1-13 )

  A mulher de Jó dizia-lhe: Onde esta o seu Deus..? Porque não o amaldiçoa   e morre? Respondeu lhe Jó: Mulher tu não sabes o que diz, se aceitamos de Deus a felicidade, não deveríamos também aceitar a infelicidade? (Jo 2, 9-10)
A paciência e a fé de Jó!

A paciência de Jó é uma entrega total de fé..! Ele sofreu com paciência e fé,  não blasfemou contra Deus. Precisamos aprender as esperas, as demoras de Deus. 

 As vezes pensamos em curas extra-ordinárias, e ficamos correndo pra-lá e pra-cá, atrás de curas e milagres fantasticos,  esquecemos que a maior cura que Deus quer fazer em cada um de nós, é a cura do nosso coração, nossa conversão! 

Muitas vezes estamos com um coração leproso de pecado, como o ódio, o adúlterio, o orgulho, e falta de perdão.  Esses pecados todos sem uma verdadeira conversão é impossível agradar a Deus, que quer nós curar e nos libertar.



 O sangue libertador de Cristo, presente na sagrada Eucaristia é o antíodoto, do sacramento da reconciliação, que tem poder para lavar todas as nossas misérias, de curar-nos e libertar-nos de todo mal.

 Ouvir seu chamado é experimentar a gratuidade do amor de Deus. Por isso, o Cristo ressuscitado nos diz hoje como disse ao ex-leproso curado: "Levanta-te e vai, tua fé te salvou!" Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO E CORRIGIDO DO TEXTO  DO BLOG "JESUS É O SENHOR! joseinacioh.blogspot.com 2013 ANO DA FÉ - EVANGELHO SÃO LUCAS 17,11-19  28º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2013 -- DEUS CONOSCO dia a dia livreto  litúrgico EVANGELHO SÃO LUCAS 17,11-19 ANO "C" 2016 ANO DA MISERICORDIA Pg 46-48 - BÍBLIA DO PEREGRINO.

LEVANTA-TE E VAI EM PAZ, TUA FÉ TE SALVOU!
                                                                             Lc 17,19




Nenhum comentário:

Postar um comentário